A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AGRICULTURA ORGANO BIOLÓGICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AGRICULTURA ORGANO BIOLÓGICA"— Transcrição da apresentação:

1 AGRICULTURA ORGANO BIOLÓGICA
Discentes: Andressa Meinerz, Francieli Vargas, Graziani Vargas, Rayssa Marçal. Doscente: Cleiton Perleberg Discipilina: Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável. Dom Pedrito, 2015

2 Agricultura Orgânica É um sistema não-convencional de produção agrícola, de cultivo da terra, baseado em princípios ecológicos, que abrangem o manejo dos recursos naturais e do solo, a nutrição vegetal, a proteção das plantas, a comercialização e processamento dos alimentos e os direitos socioeconômicos dos produtores e trabalhadores rurais. Busca utilizar de forma sustentável e racional os recursos naturais, empregando métodos tradicionais e as mais recentes tecnologias ecológicas na exploração da terra.

3 Agricultura Organo Biológica
Seu desenvolvimento se deve ao agrônomo Claude Aubert, que enfatizava a importância da manutenção da saúde dos solos para a manutenção da saúde das plantas e, assim, dos alimentos, que teriam, em conseqüência, seu valor nutritivo preservado, evidenciando a idéia de valor biológico dos alimentos e sua importância para a saúde humana.

4 Seus objetivos iniciais eram basicamente socioeconômicos e políticos, ou seja, buscavam a autonomia do agricultor e a comercialização direta. Essas idéias se concretizaram anos mais tarde, por volta da década de 1960, quando o médico austríaco Hans Peter Rusch difundiu este método. Porém foi na França que a agricultura organo-biológica mais se desenvolveu, passando a ser denominada como agricultura biológica.

5 Agricultura Biológica
Modo de produção que visa produzir alimentos e fibras têxteis de elevada qualidade, saudáveis, ao mesmo tempo que promove práticas sustentáveis e de impacto positivo no ecossistema agrícola, através do uso adequado de métodos preventivos e culturais, que melhora a fertilidade do solo e a biodiversidade, tais como: rotações, adubos verdes, compostagem, entre outros.

6 A manutenção da fertilidade do solo e o controle de pragas e doenças são feitos pelo uso de processos e ciclos naturais, com um gasto somente moderado de energia e recursos, mantendo-se boa produtividade. Resumidamente, esse método destaca-se pelo Controle Biológico e pelo Manejo Integrado de pragas e doenças.

7 Exemplos Na viticultura a utilização de gansos e de ovelhas para manter cobertura do solo limpa.

8 Fotos

9 Referências Bibliográficas
CM- cura metafísica. Disponível em : < Acesso em: 24/04/2015. Protopia. Disponível em: < Acesso em:24/04/2015. Agrobio – Associação Portuguesa de Agricultura Biológica. Disponível em: < Acesso em: 24/04/2015. ASSIS, R. L.Agricultura Orgânica e Agroecologia: Questões Conceituais e Processo de Conversão. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Seropédica – RJ. Junho de 2005. Ambiente Brasil. Disponível em: < Acesso em: 24/04/2015.

10 AGRICULTURA ORGANO BIOLÓGICA
Discentes: Andressa Meinerz, Francieli Vargas, Graziani Vargas, Rayssa Marçal. Doscente: Cleiton Perleberg Discipilina: Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável. Dom Pedrito, 2015


Carregar ppt "AGRICULTURA ORGANO BIOLÓGICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google