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DESENVOLVIMENTO INFANTIL CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS

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Apresentação em tema: "DESENVOLVIMENTO INFANTIL CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS"— Transcrição da apresentação:

1 DESENVOLVIMENTO INFANTIL CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS

2 INFÂNCIA 1. A Infância é uma construção social;
2.A Infância é variável e não pode ser inteiramente separada de outras variáveis como classe social, sexo e pertença étnica; 3.As relações sociais das crianças e suas culturas devem ser estudadas em si; 4.As crianças são e devem ser estudadas como atores na construção de sua vida social e daqueles que a rodeiam. (Cerisara, 2004, p.89)

3 Como considerar essa construção social na prática da creche ?

4 O desenvolvimento de uma criança não acontece de forma linear
As mudanças que vão se produzindo ocorrem de forma gradual, são períodos contínuos que vão se sucedendo e se superpondo. Durante a evolução a criança experimenta avanços e retrocessos, vivendo seu desenvolvimento de modo particular. Acompanhamos a construção de sua personalidade respeitando que em cada idade há um jeito próprio de se manifestar. Tanto antecipar etapas, como não estimular a criança, podem ser geradores de futuros conflitos.

5 Como a instituição escolar pode proporcionar o respeito as etapas de cada criança no seu desenvolvimento sem deixar de promover situações que também favoreçam o seu crescimento (cognitivo/emocional/motor e social) ?

6 Walon Indiferenciação do eu; Impulsividade motora;
ESTÁGIO IMPULSIVO-EMOCIONAL (1º ANO DE VIDA) AFETIVO-CONSTRUÇÃO DE SI Indiferenciação do eu; Impulsividade motora; Atividade monopolizada pelas necessidades fisiológicas; A impulsividade vai se transformando em expressividade e forma de comunicação com o outro; Estabelecimento de relações entre suas manifestações e as reações do meio humano; Emoção como instrumento de interação.

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8 Primeiro ano NECESSIDADES DO BEBÊ: A criança precisa de um professor que seja capaz de distinguir as mensagens por detrás de seu choro; De ser alimentado – momento de interação continua com o adulto, oportunidade de comunicação; De oportunidade para praticar a coordenação dos olhos e da boca; De objetos interessantes à sua frente para que se alongue, se contorça e role e estimule seus sentidos;

9 Segundo ano: Aumento da mobilidade - fator principal para as habilidades da criança nessa idade; Participação em atividades exploratórias espontâneas (impulso de utilizar sua coordenação olho-mão-objeto já mais precisa); Exploração e descoberta por si mesma a maneira como os objetos se comportam no espaço quando manipulados por ela; Participação em experiências interessantes e absorventes para usar os olhos, as mãos e a boca (cesto dos tesouros);

10 Que ações podem ser estabelecidas pelo espaço escolar para estimular essa evolução no desenvolvimento infantil?

11 Características da faixa etária dos 2 aos 3 anos
Desenvolvimento físico À medida que o seu equilíbrio e coordenação aumentam, a criança é capaz de saltar ou saltar de um pé para o outro quando corre ou anda; É mais fácil manipular e utilizar objetos com as mãos, como um lápis de cor para desenhar ou uma colher para comer sozinha; Começa gradualmente a controlar os esfíncteres (primeiro os intestinos e depois a bexiga);

12 Que experiências podem ser propostas em sala para que as crianças aprendam e se desenvolvam?

13 Desenvolvimento Intelectual
Fase de grande curiosidade, sendo muito frequente a pergunta “Por quê?” À medida que se desenvolvem as suas competências linguísticas, a criança começa a exprimir-se de outras formas, que não apenas a exploração física – trata-se de juntar as competências físicas e de linguagem (por ex., quando faço isto, acontece aquilo), o que ajuda ao seu desenvolvimento cognitivo; Desenvolvimento da consciência de si: a criança pode referir-se a si própria como “eu” e pode conseguir descrever-se por frases simples, como “tenho fome”;

14 Desenvolvimento Intelectual
A memória e a capacidade de concentração aumentaram (a criança é capaz de voltar a uma atividade que tinha interrompido, mantendo-se concentrada nela por períodos de tempo mais longos); A criança começa a formar imagens mentais das coisas, o que a leva à compreensão dos conceitos – progressivamente, e com a ajuda dos pais, vai sendo capaz de compreender conceitos como dentro e fora, cima e baixo;

15 Desenvolvimento social
A mãe é ainda uma figura muito importante para a segurança da criança, não gostando de estranhos. A partir dos 32 meses, a criança já deve reagir melhor quando é separada da mãe; Imita e tenta participar nos comportamentos dos adultos: por ex., lavar a louça, maquiar-se etc.; É capaz de participar em atividades com outras crianças, como por exemplo, ouvir histórias;

16 Desenvolvimento emocional
Inicialmente o leque de emoções é vasto, desde o puro prazer até a raiva frustrada. Embora a capacidade de exprimir livremente as emoções seja considerada saudável, a criança necessitará aprender a lidar com as suas emoções o que requer prática e ajuda dos pais; Nesta fase, as birras são uma das formas mais comuns da criança chamar a atenção (as birras costumam estar relacionadas com a frustração da criança e com a sua incapacidade de comunicar de forma eficaz);

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18 Repercussões para o fazer pedagógico
A capacidade de conhecer e aprender se constrói a partir das trocas estabelecidas entre o sujeito e o meio; O desenvolvimento infantil é um processo dinâmico e desta forma a articulação entre os diferentes níveis de desenvolvimento não se dá de forma isolada, mas sim de forma simultânea e integrada;

19 Como organizar um espaço que acredite na criança como um ser social com suas singularidades e ritmos individuais?


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