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Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade

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Apresentação em tema: "Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade"— Transcrição da apresentação:

1 Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade
TDAH Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade

2 TDA O QUÊ??? TDAH - O portador desse transtorno desde pequeno já é inquieto. Em casa, corre daqui para lá o dia todo, sem que nada o detenha. Tira brinquedos de seu lugar, esparrama todos eles pelo chão e, quase sem usá-los, pega outros e outros, sem deter-se em nenhum. Essa criança sempre perde os objetos, é desordenado, tendo que cobrá-lo o tempo todo, não só para que complete as tarefas, mas também porque, distraído, se esquece de que é hora de almoçar, de jantar ou de tomar banho. Quando começa fazer alguma coisa, se esquece de terminar, para na metade. Quando vai a algum lugar, para no caminho, se detém para falar com alguém, para entreter-se numa brincadeira, com algum animal ou passarinho que passa voando. Tal criança pode ser portadora de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

3 Apresentamos o Hiperativo

4 MAS ESSA CRIANÇA NÃO É “NORMAL”???
Não, existe um Consenso Internacional publicado pelos mais renomados médicos e psicólogos de todo o mundo a este respeito. Consenso Internacional é uma publicação científica realizada após extensos debates entre pesquisadores de todo o mundo, incluindo aqueles que não pertencem a um mesmo grupo ou instituição e não compartilham necessariamente as mesmas idéias sobre todos os aspectos de um transtorno.

5 AFINAL, O QUE É ENTÃO O TDAH?
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico de causas genéticas, que aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.

6 HISTÓRICO Ao longo do tempo o TDAH teve vários outros nomes:
-         1778 – “Mental restlessness” -         1902 – “Defeito de conduta moral” -         1934 – “Desordem pós-encefálica” -         1940 – “Lesão cerebral mínima” -         1950 – “Disfunção cerebral mínima” -         1968 – “Reação Hipercinética da infância – DSM-II” -         1980 – “TDAH – DSM-II” -         1983 – “TH – CID 10” -         1987 – “TDAH – DSM-III-TR” -         1994 – “TDAH – DSM-IV”

7 EPIDEMIOLOGIA A prevalência é de 3,6 a 5% da população escolar com o predomínio de desatenção encontrada em 25% das crianças Em adolescentes de 12 a 14 a prevalência é de 5,8% O subtipo predominante é o combinado, desatenção e hiperatividade, 55% Tipo desatento 27% De 30 a 70% dos afetados continuam apresentando o mesmo comportamento na vida adulta Prevalência em adultos jovens com 0,3 a 3,5% Comorbidades: Transtorno de Conduta e Oposição 25% Transtorno de Ansiedade 25% Aproximadamente 33% apresentam Depressão Transtorno de Ansiedade 20 a 25% Transtorno de Tourette 2%

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9 ETIOLOGIA Distúrbio Neurobiológico Déficit de Neurotransmissores
Dopamina (DA) Noradrenalina (NA) Distúrbio Genético Gêmeos Crianças Adotadas Fatores Ambientais e Adquiridos Hipóxia perinatal e neonatal Rubéola intra-uterina Encefalite, etc... Hipótese Ortomolecular Fatores Psicossociais Personalidade Crescer em um ambiente conflituoso Perdas e Separações Comprometimento do Lobo Frontal e de Estruturas Sub-Corticais

10 CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS
Desatenção 6 (ou mais) dos seguintes sintomas de Desatenção persistiram pelo período mínimo de 6 meses, em grau mal adaptativo e inconsistente com o nível de desenvolvimento:

11 CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS
Desatenção: Freqüentemente não presta atenção a detalhes ou comete erros por omissão em atividades escolares, de trabalho ou outras. Com freqüência tem dificuldade para manter a atenção em tarefas em tarefas ou atividades lúdicas. Com freqüência parece não ouvir quando lhe dirigem a palavra. Com freqüência não segue instruções e não termina seus deveres escolares, tarefas domesticas ou deveres profissionais (não devido a comportamento de oposição ou incapacidade de compreender instruções). Com freqüência tem dificuldade para realizar tarefas e atividades. Com freqüência evita, demonstra ojeriza ou reluta em envolver-se em tarefas que exijam esforço mental constante (como tarefas escolares ou deveres de casa). Com freqüência perde coisas necessárias para tarefas ou atividades (Ex: brinquedos, tarefas escolares, lápis, livros ou outros materiais). É facilmente distraído por estímulos alheios à tarefa. Com freqüência apresenta esquecimento em atividades diárias.

