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EFICIÊNCIA NAS LICITAÇÕES PÚBLICAS

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Apresentação em tema: "EFICIÊNCIA NAS LICITAÇÕES PÚBLICAS"— Transcrição da apresentação:

1 EFICIÊNCIA NAS LICITAÇÕES PÚBLICAS

2 SELEÇÃO DA MELHOR PROPOSTA PRESERVAÇÃO DA ISONOMIA
LICITAÇÕES PÚBLICAS NATUREZA E FINALIDADE SELEÇÃO DA MELHOR PROPOSTA PRESERVAÇÃO DA ISONOMIA EFICIÊNCIA

3 Constituição Federal - Art. 37
“A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: ...” Constituição Federal - Art. 37

4 EFICIÊNCIA NAS LICITAÇÕES PÚBLICAS É UMA NECESSIDADE? COMO ALCANÇAR?

5 NORMAS CONCISAS E CLARAS
PLANEJAMENTO EFICAZ NORMAS CONCISAS E CLARAS EXIGÊNCIAS COMPATÍVEIS SIMPLIFICAÇÃO DE RITOS GESTÃO ATENTA DO CONTRATO

6 EFICIÊNCIA NAS LICITAÇÕES PÚBLICAS
PLANEJAMENTO EFICAZ

7 Abertura do Processo Administrativo – art. 38
ESPECIFICAÇÃO DO OBJETO Confecção do Edital art. 40 Publicação de Avisos art. 21 Sessões da Licitação - art. 43

8 Aceitação do Contrato art. 64
Adjudicação Compulsória art. 50 Convocação do Adjudicatário art. 64 Aceitação do Contrato art. 64 Contratação Art. 64

9 NORMAS CONCISAS E CLARAS
EFICIÊNCIA NAS LICITAÇÕES PÚBLICAS II NORMAS CONCISAS E CLARAS

10 Instrumento Convocatório
EDITAL CARTA-CONVITE

11 EDITAL Concorrência Tomada de Preços Concurso Leilão Pregão

12 CARTA-CONVITE Convite Simplicidade Condições mínimas Remessa direta
Art. 40 – Uma referência Remessa direta

13 A CARTA-CONVITE ARTIGO PUBLICADO: ARTIGO:
Instrumento Convocatório Simplificado ARTIGO PUBLICADO: Revista Jurídica Consulex - Ano VII – nº de Fórum de Contratação e Gestão Pública – Ano 2 – nº 22 – Outubro de 2003 – p. 2759 Boletim de Licitações e Contratos – Ed. NDJ – nº4 – Abril/2004

14 EXIGÊNCIAS COMPATÍVEIS
EFICIÊNCIA NAS LICITAÇÕES PÚBLICAS III EXIGÊNCIAS COMPATÍVEIS

15 HABILITAÇÃO Exame da qualificação dos licitantes
* Segurança na contratação Lei 8.666/93 - Art. 27

16 Qualificação Econômica
Habilitação Jurídica Regularidade Fiscal Qualificação Técnica Qualificação Econômica Regularidade Social

17 EXIGÊNCIAS DE HABILITAÇÃO
Técnica e Econômica INDISPENSÁVEIS COMPATÍVEIS OBJETO DA LICITAÇÃO

18 Art. 37, XXI “ressalvados os casos especificados na legislação, as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes, com cláusulas que estabeleçam obrigações de pagamento, mantidas as condições efetivas da proposta, nos termos da lei, o qual somente permitirá as exigências de qualificação técnica e econômica indispensáveis à garantia do cumprimento das obrigações.”

19 SIMPLIFICAÇÃO DE RITOS
EFICIÊNCIA NAS LICITAÇÕES PÚBLICAS IV SIMPLIFICAÇÃO DE RITOS

20 MODALIDADES DE LICITAÇÃO
ADOÇÃO DO RITO ADEQUADO MODALIDADES DE LICITAÇÃO

21 MODALIDADES DE LICITAÇÃO:
* “MODOS DE REALIZAÇÃO DO CERTAME LICITATÓRIO, DOTADOS DE TRAÇOS CARACTERÍSTICOS PRÓPRIOS E QUE SE PRESTAM A DAR-LHES INDIVIDUALIDADE.” MODALIDADE: MODO DE SER FORMA OU CARACTERÍSTICA DE UMA COISA FEIÇÃO OU FORMA PARTICULAR

22 Art. 4º. Todos quantos participem de licitação promovida pelos órgãos ou entidades a que se refere o art. 1º têm direito público subjetivo à fiel observância do pertinente procedimento estabelecido nesta Lei, podendo qualquer cidadão acompanhar o seu desenvolvimento, desde que não interfira de modo a perturbar ou impedir a realização dos trabalhos.

