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SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO – SP ENSINO MÉDIO EM REDE PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO.

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1 SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO – SP ENSINO MÉDIO EM REDE PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO

2 Financiamento: Desenvolvimento:

3 Por que um programa de formação de educadores voltado ao currículo do Ensino Médio?
Professores e alunos vivem a insuficiência da escola média É preciso rever o currículo dessa escola, repensar sua identidade

4 Ensino Médio: etapa final da educação básica
Formação para exercício da cidadania prosseguimento de estudos preparação para o trabalho É no espaço escolar que se reconstrói a identidade: cada escola é única. A escola é o lugar privilegiado para repensar o currículo.

5 PROGRAMA ENSINO MÉDIO EM REDE Princípios Norteadores

6 Princípios Norteadores
Contar com a participação de agentes educacionais das DE e Escolas Consolidar os espaços de trabalho coletivo Contemplar as práticas educativas e repensar a sala de aula

7 OBJETIVOS Discutir as especificidades curriculares do Ensino Médio
Disciplinas organizadas em áreas de conhecimento Interdisciplinaridade e contexto Informações, conhecimentos e competências

8 OBJETIVOS Fornecer elementos para:
ATP e PC: repensar seu papel de formador dos professores e planejar propostas de intervenção Professores: analisar suas práticas e avaliar os programas curriculares

9 OBJETIVOS Estimular professores para atuarem numa perspectiva interdisciplinar Apoiar as equipes escolares para mudanças na prática pedagógica

10 Participantes Todos os professores de Ensino Médio com carga horária de 20 horas semanais ou mais Todos os professores coordenadores de escolas de Ensino Médio 3 ATP por D.E., sendo 1 de Língua Portuguesa A critério da Diretoria, 1 Supervisor poderá participar do Programa com os ATPs

11 CEI Participantes até 4 ATP
DE com muitas Escolas poderão indicar mais de 3 ATP CEI até 4 ATP Americana, Bauru, Campinas Leste e Oeste, Itu, Jacareí, Marília, Mogi Mirim, Piracicaba, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Sumaré, Taubaté, Guaratinguetá, Jundiaí, Ribeirão Preto, Santos e São Vicente

12 COGSP até 4 ATP Centro, Centro-Oeste, Guarulhos Norte e Sul, Itaquaquecetuba, Leste 3, 4 e 5, Mauá, Mogi das Cruzes, Norte 2, Osasco, Suzano e Taboão da Serra, Caieiras, Carapicuíba, Leste 1, Norte 1, Santo André, Sul 1 e 2, Itapevi, Leste 2 e Sul 3 até 5 ATP São Bernardo do Campo

13 DESENHO DO PROGRAMA: DUAS MODALIDADES
VIVÊNCIAS FORMATIVAS Atividades que aprofundam o conhecimento sobre o Currículo da Escola Média e subsidiam os participantes na análise de suas práticas

14 DESENHO DO PROGRAMA DUAS MODALIDADES
2. VIVÊNCIAS EDUCADORAS Atividades de sentido metodológico para desenvolver projetos que promovam o protagonismo dos alunos, e tenham como foco a leitura e a escrita

15 ENSINO MÉDIO EM REDE ORGANIZAÇÃO

16 Ensino Médio, como etapa final da educação básica
ORGANIZAÇÃO Ensino Médio, como etapa final da educação básica Pretende garantir uma formação que prepare para: exercício da cidadania prosseguimento de estudos = atualização no dia-a-dia preparação para o trabalho

17 Princípios Norteadores
Contar com a participação de agentes educacionais das DE e Escolas Consolidar os espaços de trabalho coletivo Contemplar as práticas educativas e repensar a sala de aula

18 ORGANIZAÇÃO ATP PC PROFESSOR Rede do Saber HTPC ALUNO SALA DE AULA
Formação de Formadores HTPC PC Formação de Professores PROFESSOR SALA DE AULA ALUNO

19 Ações de Formação Formação de agentes educacionais do Ensino Médio:
professores de Ensino Médio via PC e ATP PC via ATP, especialistas e CENP ATP via CENP e especialistas que acompanharão os ATP durante todo o programa

20 ATIVIDADES: VC – Videoconferência
TRS – Trabalho Presencial na Rede do Saber WEB – Atividades na Web TRP – Trabalho Pessoal TRC – Atividades a serem desenvolvidas na HTPC TC – Teleconferência

21 CENTRAL de OPERAÇÕES Tels: 11 – 3866-1645/1646/1647


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