A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O JORNALISMO E SEUS GÊNEROS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O JORNALISMO E SEUS GÊNEROS"— Transcrição da apresentação:

1 O JORNALISMO E SEUS GÊNEROS
EP a 28 O JORNALISMO E SEUS GÊNEROS A INDÚSTRIA CULTURAL A vida social contemporânea é marcada pela produção de textos de circulação mais ampla, veiculados pela indústria cultural. Textos escritos ou mistos (linguagem verbal e não verbal): jornais, livros, revistas e internet. Jornalismo impresso: jornais e revistas.

2 REDAÇÕES DOS JORNAIS: Editorias (esporte, política, educação, cultura, economia etc.)
FORMATO DOS JORNAIS: Padrão ou standard (55-56 cm por 32-33cm), dividido em cadernos, que são chamados de suplementos quando circulam em determinados dias. Tabloide (metade do standard) TIPOS DE TEXTO JORNALÍSTICO: Verbais: informativos e opinativos. Não-verbais: fotografias, ilustrações, charges, tiras de quadrinhos, gráficos e tabelas. Mistos

3 NOTÍCIA E REPORTAGEM: São os textos informativos fundamentais do jornal.
EDITORIAIS: São os textos opinativos, em que se expressa o ponto de vista formal do jornal. Os COLUNISTAS e COLABORADORES podem produzir textos opinativos que podem ou não coincidir com a opinião do jornal.

4 Regra de ouro: sempre ouvir os dois lados.
NOTÍCIA: Texto escrito, podendo usar textos não-verbais. Descreve o fato e, no máximo, seus efeitos e consequências. Não esgota o fato. REPORTAGEM: Pode ser considerada a própria essência de um jornal. Partindo da notícia, desenvolve uma sequência investigativa que não cabe na notícia. Apura não somente as origens do fato, mas suas razões e efeitos mais importantes e divide o texto, quando se justifica, em retrancas diferentes, que poderão ser agrupadas em uma ou mais páginas. A notícia não esgota o fato: a reportagem pretende fazê-lo. Suíte: Texto que retoma e desenvolve fato publicado no dia anterior. Vinheta: palavra ou expressão que identifica o assunto maior a que a suíte faz referência. VERDADE: Supostamente, a notícia e a reportagem devem ser a expressão da verdade. Nas sociedades democráticas, também se espera que sejam textos imparciais, ou seja, que não sejam textos opinativos. Regra de ouro: sempre ouvir os dois lados.

5 A CHAMADA DE PRIMEIRA PÁGINA
A CHAMADA: Texto curto na Primeira Página que resume as informações publicadas pelo jornal a respeito de um assunto. Remete o leitor para as páginas que trazem a cobertura extensiva. Mais do que qualquer outro, é um texto jornalístico que exige frases curtas, secas, substantivas. Deve dar ao leitor ideia de completude. Título: diferente do título do texto integral. Texto: menor que o completo, mas com informações mais relevantes deste. Remissão: indicação da página em que está o texto completo.

6 ELABORAÇÃO DE NOTÍCIAS
A notícia jornalística é um texto essencialmente informativo, sem juízos pessoais, com imparcialidade, expondo com isenção pontos de vista distintos, atendo-se aos fatos. Importante também é a concisão, que é transmitir o máximo de informações com o mínimo possível de palavras. Lide: Parágrafo introdutório das notícias. Deve responder às questões: Quem? O quê? Quando? Onde? Como? Por quê?

7 PRODUÇÃO TEXTUAL – Notícia Jornalística
EP 9 – Página 25 – Proposta 1 Entregar na aula de Redação do dia 17/06/2015


Carregar ppt "O JORNALISMO E SEUS GÊNEROS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google