A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A ENTREVISTA FORMA PRIVILEGIADA DE COMUNICAR. A ENTREVISTA Entrevista individual – Um entrevistador e um entrevistado. Entrevista individual – Um entrevistador.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A ENTREVISTA FORMA PRIVILEGIADA DE COMUNICAR. A ENTREVISTA Entrevista individual – Um entrevistador e um entrevistado. Entrevista individual – Um entrevistador."— Transcrição da apresentação:

1 A ENTREVISTA FORMA PRIVILEGIADA DE COMUNICAR

2 A ENTREVISTA Entrevista individual – Um entrevistador e um entrevistado. Entrevista individual – Um entrevistador e um entrevistado. Entrevista colectiva – Um entrevistador e vários (2 ou 3) entrevistados ou vários entrevistadores (2 ou 3) e um só entrevistado. Entrevista colectiva – Um entrevistador e vários (2 ou 3) entrevistados ou vários entrevistadores (2 ou 3) e um só entrevistado. Mesas Redondas, Paineis debate, Workshops, Conferências de Imprensa, não são entrevistas. Mesas Redondas, Paineis debate, Workshops, Conferências de Imprensa, não são entrevistas.

3 TIPOS DE ENTREVISTA ADMISSÃO ADMISSÃO TRABALHO ( DAR E/OU RECEBER INFORMAÇÕES ) TRABALHO ( DAR E/OU RECEBER INFORMAÇÕES ) FORMAÇÃO FORMAÇÃO AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO. AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO. FASES DA ENTREVISTA FASES DA ENTREVISTA RECEPÇÃO – ACOLHIMENTO RECEPÇÃO – ACOLHIMENTO INTRODUÇÃO NO ASSUNTO INTRODUÇÃO NO ASSUNTO DIÁLOGO (DEBATE DOS TEMAS) DIÁLOGO (DEBATE DOS TEMAS) CONCLUSÃO CONCLUSÃO

4 OBJECTIVOS DA ENTREVISTA MELHORAR O DESEMPENHO MELHORAR O DESEMPENHO OBTER INFORMAÇÕES OBTER INFORMAÇÕES CONHECER MELHOR O ENTREVISTADO CONHECER MELHOR O ENTREVISTADO ANALISAR UMA QUESTÃO OU SITUAÇÃO ANALISAR UMA QUESTÃO OU SITUAÇÃO RESOLVER UM PROBLEMA RESOLVER UM PROBLEMA ESPECIFICAR RECOMENDAÇÕES ESPECIFICAR RECOMENDAÇÕES PERMITIR A LIBERTAÇÃO DE EMOÇÕES PERMITIR A LIBERTAÇÃO DE EMOÇÕES PROCURAR A ANUÊNCIA E ADESÃO PROCURAR A ANUÊNCIA E ADESÃO PÔR EM PRÁTICA UMA POLÍTICA OU UMA TÉCNICA PÔR EM PRÁTICA UMA POLÍTICA OU UMA TÉCNICA AFASTAR DIFICULDADES E ESCLARECER CASOS AFASTAR DIFICULDADES E ESCLARECER CASOS PROCURAR SABER O QUE SE PASSA PROCURAR SABER O QUE SE PASSA SABER DO ”SUCESSO” DA ENTREVISTA ANTERIOR SABER DO ”SUCESSO” DA ENTREVISTA ANTERIOR

5 PREPARAÇÃO DA ENTREVISTA TER IDEIAS CLARAS DOS OBJECTIVOS TER IDEIAS CLARAS DOS OBJECTIVOS ESTUDAR O/S ASSUNTO/S ESTUDAR O/S ASSUNTO/S CALCULAR BEM O TEMPO E DURAÇÃO CALCULAR BEM O TEMPO E DURAÇÃO ESBOÇAR UM PLANO PARA A DISCUSSÃO ESBOÇAR UM PLANO PARA A DISCUSSÃO (TEMAS A ABORDAR, PERGUNTAS A EFECTUAR) (TEMAS A ABORDAR, PERGUNTAS A EFECTUAR) TER TUDO A POSTOS E PREPARADO TER TUDO A POSTOS E PREPARADO

6 ESTRUTURAÇÃO DA ENTREVISTA APRESENTAR O ASSUNTO OU ASSUNTOS APRESENTAR O ASSUNTO OU ASSUNTOS TER UM GUIA PARA A DISCUSSÃO TER UM GUIA PARA A DISCUSSÃO CLARIFICAR E CONFIRMAR OS PROGRESSOS CLARIFICAR E CONFIRMAR OS PROGRESSOS ESTABELECER OS RESULTADOS DA ENTREVISTA ESTABELECER OS RESULTADOS DA ENTREVISTA VERIFICAR SE OS RESULTADOS SÃO OS ESPERADOS VERIFICAR SE OS RESULTADOS SÃO OS ESPERADOS

