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MARKETING Conceitos iniciais

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Apresentação em tema: "MARKETING Conceitos iniciais"— Transcrição da apresentação:

1 MARKETING Conceitos iniciais

2 MENTALIDADE DE MARKETING
“Um comerciante, qualquer que seja, não é mais do que um servidor do público, ou de um público; e recebe uma paga, a que chama o seu "lucro" pela prestação desse serviço. Ora, toda a gente que serve deve, parece-nos, buscar agradar a quem serve Continua...

3 MENTALIDADE DE MARKETING
continuação Para isso é preciso estudar a quem serve, mas estudá-lo sem preconceitos nem antecipações, partindo, não do princípio de que os outros pensam como nós, ou devem pensar como nós, porque em geral não pensam como nós - mas do princípio de que, se queremos servir os outros (para lucrar com isso ou não), nós é que devemos pensar como eles Continua...

4 MENTALIDADE DE MARKETING
continuação O que temos de ver é como eles efetivamente pensam, e não como nos seria agradável ou conveniente que eles pensassem. Revista de Contabilidade e Comércio, Março de 1926 Fernando Pessoa

5 CONCEITOS DE MARKETING
Fundamentos Sociais: Satisfazer as necessidades humanas

6 Professor Philip kotler
Philip Kotler é reconhecido como a maior autoridade mundial do Marketing. Prolífico autor cujos 22 livros ocupam um lugar de destaque Administração de Marketing, Marketing Models, The New Competition, Kotler on Marketing, The Marketing of Nations, Marketing para o Século XXI, Marketing de A a Z, considerado por Tom Peters o seu melhor trabalho, Lateral Marketing e o mais recente Ten Deadly Marketing Sins: Signs and Solutions. As suas obras foram traduzidas em mais de 20 idiomas e ultrapassaram os 5 milhões de exemplares vendidos em 58 países. Kotler recebeu inúmeros prémios e distinções de instituições de todo o mundo pela sua valiosa contribuição para o Marketing, entre elas, a “American Marketing Association” (Líder em Marketing), a “European Association of Marketing Consultants” (Excelência em Marlketing), e a “Academy of Marketing Science” (Educador do Ano). Kotler realizou um mestrado na Universidade de Chicago e um doutoramento no MIT, ambos em Economia, e dois pós-doutoramentos, um em Harvard e outro em Chicago. Foi consultor de empresas como a General Electric, a General Motors, a IBM, a AT&T, a Honeywell, o Bank of America e a Merck, entre outras. Professor Philip kotler

7 Definições de Marketing
Estudo científico das relações de troca.

8 Definições de Marketing
É a atividade humana dirigida para satisfação das necessidades e desejos, através dos processos de troca.

9 Definições de Marketing
O ponto de partida para o estudo do Marketing reside nas Necessidades e desejos humanos O ponto de partida para o estudo do Marketing reside nas Necessidades e desejos humanos O ponto de partida para o estudo do Marketing reside nas Necessidades e desejos humanos O ponto de partida para o estudo do Marketing reside nas Necessidades e desejos humanos O ponto de partida para o estudo do Marketing reside nas Necessidades e desejos humanos O ponto de partida para o estudo do Marketing reside nas Necessidades e desejos humanos O ponto de partida para o estudo do Marketing reside nas Necessidades e desejos humanos O ponto de partida para o estudo do Marketing reside nas Necessidades e desejos humanos O ponto de partida para o estudo do Marketing reside nas Necessidades e desejos humanos Definições de Marketing O ponto de partida para o estudo do marketing reside nas necessidades e desejos humanos

10 Definições de Marketing
Philip Kotler Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam, com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros.

11 Nova definição da AMA para Marketing:
O marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado.

12 MARKETING É CRIAR E MANTER CLIENTES
THEODORE LEVITT

13 Evolução histórica do Marketing

14 Evolução Histórica do marketing
Desenvolvimento do Conceito de Marketing Evolução Histórica do marketing Disciplina nova X Atividade Antiga Origem: Economia, início século XX

15 Estágios da Economia Desenvolvimento do Conceito de Marketing
AUTO-SUFICIÊNCIA ECONÔMICA (ausência de troca) COMUNISMO PRIMITIVO (ausência de troca) SIMPLES TROCA (início do Marketing) MERCADOS LOCAIS (aumento especialização das atividades)

16 Desenvolvimento do Conceito de Marketing
Estágios da Economia Economia Monetária (surgimento da moeda) Capitalismo Primitivo (acumulação e dinheiro) Produção em Massa (aumento população/concorrência) Sociedade Afluente (ênfase nos desejos)

