A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A ESCOLA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A CONSTRUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO E ACESSIBILIDADE Uberlândia - agosto de 2010.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A ESCOLA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A CONSTRUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO E ACESSIBILIDADE Uberlândia - agosto de 2010."— Transcrição da apresentação:

1 A ESCOLA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A CONSTRUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO E ACESSIBILIDADE
Uberlândia - agosto de 2010

2 De que lugar estamos falando?
O contexto é o da escola atenta às diferenças

3 A quem interessa? A TODOS...

4 ... POR QUE???

5 É a ÚNICA FORMA DE FAZER UMA ESCOLA DE QUALIDADE...
ESCOLA DE QUALIDADE, quem não quer?

6 O que é uma escola de qualidade?
escola aberta: ativa e interativa - ambiente colaborativo que valoriza as diferenças - preocupação com ensino para todos e de boa qualidade - preocupação com a aprendizagem de qualidade: atividade individual ...

7 (...) trabalho contextualizado com significado e envolvimento dos alunos - ambiente afetivo e com relações estabelecidas no respeito mútuo - transformações na organização do tempo, do espaço e das atividades Transformações no processo de avaliação…

8 - professores pesquisadores e mediadores do conhecimento
(...) - professores pesquisadores e mediadores do conhecimento - garantia de oferta de atendimento especializado às diferenças.

9 Portanto ... A ESCOLA DE QUALIDADE?
Está atenta às diferenças; Transforma suas práticas, enriquece seu currículo, seus espaços, tempos..linguagens, processo de avaliação, os professores estudam Quer aprendizagem.... oferece AEE Enxerga cada pessoa como gente, e atende cada perfil

10 entendeu que as diferenças existem,
Esta escola ... Esta escola entendeu que as diferenças existem, são de verdade, são algo positivo e enriquecedor e trabalha com elas, a partir delas...

11 O que é uma escola inclusiva?
escola aberta: ativa e interativa - ambiente colaborativo que valoriza as diferenças - preocupação com ensino para todos e de boa qualidade - preocupação com a aprendizagem de qualidade: atividade individual ...

12 (...) trabalho contextualizado com significado e envolvimento dos alunos - ambiente afetivo e com relações estabelecidas no respeito mútuo - transformações na organização do tempo, do espaço e das atividades Transformações no processo de avaliação…

13 - professores pesquisadores e mediadores do conhecimento
(...) - professores pesquisadores e mediadores do conhecimento - garantia de oferta de atendimento especializado às diferenças.

14 PORTANTO, A ESCOLA INCLUSIVA?
Está atenta às diferenças; Transforma suas práticas, enriquece seu currículo, seus espaços, tempos..linguagens, avaliação, os professores estudam Quer aprendizagem.... oferece AEE Enxerga cada pessoa como gente, e atende cada perfil

15 ESCOLA DE QUALIDADE = ESCOLA INCLUSIVA
PORTANTO... ESCOLA DE QUALIDADE = ESCOLA INCLUSIVA

16 (Cartilha da Procuradoria Federal)
... “A transformação da escola não é, portanto, uma mera exigência da inclusão escolar de pessoas com deficiência e/ou dificuldades de aprendizado. Ela deve ser encarada como um compromisso inadiável das escolas, que terá a INCLUSÃO COMO CONSEQUÊNCIA” (Cartilha da Procuradoria Federal)

17 Bases Legais Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva – MEC/SEESP/2008; Decreto 6571/2008 que dispõe sobre o atendimento educacional especializado; Resolução nº 4 /2009 (CNE/CEB) - Diretrizes Operacionais da Educação Especial para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica; Convenção sobre os Direitos das Pessoas com deficiência – ONU/2006.

18 Questiona a escola para que ela se modernize;
A INCLUSÃO... Questiona a escola para que ela se modernize; Atenda aos alunos em suas especificidades, sem cair nas teias da educação especial no viés conservador; Não ofereça ensino diferenciado para alguns, mas um ensino diferente para todos…

19 O GESTOR PRECISA TER ESTA CLAREZA:
PRECISA ENTENDER O QUE É UMA ESCOLA DE QUALIDADE... O QUE É UMA ESCOLA ATENTA ÀS DIFERENÇAS...

20 SE É GESTOR PÚBLICO... ESCOLA VAI SER PARA TODOS
A RESPONSABILIDADE E O COMPROMISSO DO GESTOR...

21 ESCOLA PÚBLICA... 8 EM CADA 10 alunos estudam em escola pública no Brasil (PNAD- 2008) 80% do Brasil que você quer está sendo gestado na escola pública

22 É PRECISO LIMPAR ALGUMAS CONTRADIÇÕES...
Como é que se pode justificar uma escola para todos, democrática e cidadã, que não admite a inclusão? ...mas no PPP da escola...

23 OU AINDA... decretar que uma ou algumas das escolas da respectiva rede são inclusivas, e as outras não são. Como é possível escolher algumas das escolas, como referência? É possível ter cidadania em uma e não em outra? É prá valer, ou não? É a mesma coisa que advogar que é possível ter meia ética? Meia cidadania?

24 LIMPAR CONTRADIÇÕES, PARA TER UM RUMO...
OPERACIONALIZAR É PRECISO... CHAÕ CONCRETO= MUNICIPIO PME: Significado e elaboração

25 Organizar sistemas educacionais inclusivos:
Promoção do acesso, participação e aprendizagem de todos os alunos Identicação da demanda de acesso à escola Eliminação de barreiras que se interpõem impedindo ou limitando o acesso e permanência na escola; organização e a disponibilização de recursos e serviços, bem como a oferta do Atendimento Educacional Especializado ; (...)

26 Formação continuada dos professores Promoção do trabalho colaborativo
(...) Monitoramento e avaliação do processo de acesso, permanência e aprendizagem de todos os alunos Formação continuada dos professores Promoção do trabalho colaborativo Participação da família e segmentos da comunidade

27 ENTENDER QUE A PROPOSTA NÃO É SÓ DAS ESCOLAS MUNICIPAIS
Proposta é da cidade... Não apenas das escolas municipais... O que significa CHOQUE DE EDUCAÇÃO? 

28 À LUZ DAS DIFERENÇAS... FRENTES DE TRABALHO...
Infraestrutura – acesso, acessibilidade, matricula Humano – pessoas, formação continuada, estudo, interativo, plano de carreira e valorização Pedagógico – ensino e aprendizagem, currículo e avaliação DIMENSAO SOCIAL E CULTURAL –   À LUZ DAS DIFERENÇAS...

29 Passa pela atenção às diferenças
CHOQUE NA EDUCAÇÃO... SÓ SE FOR PARA VALER... Passa pela atenção às diferenças para ser de qualidade

30


Carregar ppt "A ESCOLA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A CONSTRUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO E ACESSIBILIDADE Uberlândia - agosto de 2010."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google