A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ÉTICA E RESPONSABILIDADE NO EXERCÍCIO PROFISSIONAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ÉTICA E RESPONSABILIDADE NO EXERCÍCIO PROFISSIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 ÉTICA E RESPONSABILIDADE NO EXERCÍCIO PROFISSIONAL

2 é fator determinante dos rumos
Por que falar em ética ? Ética é fator determinante dos rumos de uma sociedade

3 O que é a ética ? A ética pode e deve ser incorporada pelos indivíduos, sob a forma de uma atitude prática diante da vida cotidiana, capaz de julgar criticamente os apelos acríticos da moral vigente. Mas a ética, tanto quanto a moral, não é um conjunto de verdades fixas, imutáveis; ela se move e, historicamente, se amplia e se adensa. Para se entender como isso acontece na história da humanidade, basta lembrar que, um dia, a escravidão foi considerada "natural".

4 É a ética necessária e importante?
A ética tem sido o principal regulador do desenvolvimento histórico-cultural da humanidade. Sem ética, ou seja, sem a referência a princípios humanitários fundamentais, comuns a todos os povos, nações, religiões, a humanidade corre riscos reais de se fragilizar e, eventualmente, auto-destruir, uma vez que fica comprometido o relacionamento entre os povos.

5 Ética profissional, cidadã e universal
Tudo até aqui afirmado e visto, sustenta que há uma relação direta entre os princípios que formam a ética universal do ser humano, a ética da cidadania e a ética do profissional ligado ao sistema CONFEA/CREA’s, até porque um profissional não é uma peça solta da cadeia de produção econômica. Cada profissional está vinculado à sociedade em que vive, constituindo-se num ser social e político, isto é, num cidadão.

6 Código de Ética Profissional - CEP do Engenheiro e Agrônomo
Da identidade das profissões e dos profissionais: O objetivo das profissões e a ação dos profissionais volta-se para o bem-estar e o desenvolvimento do homem, em seu ambiente e em suas diversas dimensões: - como indivíduo, - nação e humanidade; - família, - comunidade, - sociedade, - nas suas raízes históricas, - nas gerações atual - nas gerações futuras.

7 Código de Ética e Entidades de Classe
Entidades De Classe As entidades, associações, instituições e conselhos integrantes da organização profissional são igualmente permeados pelos preceitos éticos das profissões e participantes solidários em sua permanente construção, adoção, divulgação, preservação e aplicação.

8 Código de Ética e a Entidade de Classe
O bom funcionamento da Comissão de Ética na entidade contribui com o princípio do associativismo, tornando a entidade forte e legitima representante dos profissionais, em especial no que se refere da defesa de seus direitos e na melhoria do ambiente no exercício das profissões. As entidades de classe são corporações profissionais naturalmente compromissadas com a Ética.

9 Código de Ética e a Entidade de Classe
Comissão de Ética : A Comissão de Ética da Associação dos Engenheiros é uma ferramenta auxiliar das câmaras especializadas de acordo com o regimento do CREA, tem atribuição de iniciar o processo ético ante denúncia, tomando os depoimentos dos envolvidos visando instruir o processo, verificar, apontar e relatar a existência ou não da falta ética. A Comissão de Ética das entidades de classe só tem legitimidade se for contemplado no seu estatuto.

10 Código de Ética e a Entidade de Classe
Composição: A Comissão de Ética Profissional será apresentada em Assembléia Geral Ordinária da Associação dos Engenheiros com os profissionais que estiverem em pleno exercício de seus direitos sociais e será composta de 02 (dois) membros representantes de cada modalidade profissional e pelo Presidente da Associação dos Engenheiros e Agrônomos.

11 Código de Ética e a Entidade de Classe
Processo Ético: -O processo terá seu inicio após ser protocolado na Associação, e só será recebido com identificação, CPF, RG, assinatura e endereço do denunciante (deverá estar em envelope fechado endereçado à Comissão de ética da entidade ou ao presidente da mesma); -As reuniões da Comissão com os envolvidos serão em datas distintas; -Será feito o levantamento e análise dos dados, fatos e documentos levantados; -A comissão emitirá um parecer a respeito do problema;

12 Código de Ética e a Entidade de Classe
Processo Ético: -Após fará o encaminhamento para a Câmara especializada através do protocolo junto ao CREA (estadual), juntando todos os documentos anexados à denuncia); -A câmara especializada encaminhará a comissão de ética; -A comissão de ética emitira um parecer, repassando para a câmara especializada, esta deverá emitir o parecer final, comunicando os arrolados; -Existe ainda a instancia de plenário do CREA (estadual) onde pode haver recurso;

13 Código de Ética e a Entidade de Classe
Processo Ético: -Existe ainda a instancia de plenário do CONFEA onde pode haver recurso; -Após esgotados todas as instâncias, teremos o parecer final que pode contemplar as seguintes penalidade; Arquivamento, advertência reservada, censura pública, suspensão do registro, ou ainda o cancelamento definitivo do registro profissional; -A denúncia e seu encaminhamento será sigiloso não podendo ser emitido nenhum parecer antes do mesmo concluído.

14 CONCILIAÇÃO: Código de Ética e a Entidade de Classe
Resultados – 40 casos analisados CONCILIAÇÃO: 20 casos analisados: 10 casos com acordo entre as partes – termo de ajuste de conduta; 10 casos resolvidos na EC.

15 Código de Ética e a Entidade de Classe
JULGADOS e em JULGAMENTO - 19 casos julgados e denunciados ao CREA 4 penas de advertência reservada; 2 penas de censura pública; 1 caso com pena aplicada de advertência reservada, porém o profissional ainda não foi localizado; 12 casos em andamento nas Câmaras Especializadas. - 1 caso em analise (recente)

16 Comentário Código de Ética e a Entidade de Classe
2 casos de profissionais com mudança comprovada de comportamento; De 39 casos, 20 deles foram bem resolvidos na base – 51%; Conciliação melhor forma de resolver pequenos conflitos éticos.

17 Conclusão: ÉTICA É ALGO QUE TODOS PRECISAM TER.... ALGUNS DIZEM QUE TÊM.... POUCOS LEVAM A SÉRIO É RARO OS QUE CUMPREM À RISCA.

18 Reflexão Pode-se exercer com responsabilidade uma profissão, sem ética? Sendo ético, pode-se exercer com irresponsabilidade uma profissão? Em não sendo ético, como exercer com responsabilidade uma profissão?

19 Reflexão Se não houver ética, e consequentemente nem responsabilidade, como manter um bom relacionamento com o cliente (com a sociedade)? Em não havendo bom relacionamento numa sociedade, como construí-la?


Carregar ppt "ÉTICA E RESPONSABILIDADE NO EXERCÍCIO PROFISSIONAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google