A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FIM DE FUNCIONAMENTO DE UMA ORGANIZAÇÃO  PARA ONDE VÃO AS INFORMAÇÕES?  EXISTE UM ASPECTO LEGAL QUE DEVE SER CONSIDERADO  RESPONSABILIDADE DA ÁREA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FIM DE FUNCIONAMENTO DE UMA ORGANIZAÇÃO  PARA ONDE VÃO AS INFORMAÇÕES?  EXISTE UM ASPECTO LEGAL QUE DEVE SER CONSIDERADO  RESPONSABILIDADE DA ÁREA."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 FIM DE FUNCIONAMENTO DE UMA ORGANIZAÇÃO  PARA ONDE VÃO AS INFORMAÇÕES?  EXISTE UM ASPECTO LEGAL QUE DEVE SER CONSIDERADO  RESPONSABILIDADE DA ÁREA JURÍDICA E FINANCEIRA  PEQUENO ENVOLVIMENTO DA ÁREA DE SEGURANÇA  ATUA COMO UMA “FACILITADORA”  DEFINE “COMO” SERÃO TRATADAS AS INFORMAÇÕES

4 FIM DE FUNCIONAMENTO DE UMA ORGANIZAÇÃO  PASSOS A SEREM SEGUIDOS: 1.IDENTIFICAR AS ÁREAS CHAVES E AS PESSOAS CHAVES ÁREAS QUE POSSUEM BLOCOS DE INFORMAÇÃO SEGUIR O ORGANOGRAMA? 2.EXPLICAR QUE AS PESSOAS DAS ÁREAS É QUEM SABEM O QUE PODE SER FEITO COM A INFORMAÇÃO NÓS NÃO TEMOS UMA SOLUÇÃO MILAGROSA 3.CONSIDERAR O CLIMA ORGANIZACIONAL SENTIMENTOS PELO FIM DE UMA ORGANIZAÇÃO RENDIMENTO MAIS LENTO QUE O NORMAL

5 FIM DE FUNCIONAMENTO DE UMA ORGANIZAÇÃO  PASSOS A SEREM SEGUIDOS (CONTINUAÇÃO): 4.DEFINIR OS ASPECTOS QUE DEVEM SER CONSIDERADOS 4.CADA ÁREA SE RESPONSABILIZA INDIVIDUALMENTE TIPO DE INFORMAÇÃO (GRUPO OU NATUREZA) MIDIA/AMBIENTE REQUISITOS LEGAIS (INFORMAÇÃO ESTÁ PROTEGIDA LEGALMENTE?) EX.: GRAVACOES DE CALLCENTER TEMPO DE GUARDA PARA REQUISITOS LEGAIS TEMPO DE GUARDA PARA REQUISITOS DA CORPORAÇÃO TEMPO EXIGIDO PARA RECUPERAÇÃO

6 FIM DE FUNCIONAMENTO DE UMA ORGANIZAÇÃO  PASSOS A SEREM SEGUIDOS (CONTINUAÇÃO): 5.SUBMETER O LEVANTAMENTO A UM GRUPO DECISOR 1 DA ÁREA JURÍDICA 1 DA ÁREA FINANCEIRA 1 DA ÁREA DE TECNOLOGIA 1 EXECUTIVO QUE RESPONDE LEGALMENTE 6.DOCUMENTAR A DECISÃO AÇÕES NECESSÁRIAS AÇÕES ADEQUADAS AÇÕES ÉTICAS 7.IMPLEMENTAR

7 FIM DE FUNCIONAMENTO DE UMA ORGANIZAÇÃO  PASSOS A SEREM SEGUIDOS (CONTINUAÇÃO): 7.IMPLEMENTAR CONSEGUIR OS RECURSOS NECESSÁRIOS COMPLICADOR: PESSOAS SE DESLIGANDO

