Iride Marcatto iride@marcattofortinox.com.br 11 86113756 EMPREENDEDORISMO Iride Marcatto iride@marcattofortinox.com.br 11 86113756.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Iride Marcatto iride@marcattofortinox.com.br 11 86113756 EMPREENDEDORISMO Iride Marcatto iride@marcattofortinox.com.br 11 86113756."— Transcrição da apresentação:

1 Iride Marcatto iride@marcattofortinox.com.br 11 86113756
EMPREENDEDORISMO Iride Marcatto

2 O que é empreendedorismo?
Empreendedorismo é o ato de criar e gerenciar um negócio, assumindo riscos em busca de lucro. SEBRAE/SP “Um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões “. FILION

3 Empreendedorismo + Inovação
= Prosperidade

4 O “velho” modelo econômico (a era da manufatura)
Dirigido pelos modelos clássicos Recursos escassos eram materiais raros Força de trabalho (poder dos músculos) Retornos pequenos Economias de escala Barreiras de entrada Ativos físicos Sobrevivência dos maiores

5 O “novo” modelo econômico (a era da inovação empreendedora)
Dirigido por novos modelos de negócios Recursos escassos são imaginação e conhecimento Retornos maiores Baixas barreiras de entrada Ativos intelectuais Poder do conhecimento Sobrevivência dos mais rápidos

6 Mobilidade Social e Empreendedorismo
Números da mobilidade 82% dos milionários brasileiros construíram a própria fortuna 66% das empresas privadas que estavam na lista das 50 maiores de Exame há 30 anos desapareceram do ranking 30% das fortunas brasileiras são ligadas ao agronegócio 200% foi o aumento do número de pessoas que compraram carros na Região Norte, conhecida pelo seu histórico atraso, nos últimos 15 anos 8% foi o aumento do número de milionários no Brasil num período de dois anos 65% foi o aumento da renda per capita na Região Centro-Oeste nos últimos 15 anos Fontes: IBGE, Ministério da Agricultura, USP e Inpe, Revista Exame (out/2004)

7 Este Infográfico traz de forma resumida alguns dados sobre o perfil de atuais empreendedores dos EUA.

8 Lista completa das Empresas do Ano das Melhores e Maiores do Brasil:
1974 – Metal Leve (Metalúrgica) 1975 – Companhia Brasileira de Tratores. Fechou em 1994. 1976 – Conforja (forjaria). Mudou o nome para Uniforja depois de crises de gestão. 1977 – Andrade Gutierrez (construtora) 1978 – Guararapes Confecções. Hoje possui as lojas Riachuelo. 1979 – Nestlé (alimentos)

9 Lista completa das Empresas do Ano das Melhores e Maiores do Brasil:
1980 – Metal Leve. Em 1996 a empresa foi vendida para a alemã Mahle. 1982 – Duratex 1982 – Alpargatas (das sandálias Havaianas, encerados locomotiva e colchas Madrigal) 1983 – CBA Votorantim (Cia. Brasileira de Alumínio) 1984 – Consul-Brasmotor. Anos depois as marcas Consul e Brastemp formariam a Multibrás. 1985 – Sid-Sharp. Seu presidente, Mathias Machline, morreu em 1994 e o grupo definhou.

10 Lista completa das Empresas do Ano das Melhores e Maiores do Brasil:
1986 – Mesbla. Foi à falência em 1999. 1987 – Rhodia (petroquímica) 1988 – Santista (conglomerado de empresas químicas, seguros e confecções). 1989 – Gessy Lever (alimentos) 1990 – Elizabeth (indústria têxtil, hoje grupo Vicunha) 1991 – Brahma (cervejaria), hoje um grupo multinacional englobando a antiga rival Antárctica. 1992 – Método Engenharia (construtora)

11 Lista completa das Empresas do Ano das Melhores e Maiores do Brasil:
1993 – Fiat (automóveis) Embraco (compressores) 1995 – Usiminas (siderurgia). Quatro anos após a privatização torna-se bem sucedida. 1996 – Semp Toshiba (eletrodomésticos) 1997 – TAM (empresa aérea) 1998 – Natura (cosméticos) 1999 – Embraer (aviões). Privatizada em péssimas condições em 1994 tornou-se uma das grandes construtoras de aviões do mundo.

