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Cobit (continuação) Prof. Fabiano Sabha.

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Apresentação em tema: "Cobit (continuação) Prof. Fabiano Sabha."— Transcrição da apresentação:

1 Cobit (continuação) Prof. Fabiano Sabha

2 Cobit – Estrutura 4 Domínios 34 Processos
Review 4 Domínios 34 Processos 34 Objetivos de controle de alto nível Gerência de Centro de Informática - Prof. Fabiano Sabha

3 34 processos assim divididos
Cobit – Processos 34 processos assim divididos Review 10 Planejar e Organizar (PO) 7 13 Adquirir e Implementar (AI) Entrega e Suporte (DS) 4 Monitorar e Avaliar (ME) Gerência de Centro de Informática - Prof. Fabiano Sabha

4 Áreas focais da Governança de TI
Review Alinhamento estratégico Entrega de Valor Governança de TI Avaliação de Desempenho Administração dos riscos Administração de Recursos Gerência de Centro de Informática - Prof. Fabiano Sabha

5 Modelo Cobit Objetivos do Negócio Informações Review
Efetividade Eficiência Confidencialidade Integridade Disponibilidade Conformidade Confiabilidade Review Monitorar e Evoluir Recursos de TI Aplicação Informação Infra-estutura Pessoas Planejar e Organizar Adquirir e Implantar Entrega e Suporte Gerência de Centro de Informática - Prof. Fabiano Sabha

6 Cobit – Características
Baseados em controles: O Controle se define com as políticas, procedimentos, práticas e estruturas organizacionais desenhadas para proporcionar uma segurança razoável aos objetivos do negócio. Dirigidos pelas Mensurações: Uma necessidade básica de toda a empresa é entender o estado de seus próprios sistemas de TI e decidir qual nível de administração e controle devem proporcionar a empresa. Orientado a processos: Cobit está dividido em processos (4 domínios). Proporciona um modelo de processos de referência em uma linguagem simples, para que cada um da empresa possa visualizar e administrar as atividades de TI Orientado ao negócio: Esta desenhado para ser utilizado não só pelos provedores de serviços, usuários e auditores, mas também e principalmente como guia para a gerência e os proprietários de processos de negócio. Orientado a Negócio Orientado a Processos Baseado em Controles Dirigido pelas Mensurações Gerência de Centro de Informática - Prof. Fabiano Sabha

7 DS – Entrega e Suporte Prof. Fabiano Sabha

8 Cobit - DS Essa fase assegura não só que os sistemas sejam executados como o esperado quando implementados, mas que continuem a ser executados de acordo com as expectativas com o passar do tempo, geralmente gerenciados através de SLA´s. Gerência de Centro de Informática - Prof. Fabiano Sabha

9 Cobit - DS Este domínio cobre a entrega dos serviços requeridos,o que incluem a prestação de serviços a administração da segurança e da continuidade, o suporte aos usuários, a administração dos dados e das instalações Cobit 4.1 Gerência de Centro de Informática - Prof. Fabiano Sabha

10 Cobit – 13 Processos (DS) Definção de níveis de serviço
Gerenciamento de serviços de terceiros Gerenciamento de performance e capacidade Assegurar a continuidade dos serviços Assegurar a segurança dos sistemas Gerência de Centro de Informática - Prof. Fabiano Sabha

11 Cobit – 13 Processos (DS) Identificar e alocar custos
Educar e treinar usuários Gerenciar Service Desk e Incidentes Gerenciar configurações Gerenciar problemas Gerência de Centro de Informática - Prof. Fabiano Sabha

12 Cobit – 13 Processos (DS) Gerenciar dados Gerenciar ambiente físico
Gerenciar Operações Gerência de Centro de Informática - Prof. Fabiano Sabha

