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PublicouSabrina Cabreira Bergler Alterado mais de 8 anos atrás
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SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO – SP ENSINO MÉDIO EM REDE PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
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Financiamento: Desenvolvimento:
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Por que um programa de formação de educadores voltado ao currículo do Ensino Médio?
Professores e alunos vivem a insuficiência da escola média É preciso rever o currículo dessa escola, repensar sua identidade
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Ensino Médio: etapa final da educação básica
Formação para exercício da cidadania prosseguimento de estudos preparação para o trabalho É no espaço escolar que se reconstrói a identidade: cada escola é única. A escola é o lugar privilegiado para repensar o currículo.
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PROGRAMA ENSINO MÉDIO EM REDE Princípios Norteadores
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Princípios Norteadores
Contar com a participação de agentes educacionais das DE e Escolas Consolidar os espaços de trabalho coletivo Contemplar as práticas educativas e repensar a sala de aula
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OBJETIVOS Discutir as especificidades curriculares do Ensino Médio
Disciplinas organizadas em áreas de conhecimento Interdisciplinaridade e contexto Informações, conhecimentos e competências
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OBJETIVOS Fornecer elementos para:
ATP e PC: repensar seu papel de formador dos professores e planejar propostas de intervenção Professores: analisar suas práticas e avaliar os programas curriculares
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OBJETIVOS Estimular professores para atuarem numa perspectiva interdisciplinar Apoiar as equipes escolares para mudanças na prática pedagógica
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Participantes Todos os professores de Ensino Médio com carga horária de 20 horas semanais ou mais Todos os professores coordenadores de escolas de Ensino Médio 3 ATP por D.E., sendo 1 de Língua Portuguesa A critério da Diretoria, 1 Supervisor poderá participar do Programa com os ATPs
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CEI Participantes até 4 ATP
DE com muitas Escolas poderão indicar mais de 3 ATP CEI até 4 ATP Americana, Bauru, Campinas Leste e Oeste, Itu, Jacareí, Marília, Mogi Mirim, Piracicaba, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Sumaré, Taubaté, Guaratinguetá, Jundiaí, Ribeirão Preto, Santos e São Vicente
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COGSP até 4 ATP Centro, Centro-Oeste, Guarulhos Norte e Sul, Itaquaquecetuba, Leste 3, 4 e 5, Mauá, Mogi das Cruzes, Norte 2, Osasco, Suzano e Taboão da Serra, Caieiras, Carapicuíba, Leste 1, Norte 1, Santo André, Sul 1 e 2, Itapevi, Leste 2 e Sul 3 até 5 ATP São Bernardo do Campo
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DESENHO DO PROGRAMA: DUAS MODALIDADES
VIVÊNCIAS FORMATIVAS Atividades que aprofundam o conhecimento sobre o Currículo da Escola Média e subsidiam os participantes na análise de suas práticas
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DESENHO DO PROGRAMA DUAS MODALIDADES
2. VIVÊNCIAS EDUCADORAS Atividades de sentido metodológico para desenvolver projetos que promovam o protagonismo dos alunos, e tenham como foco a leitura e a escrita
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ENSINO MÉDIO EM REDE ORGANIZAÇÃO
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Ensino Médio, como etapa final da educação básica
ORGANIZAÇÃO Ensino Médio, como etapa final da educação básica Pretende garantir uma formação que prepare para: exercício da cidadania prosseguimento de estudos = atualização no dia-a-dia preparação para o trabalho
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Princípios Norteadores
Contar com a participação de agentes educacionais das DE e Escolas Consolidar os espaços de trabalho coletivo Contemplar as práticas educativas e repensar a sala de aula
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ORGANIZAÇÃO ATP PC PROFESSOR Rede do Saber HTPC ALUNO SALA DE AULA
Formação de Formadores HTPC PC Formação de Professores PROFESSOR SALA DE AULA ALUNO
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Ações de Formação Formação de agentes educacionais do Ensino Médio:
professores de Ensino Médio via PC e ATP PC via ATP, especialistas e CENP ATP via CENP e especialistas que acompanharão os ATP durante todo o programa
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ATIVIDADES: VC – Videoconferência
TRS – Trabalho Presencial na Rede do Saber WEB – Atividades na Web TRP – Trabalho Pessoal TRC – Atividades a serem desenvolvidas na HTPC TC – Teleconferência
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CENTRAL de OPERAÇÕES Tels: 11 – 3866-1645/1646/1647
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