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PublicouSarah Eger Cunha Alterado mais de 9 anos atrás
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Ferramentas de Gestão Ciclo PDCA,BSC, Benchmark e SWOT
Prof. MSc. Cláudio Cabral
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Ciclo PDCA O ciclo PDCA , ciclo de Shewhart ou ciclo de Deming , foi introduzido no Japão após a guerra, idealizado por Shewhart, na década de 20, e divulgado por Deming, em 1950, quem efetivamente o aplicou. O ciclo de Deming tem por princípio tornar mais claros e ágeis os processos envolvidos na execução da gestão, como, por exemplo, na gestão da qualidade , dividindo-a em quatro principais passos.
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PDCA O PDCA é aplicado principalmente nas normas de sistemas de gestão e deve ser utilizado em qualquer empresa de forma a garantir o sucesso nos negócios, independentemente da área ou departamento ( vendas , compras , engenharia , etc...).
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PDCA O ciclo começa pelo planejamento, em seguida a ação ou conjunto de ações planejadas são executadas, checa-se o que foi feito, se estava de acordo com o planejado, constantemente e repetidamente (ciclicamente) e toma-se uma ação para eliminar ou ao menos mitigar defeitos no produto ou na execução.
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PDCA- Passos Os passos são os seguintes: Plan (planejamento) : estabelecer missão, visão, objetivos (metas), procedimentos e processos (metodologias) necessárias para atingir os resultados. Do (execução) : realizar, executar as atividades.
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PDCA- Passos Check (verificação) : monitorar e avaliar periodicamente os resultados, avaliar processos e resultados, confrontando-os com o planejado, consolidando as informações, eventualmente confeccionando relatórios. Act (ação) : Agir de acordo com o avaliado e de acordo com os relatórios,determinar e confeccionar novos planos de ação, de forma a melhorar a qualidade, eficiência e eficácia , aprimorando a execução.
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PDCA- Figura do Ciclo
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PDCA- Planejar Passo 1: PLANEJAR (PLAN)
Temos três pontos importantes para considerar: a) Estabelecer os objetivos, sobre os itens de controle; b) Estabelecer o caminho para atingi- los; c) Decidir quais os métodos a serem usados para consegui-los.
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PDCA- Planejar Após definidas estas metas e os objetivos, deve-se estabelecer uma metodologia adequada para atingir os resultados. Há dois tipos de metas: Metas para manter; Metas para melhorar;
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PDCA- Planejar Metas para manter
Exemplos de metas para manter : Estas metas podem também ser chamadas de "metas padrão". Teríamos, então, qualidade padrão, custo padrão, prazo padrão, etc. O plano para se atingir a meta padrão é o Procedimento Operacional Padrão (POP) . O conjunto de procedimentos operacionais padrão é o próprio planejamento operacional da empresa. O PDCA é utilizado para atingir metas padrão, ou para manter os resultados num certo nível desejado, pode então ser chamado de SDCA (S de standard).
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PDCA-Planejar Metas para melhorar
Exemplos de metas para melhorar : Reduzir o desperdício em 100 unidades para 90 unidades em um mês ou Aumentar a produtividade em 15% até dezembro. De modo a atingir novas metas ou novos resultados, a "maneira de trabalhar" deve ser modificada; por exemplo, uma ação possível seria modificar os Procedimentos Operacionais Padrão .
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PDCA- Do (agir/fazer) Passo 2: EXECUTAR O PLANO (DO)
Neste passo pode ser abordado em três pontos importantes: a) Treinar no trabalho o método a ser empregado; b) Executar o método; c) Coletar os dados para verificação do processo; Neste passo devem ser executadas as tarefas exatamente como estão previstas nos planos.
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PDCA- Check (Verificar)
Passo 3: VERIFICAR OS RESULTADOS (CHECK) Neste passo, verificamos o processo e avaliamos os resultados obtidos: a) Verificar se o trabalho está sendo realizado de acordo com o padrão; b) Verificar se os valores medidos variaram, e comparar os resultados com o padrão; c) Verificar se os itens de controle correspondem com os valores dos objetivos.
