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Sistemas de Informações em Recursos Humanos

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Apresentação em tema: "Sistemas de Informações em Recursos Humanos"— Transcrição da apresentação:

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2 Sistemas de Informações em Recursos Humanos
Professor: Marco Machado 2º Semestre – 2011 Aula 03 – E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação

3 OBJETIVOS DE ESTUDO Identificar e descrever as principais características das empresas que são importantes para entender o papel dos sistemas de informação Descrever os sistemas de informação que dão suporte às principais funções empresariais: vendas e marketing, manufatura e produção, finanças e contabilidade e recursos humanos. Avaliar o papel desempenhado pelos sistemas que atendem aos diferentes níveis de gerência numa empresa e a relação entre eles

4 OBJETIVOS DE ESTUDO (continuação)
Explicar como os aplicativos integrados e as intranets promovem a integração entre os processos de negócios e aumentam o desempenho organizacional Avaliar o papel da função de sistemas de informação em uma empresa

5 Componentes de uma Empresa
Uma empresa é uma organização formal cujo objetivo é produzir produtos ou prestar serviços a fim de gerar lucro Organizando uma Empresa: Funções Empresariais Básicas Quatro funções empresariais básicas: manufatura e produção, vendas e marketing, finanças e contabilidade, e recursos humanos Cinco entidades empresariais básicas: fornecedores, funcionários, faturas/salários, produtos e serviços

6 Processos Empresariais
Que tarefas cada funcionário desempenha, em que ordem e em que agenda? Como as matérias-prima são transformadas em produtos? Como os pedidos são preenchidos? Como as contas são pagas? Como os produtos são oferecidos ao mercado? Como os funcionários são contratados?

7 Processamento do Pedido
Processar um pedido do cliente envolve um complexo conjunto de passos que exigem a estreita coordenação entre as funções de vendas, contabilidade e produção.

8 Administrando uma empresa e suas hierarquias
Gerência sênior Gerência média Gerência operacional Trabalhadores do conhecimento Trabalhadores de dados Trabalhadores da produção e dos serviços

9 O Ambiente de Negócios Fatores ambientais imediatos
Fatores ambientais globais Tecnologia e ciência Economia Política Mudanças internacionais Fatores ambientais imediatos Clientes Fornecedores Concorrentes Órgãos reguladores Acionistas 9

10 O Papel dos Sistemas de Informação em uma empresa
Os sistemas de informação se relacionam aos seguintes objetivos empresariais: Alcançar excelência operacional Desenvolver novos produtos e serviços Desenvolver relacionamento estreito e serviço ao consumidor Melhorar a tomada de decisão Promover vantagens competitivas Assegurar a sobrevivência

11 Planejamento de Informação
Plano do alto nível  diretriz, orientações. Necessidades de informações para o negócio. É como a planta de uma casa. O projetista precisa saber: Necessidades de informação. Infra-estrutura atual e planejada.

12 Do Planejamento ao Resultado
Estrutura Pessoas Atividades Tecnologia Cultura

13 Do Planejamento ao Resultado
Gestão da Inteligência Gestão do Conhecimento Gestão da Informação Gestão da Tecnologia da Informação e da Comunicação

14 Planejamento de Informação
Informações ( I ) O mais importante é fazer um mapeamento das informações estratégicas que a organização precisa. Processos de Informação ( PI ) Levantamento dos processos (fluxos) informacionais da organização. Sistemas de Informação ( SI ) Definição dos SI´s que irão “materializar” os PI’s. Tecnologia de Informação ( TI ) Escolha da TI necessária para implantar os SI’s. É o menos importante, pois é só o ferramental. I PI SI TI

15 Desempenho x Fragmentação
I O R F G E N T Ç Ã E S F O R Ç D I N T G A Ã C A D V E Z M I O R S DECISÃO EXECUÇÃO CLIENTE Menor qualidade RECURSOS DECISÃO Maiores custos EXECUÇÃO CLIENTE RECURSOS D1 D2 D3 Dn R1 R2 R3 Rn Maior tempo de resposta E1 E2 E3 En CLIENTE