23 MODALIDADES CONCORRÊNCIA TOMADA DE PREÇOS CONVITE CONCURSO LEILÃO
PREGÃO

24 CONCORRÊNCIA

25 CONCORRÊNCIA Admite a participação de quaisquer interessado
Não exige prévio cadastramento do licitante Possui uma fase de habilitação preliminar É modalidade universal de licitação

26 HABILITAÇÃO PRELIMINAR JULGAMENTO DE PROPOSTAS
RITO DA CONCORRÊNCIA HABILITAÇÃO PRELIMINAR FASE RECURSAL JULGAMENTO DE PROPOSTAS FASE RECURSAL HOMOLOGAÇÃO ADJUDICAÇÃO

27 TOMADA DE PREÇOS

28 Tomada de Preços Participam apenas cadastrados
Admite a participação de não cadastrados O cadastramento deve ser requerido até 3 dias antes da abertura Não possui fase de habilitação preliminar

29 Rito da Tomada de Preços
ABERTURA E JULGAMENTO DE PROPOSTAS FASE RECURSAL HOMOLOGAÇÃO ADJUDICAÇÃO

30 CONVITE

31 CONVITE A administração escolhe e convida os participantes – mínimo de três Pode escolher cadastrados ou não Não convidados podem participar Devem estar cadastrados e manifestar interesse até 24 horas antes

32 ABERTURA E JULGAMENTO DE PROPOSTAS
Rito do Convite ABERTURA E JULGAMENTO DE PROPOSTAS FASE RECURSAL HOMOLOGAÇÃO ADJUDICAÇÃO

33 AUSÊNCIA DO NÚMERO MÍNIMO
Limitações do mercado Desinteresse dos convidados Verificar e Justificar Efetiva recepção da carta-convite pelos escolhidos e convidados Ramo de atuação compatível com o objeto licitado

34 CONCURSO

35 Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.

36 LEILÃO

37 Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a Administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação.

38 PREGÃO Lei , de 2002

39 PREGÃO Volta-se à contratação de bens e serviços comuns
Não sofre limitação em razão do valor Disputa por meio de propostas e lances em sessão pública Examina-se a habilitação ao final e somente do melhor proponente

40 RITO DO PREGÃO Abertura e exame de Propostas
Delimitação do Universo de Competidores – Faixa de Variação Formulação de Lances Verbais Obtenção da melhor proposta Exame da Habilitação Fase recursal

41 GESTÃO ATENTA DO CONTATO
EFICIÊNCIA NAS LICITAÇÕES PÚBLICAS V GESTÃO ATENTA DO CONTATO

42 Lei 8.666/93 Art. 67 “Art. 67. A execução do contrato deverá ser acompanhada e fiscalizada por um representante da Administração especialmente designado, permitida a contratação de terceiros para assisti-lo e subsidiá-lo de informações pertinentes a essa atribuição. ”

43 Acompanhamento e Fiscalização
O gestor do contrato Registro de Ocorrências O preposto do contratado

44 Lei 8.666/93 Art. 67, § 1º “O representante da Administração anotará em registro próprio todas as ocorrências relacionadas com a execução do contrato, determinando o que for necessário à regularização das faltas ou defeitos observados. ”

45 Recebimento do Objeto Obras e Serviços Compras e locação Art. 73
Provisoriamente Definitivamente

46 Airton Rocha Nóbrega airton.nobrega@terra.com.br
Advocacia Contenciosa, Consultoria e Assessoria Jurídicas SRTN – Ed. Brasília Rádio Center, – Brasília – D.F. CEP – Telefone: (61) – Fax:


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