A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PERFIL DE TRATAMENTO MEDICAMENTOSO DOS ADOLESCENTES ATENDIDOS NOS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTO-JUVENIL DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA-CE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PERFIL DE TRATAMENTO MEDICAMENTOSO DOS ADOLESCENTES ATENDIDOS NOS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTO-JUVENIL DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA-CE."— Transcrição da apresentação:

1 PERFIL DE TRATAMENTO MEDICAMENTOSO DOS ADOLESCENTES ATENDIDOS NOS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTO-JUVENIL DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA-CE IGHO LEONARDO DO N. CARVALHO/ UFPI ANA PAULA SOARES GONDIM/ UFC PAULO FÉLIX DE ALMEIDA PENA/ ESP-CE GRACYELLE ALVES REMIGIO MOREIRA/ UNIFOR TALLES HOMERO PEREIRA FEITOSA / URCA GIRLIANI SILVA DE SOUSA/ UFPE

2 PERFIL DO TRATAMENTO MEDICAMENTOSO NO CAPS i
INTRODUÇÃO No Brasil os adolescentes com transtornos mentais são acolhidos no Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPS i), que disponibiliza tratamento medicamentoso e não medicamentoso. Apesar do uso de psicofármacos ser fundamental no tratamento de transtornos mentais dos adolescentes, o uso seguro e racional representa um desafio para melhoria da rede de saúde mental infanto-juvenil.

3 PERFIL DO TRATAMENTO MEDICAMENTOSO NO CAPS i
OBJETIVO Caracterizar o tratamento medicamentoso dos adolescentes atendidos pelo Caps i.

4 PERFIL DO TRATAMENTO MEDICAMENTOSO NO CAPS i
METODOLOGIA Tipo: trata-se de estudo transversal realizado no município de Fortaleza, no estado do Ceará, com os adolescentes com transtornos mentais atendidos pelos dois Caps i; Amostra e coleta: foram entrevistados 194 adolescentes, selecionados por amostragem aleatória simples, no período entre março e junho de 2012, por meio de questionário estruturado aplicado no período anterior ao atendimento no serviço; Análise: os dados foram analisados pelo pacote estatístico SPSS® 19.0, obtendo freqüências simples e associação significativa do tratamento medicamentoso e variáveis de interesse. Foram respeitados os aspectos éticos, conforme resolução 466/12.

5 PERFIL DO TRATAMENTO MEDICAMENTOSO NO CAPS i
RESULTADO No estudo a maioria dos adolescentes 88,7% realiza tratamento medicamentoso, utilizando até três medicamentos, com média de 1,6. Os adolescentes reconhecem os medicamentos pelo nome ou característica, gosta de tomá-los e a orientação médica sobre o uso representa a totalidade de informação obtida no Caps i, local de dispensação dos psicofármacos.

6 PERFIL DO TRATAMENTO MEDICAMENTOSO NO CAPS i
RESULTADO Principais grupos de psicofármacos prescritos no Caps i: Antipsicótico e Neuroléptico (37,5%) Risperidona,Haloperidol e Clorpromazina Antidepressivo (28,5%) Fluoxetina e Amitriptilina Antiepiléptico (22,2%) Carbamazepina e Ac. Valpróico

7 PERFIL DO TRATAMENTO MEDICAMENTOSO NO CAPS i
CONCLUSÕES O tratamento medicamentoso dos adolescentes atendidos no Caps i mantém predominância no plano terapêutico, o que sugere a manutenção da relação hegemônica com o modelo biomédico e a medicalização. & A reestruturação dessa relação requer ampla discussão com os profissionais de saúde e fortalecimento do tratamento não-medicamentoso para otimizar a reinserção social dos adolescentes.

8 MUITO OBRIGADO!!!


Carregar ppt "PERFIL DE TRATAMENTO MEDICAMENTOSO DOS ADOLESCENTES ATENDIDOS NOS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTO-JUVENIL DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA-CE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google