16 Mecanismos de Integração
Coordenação Hierárquica Sistemas Administrativos e de Informação Unidades de Trabalho Temporárias(Projetos)

17 Sistemas sob a Perspectiva Funcional
Sistemas de vendas e marketing Sistemas de manufatura e produção Sistemas de finanças e contabilidade Sistemas de recursos humanos

18 Uso dos SI :: efeitos produzidos pelos SI após sua implementação
Impacto individual Impacto organizacional Qualidade do Sistema em si uso Qualidade da Informação que produz Satisfação usuário Logo de termos introduzido um sistema numa organização, o sistema começa a produzir efeitos nela. Podemos distinguir entre efeitos de primeiro ordem e efeitos de segundo ordem. Os efeitos de primeiro ordem são os aspectos de uso. Os efeitos de segundo ordem são aspectos de impacto do sistema sobre os indivíduos, os grupos e as organizações. Primeiro vamos focar os aspectos de uso e depois, os aspectos de impacto. A partir de uma revisão feita pelos autores DeLone e McLean (1992) do material publicado tratando a questão do sucesso dos sistemas de informação, produziram um modelo dos factores que influenciam o sucesso dos sistemas de informação e que é ilustrado no acetato. Apesar de ter sido muito criticado, o modelo permite destacar algumas das variáveis chave no sucesso dos SI, e é a partir deste modelo que está estruturada a discussão deste ponto. Na esquerda da figura mostra-se 2 aspectos da qualidade técnica: a qualidade do sistema em si próprio e a qualidade da informação que produz. Estes dos aspectos influenciam o uso do sistema e as percepções de satisfação dos utilizadores. Pela sua vez, o uso do SI terá um impacto sobre os indivíduos na organização, o qual gerará um impacto sobre a organização toda. Os elementos deste modelo podem ser sobrepostos no muito mais simples esquema da funcionalidade, usabilidade e utilidade funcionalidade usabilidade utilidade o sucesso ou fracasso do SI será determinado na interação destes três contextos

19 Uso dos SI :: interface homem-máquina
Sistema de Informação em ambiente tecnológico atividade humana Sistema de Informação Toda tecnologia tem a sua interface e a tecnologia da informação não é uma excepção. Cada SI tecnológico tem uma interface que é comummente chamada interface do utilizador ou, interface homemáquina. Nesta interface é obviamente, onde o uso dos SI decorre. Os membros da organização usam a interface para introduzir dados e para receber os dados produzidos pelo sistema. As actividades de uso do SI formam parte do maior sistema de actividade humana no qual o SI está inserido. O domínio do uso do sistema é ilustrado no acetato. A interface do utilizador pode ser vista como uma colecção de diálogos entre o utilizador e o sistema de informação tecnológico. É importante distinguir os aspectos principais deste diálogo: Conteúdo: mensagens que “viajam” entre o utilizador e o sistema Controlo: forma em que o utilizador se mexe entre os aspectos de um diálogo ou entre diálogos Formato: disposição e aspecto das mensagens e dados nos dispositivos de entrada e saída

20 Uso dos SI :: 5 facetas de usabilidade
Fácil de aprender a interface deve ser fácil de aprender Fácil de recordar uma vez aprendido o SI deve ser fácil de lembrar Eficiência no uso Não deve estar sujeito a demora Confiabilidade o SI deve minimizar a hipótese de erros humanos Satisfação a interface deve ser fácil de usar A usabilidade de um sistema de informação se mede pela facilidade de usar o sistema. Nielsen(1993) identificou 5 facetas da usabilidade: Facilidade de aprender: Um sistema deve ser fácil de aprender a usar Facilidade de recordar: uma vez aprendido, deve ser fácil de recordar como usar Eficiencia no uso: por exemplo, a entrada de dados não deve estar sujeita a demoras Confiabilidade: o sistema deve minimizar a hipótese de erros humanos Satisfação: a interface deve ser agradável de usar Visto que a interface é uma parte cada vez mais importante da estrutura dos sistemas, o seu desenho é uma parte estabelecida no desenvolvimento dos sistemas de informação. Existe também um maior ênfase na avaliação e testes da interface. Até existe uma disciplina denominada por engenharia da usabilidade. A usabilidade é normalmente estabelecida em termos de 2 elementos: o grupo de utilizador e o conjunto de tarefas. Portanto, o desenho de uma interface deve considerar os papéis de dos utilizadores da interface proposta e quais os conjuntos de tarefas associados a cada papel e que serão realizados através da interface.