13 Cobit - DS Este domínio cobre as seguintes questões:
Os serviços estão sendo entregues conforme a prioridade do negócio? Os custos de TI são otimizados? É possível aos usuários em geral utilizarem os sistemas de forma segura e produtiva? Se conhecem e administram os riscos de TI? A integridade, confidencialidade e disponibilidade estão implantadas de forma adequada? Gerência de Centro de Informática - Prof. Fabiano Sabha

14 Controle – Processo DS Foco
Entrega de Valor Governança de TI Administração dos riscos Administração de Recursos Alinhamento estratégico Avaliação de Desempenho Aplicações Informações Infra-estrutura Pessoas X X X X Foco A identificação do requerimentos do serviços, o SLA e o monitoramento do cumprimento do SLA Requisitos do Negócio Assegurar o alinhamentos dos serviços chaves de TI, com a estratégia do negócio. Se consegue com: A formalização dos acordos internos e externos alinhados com os requerimentos e a capacidade. Notificação de cumprimento dos níveis de serviços. A identificação e comunicação dos serviços novos e atualizados para a elaboração de um plano estratégico. Se mede com: A porcentagem dos usuários satisfeitos com a entrega dos serviços no prazo. Número de serviços contidos no catálogo de serviços Número de reuniões formais para ajustes do SLA Controle sobre o processo: Definir e gerenciar os níveis de serviços Efetividade Eficiência Confidencialidade Integridade P P S S Disponibilidade Conformidade Confiabilidade S S S Gerência de Centro de Informática - Prof. Fabiano Sabha

15 ME – Melhorar e Avaliar Prof. Fabiano Sabha

16 Cobit - ME A fase de monitoração usa os SLA´s ou diretriz estabelecida nas fases subseqüentes para permitir que a equipe de TI avalie como esta se saindo de acordo com as expectativas, e para que tenha a oportunidade de ser pró-ativa. Gerência de Centro de Informática - Prof. Fabiano Sabha

17 Cobit - ME Todos os processos de TI devem ser avaliados de forma regular quanto a sua qualidade e cumprimento dos requerimentos de controle. Este domínio inclui a administração do desempenho do monitoramento de controle interno e cumprimento de regulamentações. Cobit 4.1 Gerência de Centro de Informática - Prof. Fabiano Sabha

18 Cobit – 4 Processos (ME) Monitorar e avaliar o desempenho de TI
Monitorar e avaliar os controles internos Assegurar conformidade com as regulamentações Prover Governança Gerência de Centro de Informática - Prof. Fabiano Sabha

19 Cobit - ME Este domínio cobre as seguintes questões:
O desempenho de TI, se mede para que não seja tarde demais? A gerencia garantia que os controles internos são efetivos e eficientes ? Pode vincular o desempenho do que TI tem realizado com as metas dos negócios? Se medem e se reportam os riscos, os controles, os cumprimentos e os desempenhos? Gerência de Centro de Informática - Prof. Fabiano Sabha

20 Cobit - ME Plan DO Check ACT Ciclo PDCA
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21 Controle – Processo ME Foco
Entrega de Valor Governança de TI Administração dos riscos Administração de Recursos Alinhamento estratégico Avaliação de Desempenho Aplicações Informações Infra-estrutura Pessoas X X X X Foco Monitorar e reportar as métricas dos processo, identificar e implantar ações de melhoria de desempenho. Requisitos do Negócio Transparencia, entendimento dos custos, benefícios, estratégias, políticas e niveis de serviços de TI de acodo com os requeridos pela gestão. Se consegue com: Comparar o desempenho contra as metas acordadas e iniciar as correções necessárias. Remodelar traduzir os relatórios de desempenho de processos à relatórios gerenciais. Se mede com: Satisfação da gerência com os relatórios apresentados sobre desempenho Número de acões de melhoria, baseadasem relatorios de monitoramento. Porcentagem de processos críticos monitorados. Controle sobre o processo: Monitorar e Avaliar o desempenho de TI Efetividade Eficiência Confidencialidade Integridade P P S S Disponibilidade Conformidade Confiabilidade S S S Gerência de Centro de Informática - Prof. Fabiano Sabha


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