12 Lista completa das Empresas do Ano das Melhores e Maiores do Brasil:
1999 – Embraer (aviões). Privatizada em péssimas condições em 1994 tornou-se uma das grandes construtoras de aviões do mundo. 2000 – Cimento Votorantim. 2001 – CSN (Companhia Siderúrgica Nacional). Oito anos após sua privatização a empresa torna-se um modelo global. 2002 – Nestlé 2003 – Mahle Metal Leve 2004 – GOL

13 Lista completa das Empresas do Ano das Melhores e Maiores do Brasil:
2005 – MBR/Vale 2006 – Alpargatas (segunda vez, a 1ª em 1982) 2007 – Santa Elisa 2008 – Fiat (segunda vez, a 1ª em 1993) Natura (segunda vez, a 1ª em 1998) Hering  Fonte: Exame Melhores & Maiores Julho 2008, p. 136/137; edições 2009 e 2010.

14 Iniciativas começam a aumentar...
Empretec (SEBRAE) Brasil Empreendedor Começa a haver a figura do capitalista de risco Crescimento das incubadoras de empresas tradicionais, tecnológicas e mistas Ensino de empreendedorismo nas universidades Entidades de apoio (Sebrae, Endeavor, Instituto Empreendedor do Ano da Ernst & Young...) Alternativas de financiamento: Fapesp, Finep, Vcs...(Venture Capitalists) Crescimento de franquias

15 Fatores associados com maiores níveis de atividade empreendedora (GEM)
Percepção da oportunidade Fatores sociais e culturais Educação (segundo grau e universitário) Participação das mulheres Experiência Suporte financeiro para start-ups

16 Peculiaridades Brasileiras
4º. lugar dos empreendimentos por necessidade (+6 milhões de pessoas) 66% dos empreendedores investiram menos de R$ 10 mil 22% desembolsaram menos de R$ 2mil 22% conseguiram alocar valores mais robustos (acima de R$ 20 mil) 27% dos empreendedores iniciais e 20% dos negócios estabelecidos atuam no setor de alimentação. Outros destaques: vestuário e confecções 82,3% dos empreendedores iniciais não oferecem novidades 85,7% de empreendedores estabelecidos não oferecem novidades

17 Prazo para abertura de uma empresa
5 meses... em São Paulo

18 Razões para criar uma empresa (Sebrae, 1999-2003 in SP)
33% encontrou uma oportunidade 30% queriam ter a própria empresa (autonomia) 14% queria ganhar mais $$ 11% clientes pediram (legalização) 9% desemprego 3% outro

19 De onde vem o $$? Próprio/família Contrato c/ fornecedores Bancos
Cartão de crédito Amigos Outros

20 Sobrevivência de empresas em SP (Sebrae, 2004)

21 Sobrevivência/Mortalidade de empresas no Brasil - (Sebrae, 2007)

22 Porque muitas empresas não sobrevivem?

23 O que eles não sabiam… Uma equipe treinada/qualificada é importante
Quem são seus clientes (e quantos) Número de competidores Localização é importante Questões legais Informações de fornecedores Valor do investimento inicial

24 O que é importante para sobreviver*
*Questão feita aos que quebraram/fecharam a empresa 33% planejamento prévio 25% suporte do governo e leis específicas para as PMEs 19% melhorar desenvolvimento econômico do país 15% boa gestão desde o início 5% evitar misturar questões pessoais com a empresa 3% outro

25 Porque eles quebraram…
*Questão feita aos que quebraram/fecharam a empresa 25% falta de capital 19% não tinha clientes ou tinha maus clientes (inadimplência) 11% problemas de planejamento ou falta dele 11% questões pessoais 9% problemas de sociedade 7% problemas legais 6% competidores fortes 6% não tinha lucros 2% altos impostos 10% outro

26 O que poderia evitar o fechamento…
*Questão feita aos que quebraram/fecharam a empresa 31% menos impostos 31% ter acesso a suporte e consultoria 30% crescimento econômico 19% acesso a empréstimos bancários 10% outros tipos de ajuda 3% não sabe 17% nada

