A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE"— Transcrição da apresentação:

1 CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
E.E.F. Alberto Pretti Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Clarice Pires de Carvalho Professor(a) Supervisor(a): Barbara Franciele Coelho Acadêmicos(as): Larissa Pöpper Cassaniga, Andreza dos Santos Silva, Cerena Bonomini, Lilliane Bia Celva e Jéssica Monique Buss.

2 SUMÁRIO 1. Sumário 2. Cronograma 3. Introdução
4. Processo de Investigação: descrição sucinta da atividade 5. Análise dos Resultados Alcançados 6. Referências

3 CRONOGRAMA DOS MESES DE FEVEREIRO E MARÇO
DATA PLANEJAMENTO 1ª Semana 28/02 Encontro com os bolsistas, supervisores de escola e coordenador de área para planejamento do cronograma semestral. 2ª semana 06/03 Reunião geral com bolsistas, supervisores de escola e coordenadora institucional. 3ª semana 14/03 Formação e orientação com bolsistas, supervisores de escola realizado pela coordenadora de área. 4ª semana 28/03 Encontro na Unifebe para planejamento semestral das etapas que constituem a metodologia de trabalho do projeto.

4 INTRODUÇÃO O portfólio do mês de março teve como objetivo um momento de formação, sendo socializado pelo coordenador de área e supervisores de área, como pauta de trabalho a apresentação do objetivo do programa PIBID, do projeto e subprojeto da pedagogia, qualificando e destacando a importância e relevância do portfólio e do planejamento semestral. A finalidade da formação foi socializar aos novos acadêmicos bolsistas e professores supervisores da escola a dinâmica do programa e retomar a concepção teórico e metodológica deste trabalho. A formação foi relevante pelo aprofundamento de conceitos integrados ao tema do projeto “Alfabetização e Letramento” e tendo em vista a qualificação, que possibilita um maior entendimento do funcionamento do programa. A formação foi expositiva e dialogada.

5 Processo de Investigação
Formação e Orientação: O encontro deu-se em dois momentos. No primeiro momento a professora coordenadora de área, enfatizou o foco do programa “Alfabetização e letramento” e destacou a concepção interdisciplinar do projeto. Foi discutido acerca da concepção de NOVOA (2007), que professores são insubstituíveis e destacou-se que o objetivo principal é a aprendizagem do educando. Discutiu-se também que deve-se ter um olhar global acerca do conteúdo, que faz-se necessário aliar teoria e prática. Percebe-se que a longo do tempo, a profissão “professor” foi se institucionalizando, não bastando apenas ter uma boa oratória, e sim formação.

6 Observamos que o currículo é uma prática social, deve ser visto como um todo, observando a comunidade, as relações e o funcionamento das escolas . Vimos que ao longo da história havia uma grande distância entre pensar currículo e fazer currículo. A professora coordenadora ressaltou a importância de divulgarmos nossos trabalhos, por meio de artigos, seminários entre outras possibilidades. No segundo momento, houve a formação das equipes de trabalho, sendo que nos reunimos em grupos para a elaboração conjunta do portfólio e para organização e um pré planejamento dos passos a serem tomados adiante. A formação foi de grande valia, pois houve troca de experiências, discussões acerca de temas importantes e muito aprendizado, especialmente para os novos integrantes no programa, tanto acadêmicos, quanto supervisores.

7 Análise dos Resultados Alcançados
Ampliação dos conhecimentos acerca do programa; Apropriação de conceitos relevantes para servir como base para metodologia do projeto; Compreensão das finalidades e metodologia do programa; Reflexão sobre a relação teoria e prática; Qualificação para enfrentamento dos desafios; Mediação com o supervisor da escola; Iniciação ao processo de elaboração do portfólio; Análise da docência no contexto atual.

8 Referências Bibliográficas
LOPES, Camila Lorena; NAVARRO, Elaine Cristina. A importância da literatura na educação infantil para formação de leitores letrados. Disponível em: Acesso em: 16 de out NÓVOA, A. (coord.). Os Professores e sua Formação. Coleção Temas da educação. 2. ed.Lisboa: Nova Enciclopédia, 1995. FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade – um projeto em parceria. 5ª. ed. São Paulo: Loyola, 2002.


Carregar ppt "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google