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Oficina de Apropriação de Resultados para Professores

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Apresentação em tema: "Oficina de Apropriação de Resultados para Professores"— Transcrição da apresentação:

1 Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
SADEAM 2014

2 Momentos de formação 1º Momento: Os sistemas de avaliação (importância para as redes de ensino); Resultados gerais; Fatores intra e extraescolares; 2º Momento: Compreensão dos resultados pela equipe pedagógica (Estudo de caso);

3 2º Momento Estudo de caso: Delimitação do problema

4 Conhecendo o outro...

5 Estudo de caso: Delimitação do problema
Para delimitação do problema, vamos realizar uma pesquisa e observar os resultados encontrados; Vocês também devem participar da pesquisa, respondendo as questões apresentadas!

6 Questões da Pesquisa 1. Qual o seu cargo atual na rede estadual de ensino? 2. Quais implicações as avaliações externas em larga escala têm provocado no trabalho realizado pelo GESTOR da escola? 3. E no trabalho da EQUIPE PEDAGÓGICA, as avaliações externas em larga escala têm provocado alguma mudança? Apresente suas considerações. 4. O PROFESSOR tem feito uso desses resultados na prática pedagógica? Qual(is)/como seria(m) esse(s) uso(s)?

7 Pesquisa Observe os resultados da pesquisa...
Trocar os resultados dos participantes!

8 Delimitação do problema
Vamos realizar a tabulação dos dados - organizar os dados dos participantes de acordo com as seguintes características: conhecem o sistema e utilizam os resultados; não conhecem muito bem o sistema, mas utilizam os resultados; conhecem o sistema, mas não utilizam os resultados; não conhecem o sistema e não utilizam os resultados.

9 Delimitação do problema
Vamos realizar a tabulação dos dados - organizar os dados dos participantes de acordo com as seguintes características: conhecem o sistema e utilizam os resultados; não conhecem muito bem o sistema, mas utilizam os resultados; conhecem o sistema, mas não utilizam os resultados; não conhecem o sistema e não utilizam os resultados.

10 Estudo de caso: Contextualização do problema

11 Discussão Ao utilizar os resultados da avaliação, o que seriam usos apropriados e inapropriados? Para isso, observe os dados coletados na pesquisa interna (conhecem o sistema e utilizam os resultados; não conhecem muito bem o sistema, mas utilizam os resultados) e organize essas informações.

12 Contextualizando o Problema
Após discutir e observar os dados da pesquisa interna, observe aqueles dados que apresentem o uso dos resultados de modo inapropriado: descrever as principais causas; motivos e; situações. Busque relacionar essas informações com o contexto escolar, com detalhes sobre o cotidiano da escola e seus atores (professores, alunos, comunidade,...)

13 Contextualizando o problema
Vamos pensar, também, dos dados da pesquisa interna que apresentem o uso dos resultados de modo apropriado: para isso, em um primeiro momento, vamos apenas indicá-las em tópicos; Na próxima etapa, vamos conhecer os resultados para melhor aplicação dessas boas práticas e intervenções!

14 Estudo de caso: Estudo dos resultados

15 Mas como os resultados podem ser acessados?
Estudo dos resultados Vamos pensar no uso dos resultados da avaliação! Mas como os resultados podem ser acessados?

16 Como os resultados podem ser acessados?
Revista Impressa; Aceso ao portal – SADEAM CD/DVD com resultados;

17 Como os resultados podem ser acessados?
Acesso ao portal:

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20 Resultados: Por escola: foco na TRI; Por aluno: foco na TCT.

21 Resultados por escola Dados:
Proficiência média; Participação; Distribuição por padrão de desempenho; Distribuição por níveis Como os dados estão disponibilizados na revista pedagógica, no CD e no site?

