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1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS

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Apresentação em tema: "1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS"— Transcrição da apresentação:

1 1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
04 JUN 2009 FORMAÇÃO ESPECÍFICA EM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL

2 A Organização focada na Estratégia A Orientação para Estratégia
Pesquisa SYMNETICS 2004 – 100 empresas no Brasil 28% das organizações haviam traduzido suas estratégias em termos operacionais. 35% dos entrevistados conseguiram mobilizar sua organização na direção de objetivos estratégicos e metas de longo prazo. 52% definiam metas do negócio com base na estratégia. 45% dos entrevistados apresentavam um processo de comunicação da estratégia inexistente ou deficiente.

3 A Organização focada na Estratégia A Orientação para Estratégia
Uso de ferramentas de gerenciamento no Brasil em 2003 Planejamento estratégico % Benchmarking % Aferição da satisfação do cliente % Remuneração por desempenho % Missão/Visão % Terceirização % Segmentação de clientes % Gestão pela qualidade total % Estratégias de crescimento % Integração da cadeia de fornecimento-- 57% Balanced Score Card % Planejamento de Cenários % Gestão do conhecimento %

4 A Organização focada na Estratégia
A Orientação para Estratégia QUESTÃO 1 RAZÕES PARA IMPLEMENTAR O BSC E A ORGANIZAÇÃO FOCADA NA ESTRATÉGIA: Alinhar a organização à estratégia % Buscar sinergia organizacional % Construir um sistema de gestão da estratégia % Vincular estratégia com planejamento e orçamento % Definir metas estratégicas % Priorizar iniciativas estratégicas % Alinhar indivíduos com a estratégia %

5 A Organização focada na Estratégia
A Orientação para Estratégia QUESTÃO 1 DESAFIOS PARA EXECUTIVOS, PROFESSORES E CONSULTORES A mudança de um sistema de controle para um sistema de aprendizado contínuo. A transparência de propósitos, objetivos, ações e resultados. A gestão compartilhada, participativa e focada na equipe. A visão e o compromisso com o futuro e o longo prazo, em detrimento do curto prazo. A liderança a serviço da equipe. A integração, a sinergia, a noção de “ o todo é maior que a soma das partes”. A execução através dos processos (rotina) e projetos (intervenções) como fator de sucesso na busca de resultados sustentáveis.

6 Plano Estratégico Caracterização do Negócio Análise Estratégica
O Negócio, a Empresa e seu Mercado Visão, Core Business, Negócios Complementares e Core Competences Fatores chaves de sucesso Variáveis ambientais críticas (internas e externas) Análise Estratégica Análise Ambiental Interna Análise Ambiental Externa Análise Setorial Análise da Concorrência Análise do Mercado

7 Plano Estratégico Formulação Estratégica Plano de Ações Estratégicas
Objetivos Estratégicos Diretrizes Estratégicas Estratégias de Competição Estratégias de Crescimento Ações Estratégicas Plano de Ações Estratégicas Programação de Atividades Cronograma de Implementação Orçamento Estratégico Projeção da Demonstração de Resultados Análise da Margem de Contribuição Projeção do Fluxo de Caixa Análise de Viabilidade dos Investimentos

8 Plano Estratégico ESTRATÉGIA COMPETITIVA
POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES DA EMPRESA AMEAÇAS E OPORTUNIDADES DA INDÚSTRIA FATORES EXTERNOS À EMPRESA ESTRATÉGIA COMPETITIVA FATORES INTERNOS EMPRESA DIRETRIZES DOS ACIONISTAS E DA ALTA ADMINISTRAÇÃO EXPECTATIVAS DOS CLIENTES E DA SOCIEDADE

9 Implementação das Estratégias
Análise das Mudanças Estratégicas Análise da Estrutura Organizacional Análise da Cultura Organizacional Seleção de uma Abordagem de Implementação Interação Monitoramento Alocação Organização

10 Controle das Estratégias
Estrutura da Organização Sistemas de Informação Sistemas de Valores / Normas Incentivos CONTROLE ESTRATÉGICO NOVAS ESTRATÉGIAS MANTER ESTRATÉGIA ATUAL

11 A Organização focada na Estratégia
Fazer da Estratégia uma competência essencial da organização Estudos mostram que a porcentagem de insucesso da execução das estratégias é de 70% a 90%. Viabilizar o processo de mudança. Focar e mobilizar a organização inteira em direção aos seus objetivos estratégicos. Comunicar as estratégias às equipes e possibilitar o comprometimento de todos.

12 A Organização focada na Estratégia A Orientação para Estratégia
Alinhar o Planejamento Estratégico com as ações operacionais da empresa: Esclarecer e traduzir a visão e a estratégia Comunicar e associar objetivos e medidas estratégicas Planejar, estabelecer metas e alinhar iniciativas estratégicas Melhorar o feedback e o aprendizado estratégico

13 A Organização focada na Estratégia A Orientação para Estratégia
Questões chave para implementação de estratégias: Qual é a estrutura organizacional compatível e necessária para a implementação da nova estratégia? Quais os papéis e as responsabilidades necessárias para administrar a implementação da estratégia e monitorar a evolução deste processo? Quais os meios efetivos de comunicação asseguram a mobilização e envolvimento contínuo de todos em direção à estratégia e visão de futuro? Qual o modelo ideal de gestão que permeia diferentes níveis organizacionais e que assegura a contribuição de todos no processo?

