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PublicouMilton Canela Bernardes Alterado mais de 8 anos atrás
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Seleção (objetos, jurisdicionados, objetivos...) Critérios Identificação dos critérios da Auditoria Possíveis Achados Identificação de possíveis achados Procedimentos de Auditoria Elaboração Solicitação de documentação Execução (confirmação dos Achados e busca de Evidências ) Relatório de Auditoria Divulgação Divulgação dos Resultados Parceiros Busca de parceiros Monitoramento Monitoramento das decisões Auditorias
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A experiência do TCE-RJ no plano de auditorias em Resíduos Sólidos Marconi Canuto Brasil Analista de Controle Externo – Arquiteto Assessor da SGE/TCE-RJ
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Fases das auditorias temáticas Seleção Objetos, jurisdicionados, objetivos... Critérios Identificação e domínio dos critérios Possíveis achados Previsão Procedimentos de auditoria Solicitação de documentação Execução Confirmação dos Achados e Busca de evidências e identificação de causas Relatório da auditoria Divulgação dos Resultados da Auditoria Monitoramento das decisões
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2012/2014
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Objetivo Avaliar aspectos relativos ao planejamento e à qualidade de serviços de coleta e destinação final de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) e de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS).
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Tópicos de avaliação Tipos de resíduos sólidos analisados: –Resíduos Sólidos Urbanos (RSU). –Resíduos Sólidos de Saúde (RSS), nas unidades de saúde do município.
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Componentes de análise 1.Planejamento e organização da gestão de resíduos sólidos no município. –A organização e o planejamento da gestão dos resíduos sólidos do município obedecem as orientações das políticas nacional e estadual de resíduos sólidos?
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Componentes de análise 2. Coleta de resíduos sólidos. –A coleta de RSU e RSS está de acordo com as exigências técnicas, legais e ambientais?
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Componentes de análise 3. Destinação final de resíduos sólidos. –A destinação final de RSU e RSS está de acordo com as exigências técnicas, legais e ambientais?
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Proposta de encaminhamento Plano de Ação: –Achado. –Problema a ser resolvido. –Recomendação do TCE-RJ. –A ser preenchido pelo Jurisdicionado: O que será feito? Como será feito? Quem fará? Quando será feito?
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Achado 07. Infraestrutura inadequada de local de destinação final de resíduos sólidos urbanos. a. Problema a ser resolvido: Foram constatadas as seguintes situações, referentes à infraestrutura do local de disposição de resíduos sólidos e XXXXXX: - Balança em estado precário de conservação. - Não existe sistema de monitoramento de águas subterrâneas. - Não existe impermeabilização do solo na parte inferior das células. - Não há coleta de líquido percolado. - Não existe guarita ou portaria para controle de acesso ao local. - Não há drenagem de gases. - Não existe rotina de inspeções visando identificar e corrigir eventuais problemas que possam provocar acidentes ao meio ambiente. - Foi verificada a criação de animais domésticos no local. b. Recomendação do TCE-RJ (solução sugerida): ELIMINE as condições de vulnerabilidade sanitária, ambiental e de segurança do local ou promova o encerramento das atividades, nos termos da legislação ambiental em vigor. c. O QUE será feito (elaborado pelo gestor): d. COMO será feito (elaborado pelo gestor): e. QUEM fará (elaborado pelo gestor): f. QUANDO será feito (elaborado pelo gestor):
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Monitoramento O Jurisdicionado teve 60 dias para envio do Plano de Ação. O Plano de Ação foi analisado e as atividades para o Monitoramento planejadas. O Monitoramento do Plano de Ação foi realizado. Conforme o caso, foram emitidas Comunicações, Notificações e/ou Multa.
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PRINCIPAIS RESULTADOS
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Municípios que dispunham de Plano de Resíduos Sólidos. 20122014 0%17,6%
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Municípios que não dispunham de Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) para as unidades de saúde sob sua administração. 20122014 93,4%91,2%
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Municípios que apresentaram problemas na prestação dos serviços de coleta de resíduos. 20122014 93,4%72,5%
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Municípios que revelaram ter um controle inadequado dos serviços prestados de coleta de resíduos sólidos. 20122014 90,1%70,3%
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Municípios cujo planejamento da gestão dos resíduos sólidos foi considerado inadequado. 20122014 74,7%63,7%
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Municípios que encaminham Resíduos Sólidos Urbanos a Aterros Sanitários. 20122014 37%71,4%
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Municípios com disposição de resíduos sólidos (urbanos e/ou de saúde) em seu próprio território 20122014 6242
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Municípios que declararam operar de forma consorciada. 20122014 3744
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2012 em 62 municípios. 2014 em 42 municípios. Problemas quanto à infraestrutura dos locais de destinação final dos resíduos. 20122014 69,4%66,7%
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Locais de destinação final dos resíduos apresentaram condições operacionais inadequadas. 2012 em 62 municípios. 2014 em 42 municípios. 20122014 56,5%26,2%
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Licenciamento ambiental irregular na destinação final dos resíduos. 2012 em 62 municípios. 2014 em 42 municípios. 20122014 48,4%71,4%
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Municípios que não sabem quantidade de Resíduos Sólidos Urbanos coletada. 20122014 1016
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Municípios que não sabem a quantidade de Resíduos de Serviços de Saúde coletada em unidades de saúde administradas por eles. 20122014 1429
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Municípios que não sabem quanto gastam com Resíduos Sólidos Urbanos. 20122014 3221
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Média anual municipal da massa coletada de Resíduos Sólidos Urbanos (quando informados). 20122014 40.407,8 toneladas61.956,39 toneladas
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Média municipal de gastos mensais ‘per capita’ com gestão de Resíduos Sólidos Urbanos (quando informados). 20122014 R$ 9,91R$ 5,95
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Média municipal de Resíduos Sólidos Urbanos coletados diariamente ‘per capita’ (quando informados). 20122014 0,99kg1,05kg
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Municípios que realizam coleta seletiva. 20122014 41
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ILUSTRAÇÕES
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Proximidade de “lixão” com corpos d’água
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Disposição inadequada de resíduos
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Disposição inadequada de resíduos (RSS)
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Acúmulo diário de lixo
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Acondicionamento inadequada de resíduos (RSS)
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Catadores e urubus
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Ausência de proteção ambiental
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Falta de manutenção dos equipamentos (balança)
41
Obrigado!
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