8

9 ASPECTOS SÓCIO-TÉCNICOS DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO  INTRODUÇÃO “A segurança em sistemas de informação deve contemplar não apenas os aspectos técnicos. Os aspectos sociais referentes ao ambiente da organização e referentes às pessoas também têm sua importância e devem ser consideradas. Pelo fato de historicamente a segurança da informação ter iniciado a partir da área técnica de PD, os aspectos sociais da organização e das pessoas têm sido deixados de lado”

10 ASPECTOS SÓCIO-TÉCNICOS DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO  DEFINIÇÕES ASPECTOS SOCIAIS Aspectos relacionados fortemente às pessoas e ao ambiente em que as pessoas vivem e trabalham ASPECTOS TÉCNICOS Aspectos relacionados fortemente à TI e aos recursos de TI

11 ASPECTOS SÓCIO-TÉCNICOS DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO  PLANEJAMENTO DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO PARA IMPLEMENTAR UM PROCESSO DE SI É NECESSÁRIO UM PLANEJAMENTO A QUESTÃO(SI)É RICA EM ATIVIDADES OPERACIONAIS CERCADA DE FRAQUEZAS NECESSÁRIAS AÇÕES TÉCNICAS IMPORTANTES PLANEJAMENTO DEVE SER VALIDADO PELA ALTA ADMINISTRAÇÃO

12 ASPECTOS SÓCIO-TÉCNICOS DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO  IDEIAS QUE PROTEGEM A ESTRATÉGIA ESTAR ALINHADA COM A LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS DA ORGANIZAÇÃO CONSIDERAR AS INICIATIVAS DO NEGÓCIO DEFINIR A ESTRUTURA DA AREA DE SEGURANCA RECURSOS PROPRIOS OU TERCEIRIZACAO DEFINIR A FORMA DE ATUACAO SOMENTE O AMBIENTE CONVENCIONAL? SEG FISICA | ORIENTACAO DE ENG SOCIAL

13 ASPECTOS SÓCIO-TÉCNICOS DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO  ASPECTOS SOCIAIS REGULAMENTOS São políticas, normais e procedimentos que proporcionam a construção e a explicação daquilo que deve ser considerado como padrão de conduta. CULTURA ORGANIZACIONAL Construído ao longo do tempo. A política de SI deve considerar a cultura da corporação.

14 ASPECTOS SÓCIO-TÉCNICOS DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO  ASPECTOS SOCIAIS CLIMA ORGANIZACIONAL Será que as pessoas vão facilitar ou dificultar a implantação de um processo de SI? PROCESSO CONTINUO DE TREINAMENTO A organização possui uma cultura de treinamento e inovação? Isso tende a facilitar PROFISSIONALISMO Amadorismo na relação “empresa x funcionário” e “funcionário x funcionário” – Empresas Familiares

15 ASPECTOS SÓCIO-TÉCNICOS DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO  ASPECTOS TÉCNICOS ATUALIZAÇÃO DE TECNOLOGIA O processo de SI deve garantir o contínuo aprimoramento e a contínua atualização O FORNECEDOR DA SOLUÇÃO Empresa fica refém de um fornecedor ou provedor de recurso. Deve garantir a continuidade dos negócios. REQUISITOS DE SEGURANÇA DEVEM SER MANTIDOS Identificação; logs de acesso; backup;

16 ASPECTOS SÓCIO-TÉCNICOS DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO  CONCLUSÃO “A segurança para sistemas de informação não é uma atividade trivial, pois ela deve considerar tanto aspectos técnicos quanto os aspectos do ambiente da pessoa e do ambiente da organização. Cada um dos aspectos apresentados pode e deve ser subdividido. O importante é que você entenda esse conceito e aplique quando da implantação e manutenção do processo de segurança da informação em uma organização” FONTES, Edison. “Praticando a Segurança da Informação. BRASPORT. 2008.”


Carregar ppt "FIM DE FUNCIONAMENTO DE UMA ORGANIZAÇÃO  PARA ONDE VÃO AS INFORMAÇÕES?  EXISTE UM ASPECTO LEGAL QUE DEVE SER CONSIDERADO  RESPONSABILIDADE DA ÁREA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google