14 A Organização focada na Estratégia A Orientação para Estratégia
Por que é necessário desdobrar a estratégia? Quais os aspectos críticos de implementação da estratégia na organização? Quais os caminhos de implementação da estratégia que se pode reforçar com um exercício de desdobramento? A estrutura organizacional reforça ou é barreira à implementação da estratégia? Como o papel da corporação poderá influenciar o processo de desdobramento da estratégia? Até onde desdobrar? Que técnicas de desdobramento podem ser utilizadas?

15 A Organização focada na Estratégia A Orientação para Estratégia
Razões mais frequentes para um processo de desdobramento: Alinhamento dentro da organização Criação de sinergias Criação de valor para a organização Comunicação da estratégia Integração entre corporações, áreas de negócios e unidades de apoio Uniformização de indicadores ao longo da organização Acompanhamento do desempenho local Efetiva implementação da estratégia Uniformização de esforços

16 A Organização focada na Estratégia A Orientação para Estratégia
Questões que ajudam a analisar o alinhamento Há sinergia entre as diferentes unidades? Quais são os grandes desafios do grupo ou da corporação? Qual seria o melhor mix de negócios para alcançar a estratégia em um determinado tempo? Qual a essência da corporação, para onde está direcionada? RECOMENDAÇÔES: Alinhar e fortalecer o compromisso da corporação com as áreas de negócio e áreas de apoio para a execução da estratégia Comunicar a estratégia e desmistificar o processo de planejamento estratégico. Definir objetivos e indicadores comuns e mandatários em todos os mapas para promover o benchmarking interno.

17 A Organização focada na Estratégia A Orientação para Estratégia
MAPA ESTRATÉGICO: descreve a estratégia da empresa através de objetivos relacionados entre si e distribuídos nas dimensões:Financeira, Mercado, Processos e Aprendizado OBJETIVOS ESTRATÉGICOS: o que deve ser alcançado e o que é crítico para o sucesso da organização INDICADOR: Como será medido e acompanhado o sucesso do alcance do objetivo META: o nível de desempenho ou a taxa de melhoria necessária PLANO DE AÇÃO: programas de ação-chave necessários para se alcançar os objetivos

18 A Organização focada na Estratégia A Orientação para Estratégia
O processo de construção do MAPA ESTRATÉGICO QUESTÃO 1 : para satisfazermos nossos acionistas, que objetivos financeiros devem ser atingidos? QUESTÃO 2: para atingirmos nossos objetivos financeiros, que necessidades dos clientes devemos atender? QUESTÃO 3: para satisfazermos nossos clientes e nossos acionistas, em que processos internos devemos ser excelentes? QUESTÃO 4: para atingirmos nossas metas, como nossa organização deve aprender e a inovar?

19 A Organização focada na Estratégia
A Orientação para Estratégia QUESTÃO 1 O CICLO DA GESTÃO DA ESTRATÉGIA FORMULAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS: Reflexão e Análise ESCOLHA: direcionamento estratégico Missão / Visão / Valores – Plano de Trabalho TRADUÇÃO DAS ESTRATÉGIAS Mapa Estratégico Indicadores Objetivos / Metas / Iniciativas Orçamentos – Plano Anual de Negócios Análise crítica do desempenho – Reuniões de Gestão Estratégica EXECUÇÃO

20 A Organização focada na Estratégia
A Orientação para Estratégia QUESTÃO 1 Questionário aplicado nas avaliações das Reuniões de Gestão Estratégica Você considera que estava devidamente capacitado para participar ativamente desta reunião de Gestão Estratégica? Como você avalia o grau de alcance dos objetivos desta reunião de gestão estratégica? Você considera que os pontos serem melhorados observados na última reunião foram e fato implementados? Neste sentido, como você compararia a eficiência / eficácia desta reunião com relação à anterior? Como você avalia o perfil das discussões? (operacional x estratégico)

21 A Organização focada na Estratégia
A Orientação para Estratégia QUESTÃO 1 OS CINCO PRINCÍPIOS DA ORGANIZAÇÃO VOLTADA À ESTRATÉGIA TRADUÇÃO Mapa Estratégico Indicadores Metas e Iniciativas MOBILIZAÇÃO Mobilização para a mudança Papel da Liderança Governança PROCESSO CONTÍNUO Gestão da Estratégia Gestão Integrada de Projetos Sistemas Analíticos e de Informação Vínculo entre Orçamentos e Estratégia

22 A Organização focada na Estratégia
A Orientação para Estratégia QUESTÃO 1 OS CINCO PRINCÍPIOS DA ORGANIZAÇÃO VOLTADA À ESTRATÉGIA TAREFA DE TODOS Consciência Estratégica Comunicação ScoredCard Pessoal Reconhecimento e Recompensa ALINHAMENTO Papel Corporativo Sinergias entre Unidades de Negócio Sinergias entre Unidades de Apoio


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