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PublicouBárbara Figueiroa Mota Alterado mais de 8 anos atrás
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A ESCOLA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A CONSTRUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO E ACESSIBILIDADE
Uberlândia - agosto de 2010
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De que lugar estamos falando?
O contexto é o da escola atenta às diferenças
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A quem interessa? A TODOS...
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... POR QUE???
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É a ÚNICA FORMA DE FAZER UMA ESCOLA DE QUALIDADE...
ESCOLA DE QUALIDADE, quem não quer?
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O que é uma escola de qualidade?
escola aberta: ativa e interativa - ambiente colaborativo que valoriza as diferenças - preocupação com ensino para todos e de boa qualidade - preocupação com a aprendizagem de qualidade: atividade individual ...
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(...) trabalho contextualizado com significado e envolvimento dos alunos - ambiente afetivo e com relações estabelecidas no respeito mútuo - transformações na organização do tempo, do espaço e das atividades Transformações no processo de avaliação…
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- professores pesquisadores e mediadores do conhecimento
(...) - professores pesquisadores e mediadores do conhecimento - garantia de oferta de atendimento especializado às diferenças.
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Portanto ... A ESCOLA DE QUALIDADE?
Está atenta às diferenças; Transforma suas práticas, enriquece seu currículo, seus espaços, tempos..linguagens, processo de avaliação, os professores estudam Quer aprendizagem.... oferece AEE Enxerga cada pessoa como gente, e atende cada perfil
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entendeu que as diferenças existem,
Esta escola ... Esta escola entendeu que as diferenças existem, são de verdade, são algo positivo e enriquecedor e trabalha com elas, a partir delas...
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O que é uma escola inclusiva?
escola aberta: ativa e interativa - ambiente colaborativo que valoriza as diferenças - preocupação com ensino para todos e de boa qualidade - preocupação com a aprendizagem de qualidade: atividade individual ...
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(...) trabalho contextualizado com significado e envolvimento dos alunos - ambiente afetivo e com relações estabelecidas no respeito mútuo - transformações na organização do tempo, do espaço e das atividades Transformações no processo de avaliação…
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- professores pesquisadores e mediadores do conhecimento
(...) - professores pesquisadores e mediadores do conhecimento - garantia de oferta de atendimento especializado às diferenças.
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PORTANTO, A ESCOLA INCLUSIVA?
Está atenta às diferenças; Transforma suas práticas, enriquece seu currículo, seus espaços, tempos..linguagens, avaliação, os professores estudam Quer aprendizagem.... oferece AEE Enxerga cada pessoa como gente, e atende cada perfil
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ESCOLA DE QUALIDADE = ESCOLA INCLUSIVA
PORTANTO... ESCOLA DE QUALIDADE = ESCOLA INCLUSIVA
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(Cartilha da Procuradoria Federal)
... “A transformação da escola não é, portanto, uma mera exigência da inclusão escolar de pessoas com deficiência e/ou dificuldades de aprendizado. Ela deve ser encarada como um compromisso inadiável das escolas, que terá a INCLUSÃO COMO CONSEQUÊNCIA” (Cartilha da Procuradoria Federal)
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Bases Legais Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva – MEC/SEESP/2008; Decreto 6571/2008 que dispõe sobre o atendimento educacional especializado; Resolução nº 4 /2009 (CNE/CEB) - Diretrizes Operacionais da Educação Especial para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica; Convenção sobre os Direitos das Pessoas com deficiência – ONU/2006.
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Questiona a escola para que ela se modernize;
A INCLUSÃO... Questiona a escola para que ela se modernize; Atenda aos alunos em suas especificidades, sem cair nas teias da educação especial no viés conservador; Não ofereça ensino diferenciado para alguns, mas um ensino diferente para todos…
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O GESTOR PRECISA TER ESTA CLAREZA:
PRECISA ENTENDER O QUE É UMA ESCOLA DE QUALIDADE... O QUE É UMA ESCOLA ATENTA ÀS DIFERENÇAS...
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SE É GESTOR PÚBLICO... ESCOLA VAI SER PARA TODOS
A RESPONSABILIDADE E O COMPROMISSO DO GESTOR...
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ESCOLA PÚBLICA... 8 EM CADA 10 alunos estudam em escola pública no Brasil (PNAD- 2008) 80% do Brasil que você quer está sendo gestado na escola pública
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É PRECISO LIMPAR ALGUMAS CONTRADIÇÕES...
Como é que se pode justificar uma escola para todos, democrática e cidadã, que não admite a inclusão? ...mas no PPP da escola...
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OU AINDA... decretar que uma ou algumas das escolas da respectiva rede são inclusivas, e as outras não são. Como é possível escolher algumas das escolas, como referência? É possível ter cidadania em uma e não em outra? É prá valer, ou não? É a mesma coisa que advogar que é possível ter meia ética? Meia cidadania?
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LIMPAR CONTRADIÇÕES, PARA TER UM RUMO...
OPERACIONALIZAR É PRECISO... CHAÕ CONCRETO= MUNICIPIO PME: Significado e elaboração
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Organizar sistemas educacionais inclusivos:
Promoção do acesso, participação e aprendizagem de todos os alunos Identicação da demanda de acesso à escola Eliminação de barreiras que se interpõem impedindo ou limitando o acesso e permanência na escola; organização e a disponibilização de recursos e serviços, bem como a oferta do Atendimento Educacional Especializado ; (...)
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Formação continuada dos professores Promoção do trabalho colaborativo
(...) Monitoramento e avaliação do processo de acesso, permanência e aprendizagem de todos os alunos Formação continuada dos professores Promoção do trabalho colaborativo Participação da família e segmentos da comunidade
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ENTENDER QUE A PROPOSTA NÃO É SÓ DAS ESCOLAS MUNICIPAIS
Proposta é da cidade... Não apenas das escolas municipais... O que significa CHOQUE DE EDUCAÇÃO?
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À LUZ DAS DIFERENÇAS... FRENTES DE TRABALHO...
Infraestrutura – acesso, acessibilidade, matricula Humano – pessoas, formação continuada, estudo, interativo, plano de carreira e valorização Pedagógico – ensino e aprendizagem, currículo e avaliação DIMENSAO SOCIAL E CULTURAL – À LUZ DAS DIFERENÇAS...
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Passa pela atenção às diferenças
CHOQUE NA EDUCAÇÃO... SÓ SE FOR PARA VALER... Passa pela atenção às diferenças para ser de qualidade
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