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Estratégias de Comunicação Prof. Dr. Basile Emmanouel Mihailidis.

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Apresentação em tema: "Estratégias de Comunicação Prof. Dr. Basile Emmanouel Mihailidis."— Transcrição da apresentação:

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2 Estratégias de Comunicação Prof. Dr. Basile Emmanouel Mihailidis

3 Composto da Comunicação uPuPropaganda e Publicidade uVuVenda Pessoal uPuPromoção de Vendas uRuRelações Públicas uMuMerchandising uMuMarketing Direto

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5 PROMOÇÃO DE VENDAS É a atividade de estimular a demanda projetada para complementar a propaganda e facilitar a venda pessoal, utilizando um conjunto diversificado de ferramentas de incentivo, a maioria a curto prazo. Sua função é, pois, formentar, facilitar e favorecer o ato de venda em si. Vendas “fecham” os negócios. Promoções “abrem” essa possibilidade facilitando a venda. Constitui-se em todo o esforço feito para levar o produto ao comprador.

6 Assume que os consumidores, se deixados sozinhos, normalmente, não comprarão o suficiente dos produtos da organização. Assim a organização deve empregar um esforço agressivo de venda e de promoção

7 PROMOÇÃO DE VENDAS u É preciso tomar cuidado para não promover demais e por muito tempo o mesmo item, pois isso poderá afetar a imagem e o preço normal do produto, nesse caso, a cada compra ele procurará por promoções e tenderá a não valorizar os atributos da marca ou do produto.

8 PROMOÇÃO DE VENDAS OBJETIVOS Há três objetivos amplos para promoção de vendas: u Estimular a demanda do usuário empresarial ou do indivíduo por um produto; u Melhorar o desempenho de marketing dos intermediários e vendedores; u Complementar a propaganda e a venda pessoal.

9 PROMOÇÃO DE VENDAS OBJETIVOS Porém os objetivos específicos variam de acordo com o mercado-alvo. Cliente/Consumidores: incluem o encorajamento de compras em quantidades, a experimentação de produtos por não- usuários e a atração de usuários instáveis das marcas concorrentes.

10 PROMOÇÃO DE VENDAS OBJETIVOS u Distribuição/Varejo: persuasão dos varejistas a adquirirem novos itens e a manterem maiores níveis de estoque; o estímulo à compra fora de estação e ao estoque de itens relacionados; a equiparacão às promoções dos concorrentes; a construção da fidelidade à marca e a conquista de acesso a novos pontos de varejo.

11 PROMOÇÃO DE VENDAS QUESTÕES LEGAIS E ÉTICAS u No Brasil, a propaganda e a promoção são controladas pelo Governo. Garante que concursos e sorteios sejam honestos e legítimos. u A Pepsi realizou uma promoção oferecendo pagers da Motorola. Houve quem reclamasse que os pagers poderiam facilitar que os adolescentes cabulassem aulas e traficassem drogas. u Em resposta a Pepsi alegou que o programa promovia o uso responsável do pager

12 SELEÇÃO DAS FERRAMENTAS DE PROMOÇÃO PARA O CONSUMIDOR Deve-se levar em conta: u Tipo de mercado; u Os objetivos da promoção de vendas; u As condições de competitividade; u Eficácia em termos de custo de cada ferramenta.

13 PRINCIPAIS FERRAMENTAS DE PROMOÇÃO DE CONSUMO u Amostras; u Cupons; u Abatimentos posteriores; u Pacotes com precos promocionais; u Brindes; u Prêmios (concursos,sorteios,jogos); Recompensas por comprar o produto; Experimentação gratuita; Garantias do produto; Promoções combinadas; Promoções cruzadas; Displays e demonstrações no ponto-de-venda; Programas de fidelidade.

14 FERRAMENTAS DE PROMOÇÃO EXEMPLOS CUPONS

15 FERRAMENTAS DE PROMOÇÃO EXEMPLOS Recompensa por comprar o produto

16 FERRAMENTAS DE PROMOÇÃO EXEMPLOS Oferta de Reembolso no pós- venda; Brindes; Promoção em parceria com outra empresa.

17 FERRAMENTAS DE PROMOÇÃO EXEMPLOS Prêmios (Concursos, Jogos, Sorteios)

18 FERRAMENTAS DE PROMOÇÃO EXEMPLOS Pacotes com preços promocionais

19 FERRAMENTAS DE PROMOÇÃO EXEMPLOS Brindes

20 PROMOÇÃO DE VENDAS - CASOS A rede Mr. Pretzels oferece pedacinhos de seus pretzels a todos que passam próximo a suas lojas. De cada cinco pessoas que provam, uma compra imediatamente, metade compra mais tarde e torna-se cliente. Quando uma loja pára de fazer degustação, durante aquele período a queda nas vendas é superior a 15%.

21 PROMOÇÃO DE VENDAS CASOS A promoção se baseia em códigos encontrados no fundo externo da embalagem e enviar este número por SMS ou pela internet. O cliente recebe um número e uma ordem de série que concorrerá a prêmios

22 PROMOÇÃO DE VENDAS CASOS

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