7 ESTATUTO DA ENTREVISTA RECONHECIMENTO DOS DIREITOS DO ENTREVISTADO RECONHECIMENTO DOS DIREITOS DO ENTREVISTADO USAR A VERDADE E SINCERIDADE USAR A VERDADE E SINCERIDADE NÃO ENTRAR EM MATÉRIA DO FORO ÍNTIMO E PESSOAL DO ENTREVISTADO NÃO ENTRAR EM MATÉRIA DO FORO ÍNTIMO E PESSOAL DO ENTREVISTADO ATENDER À COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL, ( GESTOS, SILÊNCIOS, MOVIMENTAÇÕES, ESGARES, POSIÇÃO DAS MÃOS E PÉS, ETC) ATENDER À COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL, ( GESTOS, SILÊNCIOS, MOVIMENTAÇÕES, ESGARES, POSIÇÃO DAS MÃOS E PÉS, ETC) MANTER O DOMÍNIO DA ENTREVISTA MANTER O DOMÍNIO DA ENTREVISTA

8 UTILIZAÇÃO DE PERGUNTAS QUEM ? QUEM ? PERGUNTAS LIMITATIVAS ONDE ? QUANDO QUANDO O QUÊ ? O QUÊ ? PERGUNTAS ABERTAS COMO ? PORQUÊ ? PORQUÊ ?

9 ENTREVISTADOS DIFÍCEIS PESSOAS INTROVERTIDAS ( POUCO FALADORAS ) PESSOAS INTROVERTIDAS ( POUCO FALADORAS ) PESSOAS EXTROVERTIDAS ( FALAM DEMAIS) PESSOAS EXTROVERTIDAS ( FALAM DEMAIS) PESSOAS BRINCALHONAS PESSOAS BRINCALHONAS PESSOAS AGRESSIVAS NA COMUNICAÇÃO PESSOAS AGRESSIVAS NA COMUNICAÇÃO PESSOAS COM ESTILO MANIPULADOR PESSOAS COM ESTILO MANIPULADOR PESSOAS PASSIVAS A COMUNICAR PESSOAS PASSIVAS A COMUNICAR ETC. ETC.

10 DOMÍNIO DO NÍVEL DE ANSIEDADE MEDIDAS A TOMAR PARA REDUZIR OU AUMENTAR O NÍVEL DE ANSIEDADE MEDIDAS A TOMAR PARA REDUZIR OU AUMENTAR O NÍVEL DE ANSIEDADE ENCORAJAMENTO ENCORAJAMENTO REPETINDO AS AFIRMAÇÕES REPETINDO AS AFIRMAÇÕES PROCURANDO DEFINIR AS IDEIAS PROCURANDO DEFINIR AS IDEIAS REDEFINIÇÕES REDEFINIÇÕES EFECTUAR SÍNTESES INTERMÉDIAS EFECTUAR SÍNTESES INTERMÉDIAS PROCURAR UM CONSENSO FINAL PROCURAR UM CONSENSO FINAL

11 CASOS ESPECÍFICOS DE ENTREVISTAS SELECÇÃO – ATENÇÃO AO ACOLHIMENTO SELECÇÃO – ATENÇÃO AO ACOLHIMENTO TRABALHO – DAR OU RECEBER INFORMAÇÕES TRABALHO – DAR OU RECEBER INFORMAÇÕES AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO – PREPARAÇÃO AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO – PREPARAÇÃO CUIDADA CUIDADA ENTREVISTA DE SAÍDA ENTREVISTA DE SAÍDA

12 CONDUÇÃO DA ENTREVISTA ACOLHIMENTO – PÔR À VONTADE, PROCURAR CONFIANÇA ACOLHIMENTO – PÔR À VONTADE, PROCURAR CONFIANÇA APRESENTAÇÃO DO OBJECTIVO DA ENTREVISTA APRESENTAÇÃO DO OBJECTIVO DA ENTREVISTA A 1ª QUESTÃO – ATENÇÃO À COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL A 1ª QUESTÃO – ATENÇÃO À COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL ESTIMULAR O ENTREVISTADO – USO DE PERGUNTAS ESTIMULAR O ENTREVISTADO – USO DE PERGUNTAS TOMAR NOTAS TOMAR NOTAS DIFERENCIAR AS QUESTÕES – OPINIÃO SOBRE VÁRIOS DIFERENCIAR AS QUESTÕES – OPINIÃO SOBRE VÁRIOS TEMAS TEMAS DIVERSIFICAR A ORIENTAÇÃO DOS TEMAS DIVERSIFICAR A ORIENTAÇÃO DOS TEMAS RESUMO FINAL – NEM OPTIMISTA NEM PESSIMISTA RESUMO FINAL – NEM OPTIMISTA NEM PESSIMISTA ENCERRAMENTO E DESPEDIDA ENCERRAMENTO E DESPEDIDA


Carregar ppt "A ENTREVISTA FORMA PRIVILEGIADA DE COMUNICAR. A ENTREVISTA Entrevista individual – Um entrevistador e um entrevistado. Entrevista individual – Um entrevistador."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google