17 O marketing Cria necessidades?
Desenvolvimento do Conceito de Marketing O marketing Cria necessidades?

18 Conceito de Necessidades: são estados de privação:
Desenvolvimento do Conceito de Marketing Conceito de Necessidades: são estados de privação: Físicas/básicas (alimento, segurança) Sociais (inclusão, afeição) Individuais (conhecimento, auto-realização)

19 Conceito de Desejos: Desenvolvimento do Conceito de Marketing
São necessidades, moldadas pela cultura e por características individuais; São opções de escolha para satisfação das necessidades

20 O que é Demanda? É a viabilização dos desejos pelo poder de compra
Desenvolvimento do Conceito de Marketing O que é Demanda? É a viabilização dos desejos pelo poder de compra

21 EVOLUÇÃO DOS CONCEITOS DO MARKETING MODERNO

22 TIPOS DE ORIENTAÇÕES DE MARKETING
Orientação para a Produção Orientação para o Produto Orientação para Vendas Orientação para Marketing Orientação para Marketing com Responsabilidade Social

23 TIPOS DE ORIENTAÇÕES DE MARKETING

24 ORIENTAÇÃO PARA PRODUÇÃO
Consumidores preferem produtos baratos e fáceis de encontrar A empresa deve se concentrar em melhorar a produção (economia de escala para tornar o produto barato) Melhorar a distribuição, para torná-lo fácil de ser encontrado.

25 ORIENTAÇÃO PARA O PRODUTO
Os consumidores preferem produtos da melhor qualidade possível, e de melhor desempenho possível. A empresa deve se concentrar em desenvolver e melhorar os produtos. Não se preocupa em atender bem.

26 ORIENTAÇÃO PARA O PRODUTO
continuação O produto/serviço é superior ou indispensável, e vende por si só. Os clientes deveriam sentir-se agradecidos por terem alguém que faça o produto ou preste o serviço. A empresa acha que não tem concorrentes ou que estes são inferiores.

27 ORIENTAÇÃO PARA VENDAS
Grandes esforços de promoção e venda farão os consumidores comprarem seus produtos. Os clientes podem ser induzidos a comprar, bastando fazer muita propaganda e usar persuasão e insistência, e até mentindo, se for preciso.

28 ORIENTAÇÃO PARA VENDAS
CONTINUAÇÃO Os produtos são vendidos e não comprados. O que interessa é vender. A satisfação do cliente é secundária. Se um cliente não comprar, há muitos outros querendo.

29 ORIENTAÇÃO PARA MARKETING
A tarefa mais importante é determinar quais são as necessidades, desejos e valores de um conjunto de clientes escolhidos (público-alvo) e adaptar toda a empresa para satisfazê-los.

30 ORIENTAÇÃO PARA MARKETING
A satisfação do cliente promoverá: repetição de negócios lealdade recomendação para outros clientes

31 ORIENTAÇÃO PARA MARKETING SOCIAL
Orientação para marketing, acrescida da preocupação com o bem-estar do consumidor e do público a longo prazo. Preocupa-se com os custos sociais não declarados, não explícitos, ou não percebidos de imediato.

32 ORIENTAÇÃO PARA MARKETING SOCIAL
CONTINUAÇÃO PREOCUPA-SE EM CRIAR CLIENTES SATISFEITOS E SAUDÁVEIS, E CONTRIBUIR PARA A QUALIDADE DE VIDA. É PRECISO ATENDER DESEJOS E INTERESSES DOS CONSUMIDORES, EXIGÊNCIAS DA ORGANIZAÇÃO, BEM-ESTAR SOCIAL.

33 ADMINSTRAÇÃO DE MARKETING
Análise, planejamento, implementação e controle de programas para criar, desenvolver e manter trocas de benefícios com compradores-alvo a fim de atingir os objetivos organizacionais

34 Administrar a demanda e os relacionamentos
ADMINSTRAÇÃO DE MARKETING Administrar a demanda e os relacionamentos

35 ADMINSTRAÇÃO DE MARKETING
Tipos de demanda DEMANDA TAREFA DE MARKETING NOME FORMAL MARKETING DE: NEGATIVA CORRIGIR CONVERSÃO INEXISTENTE CRIAR ESTÍMULO LATENTE DESENVOLVER DESENVOLVIMENTO DECLINANTE REVITALIZAR REVITALIZAÇÃO IRREGULAR SINCRONIZAR SINCRONIZAÇÃO PLENA MANTER MANUTENÇÃO EXCESSIVA REDUZIR REDUÇÃO INDESEJADA DESTRUIR DESTRUIÇÃO


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