A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA."— Transcrição da apresentação:

1 Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA

2 SEQUÊNCIA DIDÁTICA 1 -O que são sequências didáticas?

3 As sequências didáticas são um conjunto de atividades ligadas entre si; Planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa; Organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem de seus alunos; Envolvem atividades de aprendizagem e de avaliação.

4 2 -Por que usar seqüências didáticas ao ensinar Física?

5 Para ensinar os alunos a dominar um conteúdo conceitual de forma gradual, passo a passo ; Ao organizar uma seqüência didática, o professor pode planejar etapas do trabalho com os alunos;

6 Explorar diversos conteúdos procedimentais como: textos, artigo de opinião, jogos, filme, recorte de revistas e jornais, tabelas, gráficos, seminários, visitas monitoradas, práticas de laboratórios simples e adequadas para serem realizadas em sala de aula com material de fácil manuseio.

7 3 - A Proposta Curricular de Física está organizada em seqüência didática?

8 Sim. Cada situação de aprendizagem está organizada numa seqüência didática, observe:

9 1. Sondagem inicial de sensibilização; 2. levantamento dos conhecimentos prévios; 3. Refletindo, pesquisando e sistematizando - tendo nesta fase, sugestões de atividades práticas; 4. Avaliação; 5. Expectativa de aprendizagem.

10  As modalidades didáticas podem ser classificadas por vários critérios.  Podem ser agrupadas de acordo com as atividades que o professor desenvolve, tais como:

11 1. Falar – aulas expositivas, discussões, debates, seminários etc; 2. Fazer – simulações, aulas práticas, jogos, projetos; 3.Mostrar – demonstrações, experimentos, filmes.

12 Podemos ainda separar as diversas modalidades de acordo com a possibilidade de melhor servir aos objetivos do ensino da Física:

13 Para transmissão de informações: aula expositiva, demonstração; Para realizar investigações: aulas práticas, projetos etc; Para analisar as causas e implicações do desenvolvimento da Física: simulações, trabalho dirigido.

14 Uma outra forma de classificação é agrupar as diversas modalidades de acordo com o tamanho do grupo de alunos:

15 Atividades para grandes grupos, ou seja, para classe toda: aulas expositivas, demonstrações. Atividade para pequenos grupos: aulas, seminários, estudo de casos etc.; Trabalhos individuais: projetos

16 OBSERVANDO ALGO INVISÍVEL Caderno do professor 3ª série 3º bimestre

17 CONTEÚDO Estrutura atômica; Modelo atômico de Rutherford; Modelo atômico de Bohr

18 Competências e habilidades Compreender processos de construção de idéias na ciência; Explorar historicamente o processo de construção de modelos de estrutura atômica;

19 Competências e habilidades Utilizar procedimentos e instrumentos de observação; Representar resultados experimentais; Elaborar hipóteses e interpretar resultados.

20 ESTRATÉGIAS Realização de atividades experimentais; Leitura do guia de execução do experimento; Elaboração de hipóteses de trabalho; Análise dos resultados e discussão com a classe

21 RECURSOS Roteiro da situação de aprendizagem; Material para a experiência

22 AVALIAÇÃO Avaliar a capacidade dos alunos em levantar hipóteses e a qualidade de argumentação ao justificá-las.

23 1º momento Levantamento dos conhecimentos prévios através de questões como:

24  É possível desenhar algo invisível?  Podemos ver tudo que existe ao nosso redor?  Como podemos compreender a estrutura de algo invisível?

25 2º momento Retomada da aula anterior; O que foi discutido na aula anterior? Rever os conceitos trabalhados na aula anterior para dar seqüência e continuidade da aula.

26 3º momento Realização da atividade experimental. Demonstrativa realizada por um pequeno grupo de alunos, seguindo um roteiro. Se necessário, intervenção do professor.

27 4º momento Elaboração de hipóteses; Interpretação dos resultados; Representação dos resultados; Análise dos resultados e discussão com a classe.

28 OBSERVAÇÃO Através do experimento pode-se fazer uma analogia, iniciando a explicação do experimento realizado por Rutherford e Bohr, para representar o modelo atômico. Retomada de conteúdos.


Carregar ppt "Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google