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24 Resultado por escola:

25 Resultado

26 Resultado

27 Resultado

28 Resultado por escola:

29 Resultado

30 O que representam os Padrões de Desempenho nesses resultados?

31 Padrões de Desempenho em Matemática
Etapa de Escolaridade Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado 5º Ano EF até 150 150 a 200 200 a 250 acima de 250 9º Ano EF até 225 225 a 275 275 a 325 acima de 325 3º Ano EM até 500 500 a 600 600 a 700 acima de 700 EJA - Anos Iniciais (EF) EJA - Anos Finais (EF) EJA - Ensino Médio

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33 O que representam os Padrões de Desempenho?
2014 O que representam os Padrões de Desempenho? Do mais básico... Recuperação RECUPERAÇÃO: Os estudantes demonstram um desenvolvimento ainda incipiente das principais habilidades associadas à sua etapa de escolaridade. Reforço REFORÇO: Os estudantes respondem itens com habilidades mais complexas, quando comparados com o verificado no padrão anterior. Aprofundamento APROFUNDAMENTO: Esses estudantes demonstram atender às condições mínimas para que avancem em seu processo de escolarização. Desafio DESAFIO: Esses estudantes costumam responder corretamente a um maior quantitativo de itens, o que sugere a sistematização do processo de aprendizagem de forma consolidada para aquela etapa de escolaridade. Ao mais avançado...

34 E sobre as descrições das habilidades em cada Padrão de Desempenho?

35 Escala de Proficiência e Níveis de Desempenho
As descrições das habilidades e competências são apresentadas pelas Escalas de Proficiência e Níveis de Desempenho; Essas descrições possibilitam a constituição dos Padrões dos Desempenho;

36 Escala de Proficiência e Níveis de Desempenho
Para o Ensino Fundamental, a Escala de Proficiência apresenta o desenvolvimento das habilidades em relação a cada competência; Para o Ensino Médio, a Escala está apresentada apenas por Níveis Desempenho;

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39 Escala de Proficiência – Matemática - EF

40 Escala de Proficiência – Matemática - EF

41 Escala de Proficiência – Matemática - EF

42 Escala de Proficiência – Matemática - EF

43 Escala de Proficiência – Matemática - EF

44 Escala de Proficiência – Matemática - EF

45 Escala de Proficiência – Matemática - EF
São os que descrevem caminhos desenhados em mapas e identificam objeto localizado dentro/fora, na frente/atrás ou em cima/embaixo.

46 Escala de Proficiência – Matemática - EF
São os que descrevem caminhos desenhados em mapas e identificam objeto localizado dentro/fora, na frente/atrás ou em cima/embaixo. Realizam atividades que envolvem referenciais diferentes da própria posição, como, por exemplo, localizar qual objeto está situado entre outros dois. Também localizam e identificam a movimentação de objetos e pessoas em mapas e croquis.

47 Escala de Proficiência – Matemática - EF
São os que descrevem caminhos desenhados em mapas e identificam objeto localizado dentro/fora, na frente/atrás ou em cima/embaixo. Realizam atividades que envolvem referenciais diferentes da própria posição, como, por exemplo, localizar qual objeto está situado entre outros dois. Também localizam e identificam a movimentação de objetos e pessoas em mapas e croquis. Associam uma trajetória representada em um mapa à sua descrição textual. P.E.: dada uma trajetória entre duas localidades, no mapa, o aluno verifica qual a descrição textual que representa esse deslocamento e vice-versa.

48 Escala de Proficiência – Matemática - EF
São os que descrevem caminhos desenhados em mapas e identificam objeto localizado dentro/fora, na frente/atrás ou em cima/embaixo. Realizam atividades que envolvem referenciais diferentes da própria posição, como, por exemplo, localizar qual objeto está situado entre outros dois. Também localizam e identificam a movimentação de objetos e pessoas em mapas e croquis. Associam uma trajetória representada em um mapa à sua descrição textual. P.E.: dada uma trajetória entre duas localidades, no mapa, o aluno verifica qual a descrição textual que representa esse deslocamento e vice-versa. Conseguem realizar atividade de localização utilizando sistema de coordenadas em um plano cartesiano. P.E.: dado um objeto no plano cartesiano, o aluno identifica o seu par ordenado e vice-versa.