21 Sistemas sob a Perspectiva de Grupos Usuários
Sistemas de processamento de transações Sistemas de informações gerenciais e sistemas de apoio à decisão Sistemas de apoio ao executivo

22 Inter-relacionamentos entre Sistemas
Os vários tipos de sistemas da organização têm interdependências. Os SPTs são os maiores produtores das informações requisitadas pelos outros sistemas, que, por sua vez, produzem informações para outros sistemas. Na maioria das organizações, as ligações entre esses diferentes tipos de sistemas são menos rígidas.

23 Aplicativos Integrados
Aplicativos integrados são sistemas que abrangem todas as áreas funcionais, executam processos de negócios que atravessam toda a empresa e incluem todos os níveis de gerência, como: Sistemas integrados Sistemas de gerenciamento da cadeia de suprimentos Sistemas de gerenciamento do relacionamento com o cliente Sistemas de gestão do conhecimento

24 Sistemas integrados Também conhecidos como sistemas de planejamento de recursos empresariais (enterprise resource planning – ERP) Integram os processos empresariais importantes de uma empresa inteira em um único repositório central, permitindo que gerentes de empresas grandes tenham uma visão panorâmica das operações Empresas usam o ERP para eliminar redundâncias e ineficiências em seus diversos sistemas

25 Sistemas de Gerenciamento da Cadeia de Suprimento
Ajudam a administrar a quantidade correta de um produto da fonte para o ponto de consumo, com o mínimo dispêndio de tempo e o menor custo possível Usados pelas empresas para administrar relações com fornecedores, empresas de compra, distribuidores e empresas de logística por meio do compartilhamento de informações sobre pedidos, produção, níveis de estoque etc. Automatizam o fluxo de informações por meio das fronteiras organizacionais

26 Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente
Coordenam todos os processos de negócios que lidam com clientes, a fim de otimizar a receita, a satisfação e a retenção dos clientes Podem ser combinados registros de dados de vendas, marketing e serviços de múltiplos canais de comunicação A Saab implementou aplicativos CRM da Siebel Systems para obter uma visão de 360º dos clientes, resultando em taxas mais altas de follow-up das indicações de vendas e aumento da satisfação do consumidor

27 Gestão do Conhecimento
Sistemas de Gestão do Conhecimento Ativos de conhecimento intangíveis agregam valor às empresas Os sistemas de gestão do conhecimento administram a captura, o armazenamento, a distribuição e a aplicação do conhecimento, de modo que ele possa alavancar benefícios estratégicos

28 Organizando a Função de Sistemas de Informação
As pequenas empresas em geral confiam os serviços de tecnologia da informação a uma única pessoa em vez de a um departamento de sistemas de informação Algumas empresas grandes, com departamentos de SI, utilizam a descentralização para que cada área funcional tenha seus próprios sistemas de informação Outras empresa grandes dependem de um departamento central que toma as decisões de tecnologia para toda a empresa

29 Intranets e Extranets Plataformas tecnológicas que aumentam a integração e aceleram o fluxo de informação Intranets: redes internas baseadas em padrões Internet Extranets: intranets que são estendidas para uso externo autorizado As intranets geralmente utilizam um portal As extranets facilitam a colaboração

30 E-Business, E-Commerce e E-Government
E-business refere-se ao uso de tecnologia digital e Internet para orientar os principais processos empresariais E-commerce é um conjunto do E-Business que consiste em comprar e vender mercadorias e serviços pela Internet E-government refere-se ao uso da tecnologia Internet para entregar informação e serviços aos cidadãos, empregadores e empresas

31 Sistemas de Informação
O Departamento de Sistemas de Informação Programadores Analistas de sistema Gerentes de sistemas de informação Executivo-chefe de informática – Chief information officer (CIO) Usuários finais


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