Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Administração de Marketing
Capítulo 1 Marketing no Século XXI Administração de Marketing Décima Edição Philip Kotler
2
Objetivos Organização do curso Tarefas de marketing
Principais conceitos e ferramentas de marketing Orientações da empresa para o mercado Respostas do marketing a novos desafios
3
Organização do Texto/Curso
Parte 1 - Administração de Marketing Parte 2 - Análise das Oportunidades de Mercado Parte 3 - Desenvolvimento de Estratégias de Marketing Parte 4 - Decisões de Marketing Parte 5 - Gerência e Execução de Programas de Marketing
4
Definição de Marketing
Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros. - Philip Kotler (p. 30)
5
Necessidades, Desejos e Demandas
Conceitos Essenciais Mercados-alvo & Segmentação Necessidades, Desejos e Demandas Produto ou Oferta Valor e Satisfação Troca e Transações Relacionamentos e Redes Canais de Marketing Cadeia de Suprimento Concorrência Ambiente de Marketing
6
Sistema Simples de Marketing
Comunicação Setor (conjunto de vendedores) Mercado compradores) Bens/Serviços Dinheiro Informação
7
Estrutura de Fluxos Mercados de Recursos Mercados Governamentais
Dinheiro Impostos Impostos, bens Serviços, dinheiro Impostos, bens Mercados Governamentais Serviços, dinheiro Serviços Mercados Produtores Mercados Consumidores Intermediários Bens e serviços Dinheiro
8
Os Quatro Ps Os Quatro Cs Mix de Marketing Produto Praça Promoção
Preço Conve- niência Cliente (Solução para o) Custo (para o Cliente) Comunicação
9
Orientações da Empresa para o Mercado
Consumidores preferem produtos baratos e facilmente disponíveis Produção Consumidores preferem produtos inovadores e com melhor qualidade e desempenho Produto Consumidores só compram produtos que a empresa vende/promove agressivamente Vendas Concentra-se nas necessidades/ desejos do mercado-alvo e em fornecer maior valor que a concorrência Marketing
10
Valor Fornecido ao Cliente
Fábrica Produtos Vendas e Promoção Lucros pelo volume de vendas Início Foco Meios Fins (a) Orientação de vendas Mercado- alvo Marketing integrado Lucros pela satisf. do cliente Necessidades dos clientes (b) Orientação de marketing
11
Organograma Tradicional
Alta Administração Gerência de Nível Médio Profissionais de Linha-de-Frente Clientes
12
Organograma de Empresa Orientada para o Cliente
Clientes Pessoal de linha-de-frente Clientes Gerência de nível médio Alta adminis- tração
13
Evolução da Visão do Papel do Marketing
b. Marketing como a função mais importante Finanças Recursos humanos Marketing Produção a. Marketing como uma função igual às outras Finanças Produção Marketing Recursos humanos
14
Evolução da Visão do Papel do Marketing
c. Marketing como a principal função Marketing Finanças Recursos Humanos Produção d. O cliente como a função controladora Cliente Recursos Humanos Financeiro Produção Marketing
15
Evolução da Visão do Papel do Marketing
e. O cliente como a função controladora e o marketing como a função integradora Cliente Marketing Produção Recursos Humanos Finanças
16
Revisão Organização do curso Tarefas de marketing
Principais conceitos e ferramentas de marketing Orientações da empresa para o mercado Respostas do marketing a novos desafios
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.