12 CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS
Hiperatividade 6 (ou mais) dos seguinte sintomas de hiperatividades persistiram pelo período mínimo de 6 meses, em grau mal adaptativo e inconsistente com o nível de desenvolvimento:

13 CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS
Hiperatividade Freqüentemente agita mãos ou os pés ou se mexe na cadeira Freqüentemente abandona sua cadeira na sala de aula ou outras situações nas quais se espera que permaneça sentado Freqüentemente corre ou escala em demasia, em situações impróprias (em adolescentes e adultos, pode estar limitado a sensações subjetivas de inquietação) Com freqüência tem dificuldade para brincar ou se envolver silenciosamente em atividades de lazer Está freqüentemente “a mil” ou muitas vezes age como se estivesse “a todo vapor” Freqüentemente fala em demasia Freqüentemente da respostas precipitadas antes que as perguntas terem sido completamente formuladas Com freqüência tem dificuldades para aguardar sua vez Freqüentemente interrompe ou se intromete em assuntos alheios (p. ex., em conversas ou brincadeiras).

14 AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA
1 ª Parte – Avaliação Neuro Escala de TDAH Observação: Caixa Lúdica

15 CURSO E PROGNÓSTICO Em estudos longitudinais mostram que 30 a 70% das crianças com sintomas de TDAH são estáveis na adolescência, porém os sintomas de hiperatividade atenuam no inicio da idade adulta mas os de desatenção permanecem constantes. As crianças que apresentam uma sintomatologia muito intensa tendem a um risco maior para desenvolver outros transtornos psiquiátricos como: transtorno desafiador de oposição, transtorno de conduta e uso de drogas. Os adultos podem reter alguns sintomas e não apresentar todos aspectos característicos do TDAH porém esses sintomas são suficiente para causar algum prejuízo funcional, como apresentar maior taxa de criminalidade , desordem pública e outros que estão relacionados a impulsividade.

16 FUNÇÕES PREJUDICADAS FE: São processos de controle que envolvem a capacidade inibitória, demora no tempo de resposta que possibilite o individuo a iniciar, manter, deter e trocar seus processos mentais para o qual deve estabelecer prioridades, organizar-se e por em prática uma estratégia. Conforme Travella (2004) 1) Organização, hierarquização e ativação da informação: 2) Focalização e sustentação da atenção 3) Alerta e velocidade de processamento 4) Manejo da frustação e modulação do afeto 5) Utilização e evocação da memória de trabalho Pesquisa: Avaliação Psicológica v.4. n.1 Porto Alegre jun. 2005 ISSN versão impressa Site: http//scielo.bvs.psi.org.br Universidade Federal do Rio Grande do Sul Regina Maria Ferandnes Lopes, Roberta Fernandes Lopes do Nascimento, Denise Ruschel Bandeira

17 REABILITAÇÃO O objetivo da reabilitação neuropsicológica é minimizar os efeitos dos déficits cognitivos. Sistemática da Reabilitação Análise do encaminhamento ou queixa. Avaliação  mapeamento do sujeito. Estabelecimento dos objetivos. Seleção dos métodos de intervenção. Cronograma. Plano de Ação. Implementação da intervenção. Avaliação dos resultados. Encaminhamento para outros profissionais.

18 CASO CLÍNICO 1

19 CASO CLÍNICO 1

20 CASO CLÍNICO 1

21 CASO CLÍNICO 1 Relato da mãe e da Professora de sala referente às mudanças percebidas na criança após as intervenções motoras Considerações Finais do Estudo de Caso

22 Relato da Mãe da paciente diagnosticada com TDAH
CASO CLÍNICO 2 Relato da Mãe da paciente diagnosticada com TDAH

23 Relato da paciente com TDAH
CASO CLÍNICO 2 Relato da paciente com TDAH

24 FIM


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