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Gerenciamento dos recursos humanos do projeto

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Apresentação em tema: "Gerenciamento dos recursos humanos do projeto"— Transcrição da apresentação:

1 Gerenciamento dos recursos humanos do projeto

2 Gerenciamento dos recursos humanos
Inclui os processos que organizam e gerenciam a equipe do projeto A equipe do projeto são as pessoas com papéis e responsabilidades designadas para a conclusão do projeto. O tipo e o número de membros da equipe do projeto podem mudar com frequência ao longo do projeto. O envolvimento e a participação dos membros da equipe desde o início agrega seus conhecimentos durante o processo de planejamento e fortalece o compromisso com o projeto.

3 Processos incluídos Desenvolver o plano de recursos humanos
Processo de identificação e documentação de funções, responsabilidades, habilidades necessárias e relações hierárquicas do projeto, além da criação de um plano de gerenciamento do pessoal Mobilizar a equipe do projeto Processo de confirmação da disponibilidade dos recursos humanos e obtenção da equipe necessária para concluir as designações do projeto Desenvolver a equipe do projeto Processo de melhoria de competências, interação da equipe e ambiente global da equipe para aprimorar o desempenho do projeto. Gerenciar a equipe do projeto Processo de acompanhar o desempenho de membros da equipe, fornecer feedback, resolver questões e gerenciar mudanças para otimizar o desempenho do projeto.

4 Processos incluídos Influenciar a equipe do projeto
Conhecer, e influenciar quando possível, os fatores de recursos humanos que podem impactar o projeto. Isso inclui o ambiente da equipe, localizações geográficas dos membros da equipe, comunicações entre as partes interessadas, questões políticas internas e externas, questões culturais, singularidade organizacional e outros fatores de pessoal que podem alterar o desempenho do projeto. Comportamento profissional e ético A equipe de gerenciamento de projetos deve estar ciente, assumir o compromisso e garantir que todos os membros da equipe tenham um comportamento ético.

5 Ferramentas e técnicas
Organogramas e descrições de cargos Rede de relacionamentos Teoria organizacional

6 Documentos Matriz de responsabilidades Papéis e responsabilidades
Plano de gerenciamento de recursos humanos

7 Elementos da matriz de responsabilidades
Elemento do documento Descrição Pacote de trabalho Nome do pacote de trabalho ao qual você atribui recursos. A MR pode ser usada no nível de pacote do trabalho, de conta de controle ou de atividade. Pessoa Identificar a pessoa, departamento ou empresa que vai trabalhar no projeto.

8 Elementos de papéis e responsabilidades
Elemento do documento Descrição Descrição do papel do recurso Identificar o papel ou cargo e uma breve descrição do papel. Autoridade Definir os limites de tomada de decisão para a função. Exemplos incluem seleção alternativa, gerenciamento de conflitos, priorização, premiação, punição etc. Indicar o organograma Responsabilidade Definir as atividades que a função desempenha e a natureza da contribuição ao produto, serviço ou resultado final. Exemplos incluem cargos, processos envolvidos e transferências para outros papéis. Qualificações Descrever quaisquer pré-requisitos, experiência, licenças, níveis de tempo de serviço ou outras qualificações necessárias para desempenhar a função. Competências Descrever as habilidades e competências específicas para a função ou trabalho. Pode incluir detalhes sobre idiomas, tecnologia ou outras informações necessárias para desempenhar as funções com sucesso.

9 Plano de recursos humanos
O plano de recursos humanos fornece orientação sobre como os recursos humanos do projeto devem ser definidos, mobilizados, gerenciados, controlados e, por fim, liberados. Deve incluir, entre outros itens: Papéis e responsabilidades Papel: é a designação que descreve a parte de um projeto pela qual uma pessoa é responsável e responde pelos resultados. Ex: engenheiro civil, assessor jurídico. Autoridade: é o direito de aplicar recursos do projeto, tomar decisões e assinar aprovações. Os membros da equipe atuam melhor quando seus níveis de autoridade individuais correspondem às suas responsabilidades individuais. Responsabilidade: o trabalho que se espera que um membro da equipe do projeto execute para concluir as atividades do projeto. Competência: a habilidade e a capacidade necessárias para concluir atividades do projeto. Se os membros da equipe do projeto não tem as competências necessárias, o desempenho pode ser prejudicado. Organograma do projeto Plano de gerenciamento de pessoal

10 Elementos do plano de gerenciamento de recursos humanos
Elemento do documento Descrição Contratação de pessoal Documentar como o pessoal é incorporado ao projeto. Descrever quaisquer diferenças entre os membros da equipe de funcionários internos e membros terceirizados da equipe em relação aos procedimentos de alocação de funções Liberação de pessoal Documentar como os membros da equipe serão liberados da equipe, incluindo transferência de conhecimento, procedimentos de check-out para funcionários e membros terceirizados da equipe Calendário de recursos Mostrar quaisquer calendários incomuns de recursos como semana de trabalho mais curta, férias e restrições de tempo para os membros da equipe que não trabalham em tempo integral Um calendário de recursos pode incluir um histograma de recursos que mostra o número de funcionários ou as horas de trabalho exigidas diariamente, semanalmente ou mensalmente.

11 Elementos do plano de gerenciamento de recursos humanos - continuação
Elemento do documento Descrição Necessidades de treinamento Descrever qualquer treinamento necessário em equipamentos, tecnologias ou processos da empresa Recompensas e reconhecimento Descrever quaisquer processos de recompensa e reconhecimento e limitações Conformidade com políticas, regulamentos e padrões Documentar todos os regulamentos, padrões ou políticas que devem ser usados e como a conformidade será demonstrada Segurança Descrever quaisquer regulamentos de segurança, bem como equipamentos, treinamento ou procedimentos

12 Bibliografia Este material foi extraído de:
XAVIER, Carlos M. S. Gerenciamento de projetos: como definir e controlar o escopo do projeto. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2009. PMBOK. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos (guia PMBOK). 4 ed. Project Management Institute – São Paulo: Saraiva, 2012. STACKPOLE, Cynthia. Guia de templates para gerenciamento de projetos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. MENEZES, Luís C. M. Gestão de Projetos. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2009. CARVALHO, Marly M; RABECHINI JR, Roque. Fundamentos em gestão de projetos: construindo competências para gerenciar projetos. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2011. KABANAR, Vijay; WARBURTON, Roger D. Gestão de projetos. São Paulo: Saraiva, 2012. KEELING, Ralph; BRANCO, Renato H. F. Gestão de projetos: uma abordagem global. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2012.


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