A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é Conhecimento Aula nº1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é Conhecimento Aula nº1."— Transcrição da apresentação:

1 O que é Conhecimento Aula nº1

2 Pré-história do Conhecimento
As limitações da existência, as necessidades práticas da vida diária, conduzem o homem na direção do conhecimento. O desejo de saber, de descobrir, de investigar a realidade a sua volta é inerente a todo ser humano Todos os povos da antiguidade desenvolveram diversas formas de conhecimento: trigonometria e hidráulica (egípcios), geometria (gregos) etc.

3 Conhecimento Popular (Saber-Fazer)
Conhecimento apartir da observação e da experiência Método Indutivo: Usando os sentidos , formula-se proposições sobre a realidade, sem entretanto investigar suas origens. O conhecimento indutivo parte da premissa de que todos, obterão a mesma interpretação do mesmo fato observado. Conhecimento tradicional Características: Valorativo, reflexivo-superficial, Sensitivo e Assistemático

4

5 Conhecimento Mitológico
Mythos: A necessidade de uma explicação (sentido) Os poetas foram os primeiros historiadores A fala do fantástico, do poético, a fabula... Razão e Desrazão A Identificação do sujeito com o mito

6

7 A institucionalização do Conhecimento
Os Gregos e a Racionalidade platônica (mundo sensível xs mundo inteligível) Teoria das Formas: deve-se abstrair o pensamento das formas sensíveis, O mundo sensível está em contante mudança e, neste caso, é impossível conhecê-lo. Não se pode conhecer uma coisa que deixa de ser ela mesma na sucessão do tempo.

8 *Aedos, Ideia, a essência que permanece, imutável.
Episteme, era do tipo Theoretiké, adquirida pelos olhos do espírito, indo alem da mera observação dos fenômenos empíricos. A Verdade é obtida pela Abstração do pensamento (A metáfica)  Conhecimento prático: ligado ao trabalho e as atividades de produção das coisas necessárias a manutenção da vida. Conhecimento teórico: ligado ao prazer de saber, a abstração das formas.

9 O povo grego foi o primeiro a sistematizar e institucionalizar o conhecimento.
A Academia de Platão e o processo de intelectualização do Saber (Theoria)

10 Método dialético: rompimento com o senso comum
Diálogo onde cada parte leva a outra a reconhecer as contradições e incoerências de suas crenças. As premissas do pensamento são questionadas e criticadas, até que se dispam de preconceitos e valorações. Através do método dialético, se alcança a Theoria Metodo intuitivo: só se conhece as idéias, as coisas não são passiveis de se conhecer. Todo conhecimento é uma busca pela verdade (Aléthea).

11 Aristóteles e a lógica Formal
Somente se alcança as Ideias apartir da sua “realidade materializada”. O conhecimento começa pelo estudo das coisas, de suas propriedades e características. Método Indutivo: formulação de leis gerais, apartir da observação dos fatos particulares. Era método observacional mas não experimental. Lógica Formal: Princípios pelos quais se averigua a veracidade ou falsidade das proposições.

12 *Senso Comum: É um conjunto de informações, não sistematizadas, adquiridas pela observação superficial dos fenômenos e por processos informais. Inclui um conjunto de valorações, crenças, princípios ideológicos, doutrinas religiosas. Crenças XS Valores: Crenças podem ser submetidas a processos de validação de sua veracidade, ou seja, é possível dizer se são verdadeiras ou falsas. Com as valorações, isso não é possível

13 O Conhecimento Científico
Apesar de suas inconsistências, o senso comum é a base sobre a qual se constroem as teorias científicas. O Processo de Cientificização do conhecimento do senso comum consiste em: Distanciamento das opiniões através da comprovação das assertivas, pela lógica formal. Distanciado-se das valorações até atingir o máximo de neutralidade axiológica. Separação sujeito cognoscente e sujeito congnoscível (objeto). O método como intermediação, o olhar do sujeito sobre o objeto. O discurso científico sustenta as relações de poder.

14 Caracteristicas do Conhecimento Cientifico
Factual pois lida com ocorrências, fatos; Contingente pois suas hipóteses possuem sua veracidade ou falsidade conhecida através da experimentação e não somente pela razão; Sistemático, já que se constitui um saber é ordenado logicamente, formando um sistema de idéias, não é um conhecimento disperso e desconexo; Verificável pois as suas conjecturas ou hipóteses devem ser comprovadas para, assim, pertencerem ao âmbito da ciência; Falível porque não é absoluto, nem definitivo; sendo portanto aproximadamente exato, uma vez que novas hipóteses podem reformular a teoria existente. Natureza objetiva oposta à subjetividade, posto que admite a existência de objetos válidos, independente das crenças e opiniões dos sujeitos, o que é externo em relação à consciência, o que está empiricamente dado.

15 O Problema da Verdade A história do Conhecimento é a história da busca pela Verdade A Verdade no conhecimento popular A Verdade no Mito A verdade em Platão (essêncialista) – Ontologia A Verdade em Aristoteles – maior proximidade entre o discurso e a coisa. A Epistemologia moderna

16 Exercícios (0,5) O Direito faz parte de qual tipo de conhecimento? Porquê? Qual fenômeno o direito analisa? Qual verdade ele busca alcançar? O que é a realidade para o Direito?


Carregar ppt "O que é Conhecimento Aula nº1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google