49 Escala de Proficiência – Matemática - EF
São os que descrevem caminhos desenhados em mapas e identificam objeto localizado dentro/fora, na frente/atrás ou em cima/embaixo. Localizam figuras geométricas por meio das coordenadas cartesianas de seus vértices, utilizando a nomenclatura abscissa e ordenada. Realizam atividades que envolvem referenciais diferentes da própria posição, como, por exemplo, localizar qual objeto está situado entre outros dois. Também localizam e identificam a movimentação de objetos e pessoas em mapas e croquis. Associam uma trajetória representada em um mapa à sua descrição textual. P.E.: dada uma trajetória entre duas localidades, no mapa, o aluno verifica qual a descrição textual que representa esse deslocamento e vice-versa. Conseguem realizar atividade de localização utilizando sistema de coordenadas em um plano cartesiano. P.E.: dado um objeto no plano cartesiano, o aluno identifica o seu par ordenado e vice-versa.

50 Níveis de Proficiência - Matemática – EM Matemática
(Documento incompleto) Níveis de Proficiência - Matemática – EM Intervalos da Escala de Proficiência Matemática De 250 até 300 pontos Resolvem problemas de cálculo de área com base na contagem das unidades de uma malha quadriculada. Localizam objeto em um referencial de malha quadriculada a partir de suas coordenadas. Resolvem problema com números naturais de até dois algarismos, envolvendo diferentes significados da adição. De 300 até 350 pontos Calculam adição com números naturais de três algarismos, com reserva. Reconhecem a decomposição de um número considerando o seu valor posicional na base decimal. Reconhecem o valor posicional dos algarismos em números naturais. Localizam números naturais (informados) na reta numérica. Leem informações em tabela de coluna única. Identificam quadriláteros.

51 MATEMÁTICA – 3EM/2014 Abaixo do Básico Até 500

52 MATEMÁTICA – 3EM/2014 Proficiente De 600 até 700

53 MATEMÁTICA – 3EM/2014 Avançado Acima de 700
(M120965E4) Em uma cooperativa de produtores de leite existe um recipiente de forma cúbica com 2 m de aresta interna que estava completamente cheio de leite. Todo esse leite foi despejado em um recipiente vazio, com forma de paralelepípedo retângulo, cujas medidas das arestas internas estão representadas no desenho abaixo. O nível de leite nesse recipiente é: a) 64 m b) 56 m c) 8 m d) 6 m e) 1 m

54 Vamos conhecer o resultado?

55 Leitura dos dados É importante que saber identificar o que representa cada um dos dados divulgados pelo sistema: As tabelas de leitura (apresentadas a seguir) auxiliarão nesse processo.

56 Interpretação dos dados
Após conhecer e saber diferenciar cada dado, é importante relacioná-los ao desempenho alcançado pelos alunos: Saber relacionar às habilidades e às competências da Matriz (TCT), Escala e Padrões de Desempenho (proficiência).

57 Resultados - Construção da tabela I de resultados
REVISTA PEDAGÓGICA 1 – Preencher com etapa avaliada (p. ex. 9º EF) – CAPA 2 – Preencher com disciplina avaliada (p. ex. Língua Portuguesa) – CAPA 3 – Preencher com número de alunos efetivo – PÁGINA DE RESULTADOS (FINAL) 4 – Preencher com % de participação – PÁGINA DE RESULTADOS (FINAL) 5 – Preencher com Proficiência Média – PÁGINA DE RESULTADOS (FINAL) 6 – Preencher com Padrão de Desempenho Médio – VERSO DA PÁGINA DE RESULTADOS (FINAL) / RÉGUA PRETA PONTILHADA APONTA PADRÃO MÉDIO 7 – Identificar principais habilidades desenvolvidas de acordo com o Padrão Médio (n.6) – SEÇÃO PADRÕES DE DESEMPENHO

