Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouGeovane Madeira Alterado mais de 11 anos atrás
1
ESTRATÉGIAS DE RECURSOS HUMANOS E NEGÓCIOS Nelson Savioli Setembro de 2004 Câmara Suíça
2
Estratégias do negócio e de RH originam-se da mesma fonte: MODELO DE GESTÃO
3
O modelo de gestão pode ser: implícito explícito
4
criado pelo FUNDADOR O modelo de gestão é: atualizado pelos atuais ACIONISTAS implementado pelos GESTORES
5
Pressupostos do modelo de gestão: VISÃO MISSÃO VALORES E PRINCÍPIOS
6
Esses pressupostos orientam: IDENTIDADE ESTRATÉGIA ESTRUTURA/PROCESSOS GESTÃO DA CULTURA ORGANIZACIONAL GESTÃO DE TALENTOS
7
Para assegurar que a estratégia do negócio e a estratégia de RH tenham o mesmo "centro": O PRESIDENTE EXECUTIVO deve ser, de fato, o diretor de RH O DIRETOR DE CULTURA ORGANIZACIONAL deve ser, ao mesmo tempo, seu planejador de RH e seu consultor interno de implementação
8
O Diretor de Cultura Organizacional lidera três sub- funções: futuro de talentos ecologia social manutenção de talentos
9
A sub-função Futuro de Talentos caminha junto com a estratégia da empresa: com a estratégia da empresa: Em que áreas de negócio a empresa estará daqui a 5 anos? Nessas áreas, quais produtos e serviços poderão ser ofertados? Quais tecnologias serão por eles demandadas?
10
Quais competências técnicas e de liderança serão necessárias daqui a 5 anos?: Quais perfis de talentos precisaremos atrair ou desenvolver internamente? Quais perfis de talentos precisaremos desembarcar planejadamente da empresa?
11
DESAFIOS: influenciar os acionistas para que entendam que ou as estratégias do negócio e de RH caminham juntas ou não é necessário um diretor ou gerente de RH (basta um "DP") influenciar os acionistas para que contratem/mantenham um presidente executivo que consiga dedicar, pelo menos, um quarto do seu tempo para gerir a cultura organizacional e os talentos dos cargos-chave
12
Separar "RH estratégico" de "Serviços de RH " Considerar que a gestão da cultura organizacional é vital para a gestão do negócio como um todo Criar e atualizar os "artefatos culturais" da organização na direção das estratégias do negócio e de RH Manter o modelo de gestão e as políticas de RH de conhecimento de todos os líderes, funcionários, terceirizados, fornecedores e clientes
13
savioli@frm.org.br
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.