27 Principais Recomendações
Trabalhar perfil empreendedor Plano de negócios (antes, na abertura, e depois) Gestão profissional Suporte do governo / crescimento econômico Criar condições para oferecer alternativas de investimento (angel investing, venture capital…)

28 O empreendedor “O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente através da introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização, ou pela exploração de novos recursos e materiais” Joseph Schumpeter (1949) “É aquele que faz acontecer, se antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização” José Dornelas (2001)

29 Empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos
O empreendedor é aquele que percebe uma oportunidade e cria meios (nova empresa, área de negócio, etc.) para persegui-la. O processo empreendedor envolve todas as funções, ações, e atividades associadas com a percepção de oportunidades e a criação de meios para persegui-las.

30 O empreendedor Em qualquer definição de empreendedorismo encontram-se, pelo menos, os seguintes aspectos referentes ao empreendedor: Iniciativa para criar/inovar e paixão pelo o que faz Utiliza os recursos disponíveis de forma criativa transformando o ambiente social e econômico onde vive Aceita assumir os riscos e a possibilidade de fracassar

31 Quem é o empreendedor? Alta Inventor Empreendedor A grande maioria
Gerente, Administrador Criatividade e Inovação Baixa Habilidades gerenciais e know-how em business

32 explorar oportunidades
Empreendedores de sucesso dinamismo fazer a diferença equipe criatividade explorar oportunidades motivação networking visão risco organização planejamento conhecimento liderança design thinking inovação

33 Quem é o empreendedor? *Fonte: Dornelas, JCA. Empreendedorismo na Prática. Rio de Janeiro: Campus, 2007.

34 O que eles/elas buscam... Realização de seus sonhos

35 O SONHO “Matar o sonho é matarmo-nos. É mutilar a nossa alma. O sonho é o que temos de realmente nosso, de impenetravelmente e inexpugnavelmente nosso”. Fernando Pessoa

36 AINDA......O SONHO “Alguns homens vêem as coisas como são, e dizem ‘Por que?’. Eu sonho com as coisas que nunca foram e digo ‘Por que não?’” “Enquanto tiveres um desejo, terás uma razão para viver. A satisfação é a morte”. George Bernard Shaw “Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor”. Goethe

37 A OPORTUNIDADE “Um otimista vê uma oportunidade em cada calamidade. Um pessimista vê uma calamidade em cada oportunidade.” Wiston Churchill “Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida”. Provérbio chinês

38 A CRIATIVIDADE “Imaginar é o princípio da criação. Nós imaginamos o que desejamos, queremos o que imaginamos e, finalmente, criamos aquilo que queremos”. George Bernard Shaw “A desobediência é uma virtude necessária à CRIATIVIDADE”. Raul Seixas

39 Ainda......CRIATIVIDADE ‘”O maior inimigo da criatividade é o bom senso”. Pablo Picasso “Você tem que criar a confusão sistematicamente, isso liberta a criatividade. Tudo o que é contraditório cria vida”. Salvador Dali

40 Ainda..... Calvin: "Não se pode abrir a criatividade como uma torneira, você tem que estar no pique certo." Haroldo: "E que pique é esse?" Calvin: "Pânico do último minuto“ Calvin e Haroldo

41 A IDÉIA “A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original”. “Se, a princípio, a idéia não é absurda, então não há esperança para ela”. Albert Einstein “Nada é tão poderoso no mundo como uma idéia cuja oportunidade chegou”. Victor Hugo

42 O MEDO “Não devemos ter medo dos confrontos. Até os planetas se chocam, e do caos nascem as estrelas”. Charles Chaplin “O medo tem alguma utilidade, mas a covardia não”. Mahatma Ghandi “O único homem que nunca comete erros é aquele que nunca faz coisa alguma”. F. D. Roosevelt

43 O FRACASSO “O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder entusiasmo”. Wiston Churchill “O fracasso é a oportunidade de começar de novo com mais inteligência e redobrada vontade”. Henry Ford

44 A EXPERIÊNCIA “A teoria sempre acaba, mais cedo ou mais tarde, assassinada pela experiência.” Albert Einstein “A experiência é uma lanterna dependurada nas costas que apenas ilumina o caminho já percorrido.” Confúcio