58 REVISTA PEDAGÓGICA 8 – Identificar principais habilidades a serem desenvolvidas de acordo com Padrão seguinte ao Padrão Médio (n.6) – SEÇÃO PADRÕES DE DESEMPENHO 9 – Verificar se o Padrão de Desempenho com maior percentual de alunos – PÁGINA DE RESULTADOS (FINAL) corresponde ao Padrão de Desempenho Médio (n.6)

59 Resultados - Construção da tabela II de resultados
5 6 7 8 REVISTA PEDAGÓGICA 1 – Preencher com etapa avaliada (p. ex. 8º EF) – CAPA 2 – Preencher com disciplina avaliada (p. ex. Matemática) – CAPA 3 – Preencher com Proficiência Média – PÁGINA DE RESULTADOS 4 – Preencher com Padrão de Desempenho Médio – VERSO DA PÁGINA DE RESULTADOS (FINAL) / RÉGUA PRETA PONTILHADA APONTA PADRÃO MÉDIO 5 – Preencher com nome de cada Padrão – SEÇÃO PADRÕES DE DESEMPENHO 6 – Preencher com % de alunos para cada Padrão de Desempenho Médio – PÁGINA DE RESULTADOS (FINAL)

60 5 6 7 8 REVISTA PEDAGÓGICA 7 – Calcular para cada Padrão de Desempenho. Fórmula: (Número de alunos efetivo x % de alunos no Padrão) ÷ 100 – PÁGINA DE RESULTADOS (FINAL) 8 – Discriminar as principais habilidades desenvolvidas para cada Padrão de Desempenho – SEÇÃO PADRÕES DE DESEMPENHO.

61 Como os dados estão disponibilizados no site?
Resultados por aluno Dados: Percentual de acerto por descritor; Nos dados por turma temos: Categoria de desempenho; Proficiência; Padrão de Desempenho. Como os dados estão disponibilizados no site?

62 Resultados por aluno

63 Resultados por aluno

64 Resultados por aluno

65 Resultados por aluno

66 Resultados por aluno

67 Resultados por aluno

68 Resultados por aluno

69 Resultados Construção da tabela de resultados

70 Interpretação dos dados Exemplo
Relacione a Proficiência Média da escola ao nível de proficiência da escala: é importante que a equipe pedagógica saiba alocar a(s) proficiência(s) alcançadas na escala e relacionar às habilidades e competências desenvolvidas (representadas por cada nível).

71 Interpretação dos dados
Exemplo Relacione a Proficiência Média da escola com o padrão de desempenho (na escala) e identifique habilidades e competências desenvolvidas, considerando, neste caso, um conjunto de níveis (e, consequentemente, um grupo maior de alunos);

72 Utilização dos dados pela equipe pedagógica Exemplo:
Reflita sobre o desempenho alcançado no teste e o resultado esperado pela escola: Qual o desempenho alcançado pelos alunos em relação ao esperado? Quais habilidades e competências devem ser trabalhadas com o objetivo de alcançar o desenvolvimento esperado dos alunos?

73 Estudo de caso: solução

74 Elaboração de uma intervenção na escola
apresentar uma proposta de trabalho - um plano de intervenção - com propostas de boas práticas em sala de aula: Observe os resultados da escola; Interprete os resultados; Elabore um plano de intervenção: considere, para isso, os relatos dos participantes na pesquisa interna (boas práticas). Essas dados serão fundamentais para a construção de uma proposta significativa.

75 Questões de orientação:
Quem somos? Onde estamos localizados? Quem são os nossos gestores, professores e alunos? Como estamos? Quais são os nossos resultados nas avaliações interna e externa? Onde queremos chegar? Quais são os nossos objetivos para melhoria da qualidade da educação? Como atingir os objetivos?/O que fazer? Quais ações devem ser realizadas/como serão feitas?

76 Apresentação dos estudos de caso

77 Apresentação dos estudos de caso
Possibilidades para cada contexto e uso dos dados da avaliação para melhoria do trabalho em sala de aula: Competências e Habilidades em sala de aula; Fatores Contextuais.

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