A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tecnologia da Informação Integrada à Inteligência Empresarial:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tecnologia da Informação Integrada à Inteligência Empresarial:"— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologia da Informação Integrada à Inteligência Empresarial:
alinhamento estratégico e análise da prática nas organizações.

2 1. Introdução As organizações necessitam de informações oportunas e conhecimentos personalizados, para auxiliar os processos decisórios e a gestão empresarial. O mercado é competitivo, globalizante, turbulento e inteligente. A TI pode desempenhar um papel relevante. Cynthia Andrade

3 1. Introdução Inúmeras são as dificuldades para obtenção do sucesso nas organizações. Podem ser minimizadas pela integração e alinhamento da TI ao negócio. Planejar é um desafio constante e vem consumindo muito dinheiro. Os recursos investidos em TI nem sempre dão o devido retorno. Cynthia Andrade

4 1. Introdução As organizações que alinham dinamicamente a TI ao negócio podem construir vantagens competitivas e obter maior visibilidade nos negócios. Com efetividade, qualidade, produtividade, modernidade, perenidade, rentabilidade, inteligência competitiva e inteligência empresarial. Cynthia Andrade

5 Tecnologia da informação
CONCEITO é um recurso estratégico das organizações para obtenção de vantagem competitiva, através da utilização de informações em todas as suas formas, envolvendo aspectos humanos, administrativos e organizacionais.” (Laurindo, 2002) Cynthia Andrade

6 A Tecnologia da Informação como recurso estratégico
Anos 50 e Voltado, primordialmente, para a redução de custos através da automação de processos em nível operacional. De 80 para cá - A TI passou pelo nível tático e, mais recentemente, chegou ao nível estratégico das organizações. Cynthia Andrade

7 Planejamento Estratégico Empresarial
CONCEITO Processo dinâmico e interativo para determinar objetivos, políticas e estratégias. Elaborado por técnicas de análise do ambiente (interno e externo), das ameaças e oportunidades, dos seus pontos fortes e fracos, que possibilita estabelecer um rumo para a organização, buscando um certo nível de otimização no relacionamento entre empresa, ambiente e mercado.  Business Plan PEE Cynthia Andrade

8 Planejamento Estratégico da T.I.
CONCEITO Processo dinâmico e interativo para estruturar estratégica, tática e operacionalmente os sistemas de informação e do conhecimento, a tecnologia da informação (e seus recursos: hardware, software, telecomunicação, gestão de dados), o perfil das pessoas envolvidas e a infra-estrutura necessária para o atendimento de todas as decisões, ações e respectivos processos da organização.  PETI Cynthia Andrade

9 Alinhamento Estratégico
CONCEITOS Relação vertical, horizontal, transversal, dinâmica e sinérgica das funções empresariais que promove o ajuste ou a adequação estratégica das tecnologias disponíveis de toda a organização. Ferramenta de gestão empresarial contemplada pelo conceito abrangente de inteligência empresarial. Cynthia Andrade

10 Funções Empresariais Principais macroatividades das organizações, sem as quais as empresas não atingiriam sua plenitude. São divididas em seis grupos integrados e retroalimentados. Decompostas em módulos. Cynthia Andrade

11 Chief Executive Officer - CEO Chief Information Officer - CIO
Conceitos Chief Executive Officer - CEO Executivos seniores ou os dirigentes das organizações. Gestores responsáveis pelas decisões da organização. Chief Information Officer - CIO Gestores responsáveis pela área da TI, pelos recursos tecnológicos e pela utilização estratégica das informações Cynthia Andrade

12 É uma “função” (diferente de Gerente / Diretor)
Gestor É uma “função” (diferente de Gerente / Diretor) Habilidades e responsabilidades do gestor: - recursos humanos (pessoas) - atividades ou processos (projetos) - recursos diversos (financeiros, materiais, tecnológicos, de tempo ...)  perfil profissional exigente  requer alta capacitação Cynthia Andrade

13 Abstração do completo funcionamento de um negócio.
Modelagem de negócios Compreensão do cenário organizacional desde o entendimento da razão de ser da organização até os planos de ação que estarão realizando a concretização das estratégias de negócios. Abstração do completo funcionamento de um negócio. Contribui com a organização na geração de idéias inovadoras, no projeto de novos processos e na identificação de oportunidades de terceirização. Cynthia Andrade

14 Uma idéia ou invenção é transposta para a economia.
Inovação Processo que envolve mudanças que trazem incertezas, dificuldades e riscos, apesar de serem vitais para a sobrevivência das organizações. Envolve o desenvolvimento e introdução de ferramentas derivadas do conhecimento através das quais as pessoas interagem com seu ambiente. Uma idéia ou invenção é transposta para a economia. Cynthia Andrade

15 Competitividade Obtenção de maior produtividade que os concorrentes, garantindo a sobrevivência, a perenidade, a lucratividade, a continuidade ao longo do tempo e a satisfação dos clientes internos e externos. O objetivo da estratégia competitiva da organização é encontrar nela uma posição onde possa se defender de diversas maneiras possíveis contra as forças competitivas ou influenciá-las a seu favor a fim de buscar diferenciais dos concorrentes. Cynthia Andrade

16 Inteligência competitiva
Processo sistematizado de obtenção de informação externa estratégica para a organização estabelecer uma estratégia informacional mapeada que demonstre as fontes de informação necessárias para a sua atuação competitiva. É parte do processo de inteligência organizacional, para garantir a competitividade da organização. Cynthia Andrade

17 Inteligência empresarial ou organizacional
Objetiva levar a informação para um número bem maior de usuários dentro da organização. Infra-estrutura básica de qualquer sistema de business intelligence. Integra pilares aplicados à gestão de negócios: do saber (teoria da cognição); do ser e conviver (teoria humanista); e do saber fazer (teoria sociocrítica). Cynthia Andrade

18 Inteligência empresarial ou organizacional
Sistema de monitoramento do ambiente interno e externo da empresa como uma maneira organizada de coletar, analisar e disseminar informações estratégicas. (SAPIRO, 1993). Visa melhorar a decisão dos negócios. Pretende levar as informações para um número maior de usuários dentro da organização.  gerar e implementar soluções organizacionais  business intelligence Cynthia Andrade

19 Inteligência empresarial ou organizacional
É o somatório dos conceitos de inovação, criatividade, qualidade, produtividade, efetividade, perenidade, rentabilidade, modernidade, inteligência competitiva e gestão do conhecimento. (REZENDE, 2003).  gerar e implementar soluções organizacionais  modelo de gestão  o planejamento estratégico deve contemplar  é base para Plano de Marketing Organizacional Cynthia Andrade


Carregar ppt "Tecnologia da Informação Integrada à Inteligência Empresarial:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google