A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Alex.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Alex."— Transcrição da apresentação:

1 E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Alex Lennon de Souza Acadêmicos(as): Heloise Amorim, Jessica A. Hoffmann, Larrisa F. Foppa, Suzana Baron CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE

2 SUMÁRIO 1. Cronograma 2. Introdução 3. Processo de Investigação 4. Análise dos Resultados Alcançados 5. Referências

3 CRONOGRAMA DOS MESES DE FEVEREIRO E MARÇO

4 INTRODUÇÃO A formação do mês de março do programa PIBID, realizada pela coordenadora de área, teve por finalidade a apresentação do programa aos novos integrantes, a qualificação do portfólio e do planejamento semestral e a estruturação do projeto e do subprojeto da pedagogia. A relevância desta formação encontra-se no aprofundamento e na qualificação de conceitos relacionados ao tema do Projeto Alfabetização e Letramento, visando o efetivo entendimento do programa e sua melhor realização. A formação foi realizada de forma expositiva e dialogada.

5 PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO F ormação e orientação (dois momentos): 1- A coordenadora de área, por meio de uma aula expositiva e dialogada, apresentou alguns aportes teóricos que fundamentam o projeto PIBID e expôs a importância da docência (mesmo em um mundo tecnológico) e a permanência das suas representações. 2- Produção e qualificação do portfólio do mês de março.

6 Com o desenvolvimento das atividades do mês de março, os integrantes do PIBID alcançaram uma maior compreensão acerca do trabalho a ser desenvolvido e os objetivos a serem alcançados no programa. Houve, ainda, uma reflexão sobre a docência e a profissão professor, que permitiu aos presentes pensar e repensar o papel da docência em nossa sociedade. Ademais, foi realizado um momento de qualificação para o enfrentamento de desafios, tão comuns nas relações humanas. Por fim, aconteceu a apresentação entre supervisores de escola e as bolsistas do PIBID, e o início da produção do primeiro portfólio do programa. ANÁLISE DOS RESULTADOS ALCANÇADOS

7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS NÓVOA, A. (coord.). Os Professores e sua Formação. Coleção Temas da educação. 2. ed. Lisboa: Nova Enciclopédia, 1995. PICOLLI, Luciana; CAMINI, Patricia. Práticas pedagógicas em alfabetização: espaço, tempo e corporeidade. Porto Alegre: Edelbra, 2012.


Carregar ppt "E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Alex."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google