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PDCA- Act (Ações Corretivas)
Passo 4: FAZER AÇÕES CORRETIVAS (ACT) Tomar ações baseadas nos resultados apresentados no passo 3; a) Se o trabalho desviar do padrão, tomar ações para corrigir estes; b) Se um resultado estiver fora do padrão, investigar as causas e tomar ações para prevenir e corrigi-lo; c) Melhorar o sistema de trabalho e o método.
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PDCA- Ciclo para Melhorias
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PDCA- Lembretes importantes
A melhoria contínua ocorre quanto mais vezes for executado o Ciclo PDCA, e otimiza a execução dos processos, possibilita a redução de custos e o aumento da produtividade. A aplicação do Ciclo PDCA a todas as fases do projeto leva ao aperfeiçoamento e ajustamento do caminho que o empreendimento deve seguir; As melhorias também podem ser aplicadas aos processos considerados satisfatórios; e As melhorias gradativas e contínuas agregam valor ao projeto e asseguram a satisfação dos clientes.
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BSC- Balance Score Card
É uma ferramenta de controle estratégico que tem como objetivo interligar controles operacionais de curto prazo aos objetivos de longo prazo da estratégia da organização. É focado em quatro indicadores: Perspectiva do cliente, Processo internos, Perspectiva financeira Aprendizado e crescimento/inovação.
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Benchmark É um método que utiliza a comparação de determinados indicadores com outras empresas (reconhecidas pelo bom resultado na área analisada) de modo que se tenha uma perspectiva de nível de desempenho na área analisada.
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Benchmark Interno – compara áreas da própria empresa.
Benchmark- Tipos Benchmark Interno – compara áreas da própria empresa. Benchmark Competitivo- comparações entre a empresa e seus concorrentes diretos. Benchmark Funcional- comparações entre a empresa e outras, independente do ramo de negócio.
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Benchmark- Etapas do processo
Planejamento : formar equipe, identificar aspectos críticos, identificar práticas de referência, determinar tipo de coleta de dados (entrevista, questionário); Coleta e Análise de Dados: coletar dados internos, coletar dados externos, analisar as diferenças de desempenho e identificar as causas de diferença de desempenho. Implementação: fixar metas de desempenho, desenvolver e implementar ações para se atingir as metas.
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SWOT – Strengths, Weakness, Opportunities, Threats FOFA – Forças, Fraquezas, Oportunidades, Ameaças
É um método para conhecer melhor e planejar o futuro; É uma ferramenta para analisar uma organização e seu entorno; É uma ferramenta para contextualizar em nível local, regional, nacional e internacional a posição da organização; É um método para conhecer a posição de partida antes de definir uma estratégia de atuação.
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SWOT – Strengths, Weakness, Opportunities, Threats FOFA – Forças, Fraquezas, Oportunidades, Ameaças
Forças: Competências, recursos, posição alcançada, vantagem competitiva; Fraquezas: Aspectos que limitam ou reduzem a capacidade de desenvolvimento e competitividade; Oportunidades: Aspectos externos que podem oferecer de algum modo uma vantagem competitiva; Ameaças: Aspectos externos que podem impedir ou limitar a implantação de uma estratégia, reduzir mercado/clientes ou rentabilidade.
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Propor estratégias de ação.
SWOT – Strengths, Weakness, Opportunities, Threats FOFA – Forças, Fraquezas, Oportunidades, Ameaças Realizar um brain storm (tempestade de idéias)para elaborar uma lista das oportunidades e ameaças e priorizá-las; Realizar um brain storm para elaborar uma lista das forças e fraquezas; Criar uma matriz síntese selecionando forças a consolidar, fraquezas a superar, oportunidades a aproveitar e ameaças a evitar; Propor estratégias de ação.
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Matriz SWOT Fatores Internos
SWOT – Strengths, Weakness, Opportunities, Threats FOFA – Forças, Fraquezas, Oportunidades, Ameaças Pontos Fortes/ Forças Oportunidades Fatores Internos Matriz SWOT Pontos Fracos/ Fraquezas Ameaças Características Oportunidades Ameaças Pontos Fortes A A1 B B1 Pontos Fracos C C1 D D1
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Exercícios Faça o Ciclo PDCA de um processo de trabalho de uma área de sua empresa; Faça a matriz SWOT de sua empresa. Indique pelo menos 03 (três) fatores para cada critério (Força, Fraqueza, Oportunidade e Ameaça) da matriz.
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Obrigado Até a próxima aula
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