45 Ainda...EXPERIÊNCIA “Existirá alguém tão esperto que aprenda pela experiência dos outros?” Voltaire “A sabedoria dos homens é proporcional não à sua experiência mas à sua capacidade de adquirir experiência”. George Bernard Shaw

46 O CONHECIMENTO “Todo o conhecimento genuíno tem origem na experiência direta”. Mao Tse-Tung “A coisa mais indispensável a um homem é reconhecer o uso que deve fazer do seu próprio conhecimento”. Platão “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”. Cora Coralina

47 A RACIONALIDADE “O homem razoável se adapta ao mundo; o irascível tenta adaptar o mundo a si próprio. Assim, o progresso depende do homem irascível.” George Bernard Shaw

48 A DETERMINAÇÃO “As pessoas que sobem neste mundo são as pessoas que se levantam e procuram o que querem, e que, se não o encontrarem, fazem-no”. “Quando eu era moço observei que nove das dez coisas que eu fazia fracassavam. Como não desejava fracassar, eu trabalhava dez vezes mais”. George Bernard Shaw

49 O SUCESSO “O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário”. Albert Einstein “O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder entusiasmo”. Wiston Churchill “Uma paixão forte por qualquer objeto assegurará o sucesso, porque o desejo pelo objetivo mostrará os meios”. Willian Hazlitt

50 A PAIXÃO “A paixão torna-se uma força quando encontra saída no trabalho dos nossos braços, na perícia da nossa mão ou na atividade criadora do nosso espírito”. George Eliot “Sem paixão não dá nem pra chupar um picolé”. Nelson Rodrigues

51 Sempre haverá um momento em que a porta se abrirá e deixará o futuro entrar! (Graham Greene)

52 Encontrando oportunidades
CAPACITE-SE Ganhe experiência relevante no ramo Construa seus contatos profissionais (network) Saiba onde detectar oportunidades Leia tudo e de tudo, converse com todos Boas oportunidades são difíceis de encontrar, seja paciente!

53 Sorte? Em empreendedorismo sorte é o encontro da preparação com a oportunidade!

54 MUITO OBRIGADA PELA OPORTUNIDADE
E AGORA? Agora é hora de sonhar, aquele sonho bom que a gente sonha acordado......DEPOIS bem, não dá para ficar só no sonho, se estiver apaixonado (a) melhor começar a planejar pois como disse Thomas A. Edson “Boa sorte é o que acontece quando a oportunidade encontra o planejamento”. MUITO OBRIGADA PELA OPORTUNIDADE Iride Marcatto

55 3° SETOR Aliança Empreendedora – São Paulo Praça Ramos de Azevedo, 209 – conjunto 43 Centro – São Paulo – SP CEP Telefone / Fax – (11)

56 3° SETOR http://botaprafazer.wordpress.com/

57 Design thinking ????? http://www.youtube.com/watch?v=T0YHs4zdcIQ

58 Bibliografia recomendada
BARBOSA, Lívia. Igualdade e meritocracia: A ética do desempenho nas sociedades modernas. Rio de janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1999. DOLABELA, F. Oficina do Empreendedor. Rio de Janeiro: Sextante, 2008. DOLABELA, F. O segredo de Luíza. Rio de Janeiro: Sextante, 2008. DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2001. DRUCKER, P. F. Inovação e espírito empreendedor. 2ed. São Paulo: Pioneira, 1987. PAVANI, C.; DEUTSCHER, J. A.; LOPES, S. M. Plano de negócios – Planejando o sucesso de seu empreendimento. Lexikom, 1998. PEREIRA, H. J.; SANTOS, S. A. Criando seu próprio negócio. Brasília: SEBRAE, 1995. PREDEBEON, J. Criatividade: Abrindo o lado inovador da mente. São Paulo: atlas, 1997. FONTES: ftp://ftp.sebrae-sc.com.br/GEM_2009.pdf


Carregar ppt "Iride Marcatto iride@marcattofortinox.com.br 11 86113756 EMPREENDEDORISMO Iride Marcatto iride@marcattofortinox.com.br 11 86113756."
Anúncios Google