A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

  Democratizar o acesso a Educação Física.   Busca pela Autonomia.   Reflexão Crítica.   A Saúde.   O Lazer.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "  Democratizar o acesso a Educação Física.   Busca pela Autonomia.   Reflexão Crítica.   A Saúde.   O Lazer."— Transcrição da apresentação:

1

2   Democratizar o acesso a Educação Física.   Busca pela Autonomia.   Reflexão Crítica.   A Saúde.   O Lazer.

3  “Não basta (o aluno) correr ao redor da quadra; é preciso saber por que se está correndo, como correr, quais os benefícios advindos da corrida, qual intensidade, freqüência e duração são recomendáveis.  Não basta saber as habilidades motoras específicas do basquetebol; é preciso aprender a organizar-se socialmente para jogar, compreender as regras como um elemento que torna o jogo possível... aprender a respeitar o  adversário como um companheiro e não como um inimigo a ser aniquilado, pois sem ele simplesmente não há jogo” (Betti,1994)

4  Após concluírem o ciclo básico de estudos, os alunos devem ter condições de manterem uma prática de atividade física, se assim o desejarem, sem o auxílio de um especialista.  FAZER  APRECIAR  Reflexão Crítica  Valorização da história de Vida de Alunos e Professores  Não ter uma posição apenas contemplativa da realidade.  Possibilitar uma formação crítica e autônoma.  Alunos cada vez mais independentes de seus professores.  Saúde

5  Resistência histórica ao conteúdo  Falta de Espaço  Falta de Roupa adequada  Falta de material

6  “Tema que pouco seduziu a  comunidade acadêmica Brasileira”  Carência de Estudos  Fisiologia  Treinamento/Competição  Drigo, et al 2003

7  Problema ou Solução?  Resultado se obtém na escola?  Escola é lugar de Performance esportiva?

8   Espaço intencionalmente organizado   Conhecimento específico   Realidade Social

9   Não considerar que os alunos sejam tolos  “Os alunos realmente não desejam que as coisas sejam fáceis. O desafio de algo difícil, mas realizável é almejado por eles. Afirmam que querem aprender melhor, que quanto mais aprendem, melhor a aula se tornará.....

10   No mínimo devemos oportunizar a prática.

11  Artes Marcias  Tradição  Hábito  Repetição  Pedagogia  Educação Física Escolar  Contextualização  Abrangência dos movimentos

12  Ponto de Partida para debates sociais  Por exemplo: Violência  Apropriação dos conhecimentos/Gestos  Desafio e enfrentamento de outras pessoas

13  TAE KWON DO  LUTA GRECO-ROMANA KENDÔ  SUMÔ  Karatê  JUDÔ  JIU-JITSU AIKIDÔ  ESGRIMA  BOXE

14  HABILIDADES MOTORAS  CAPACIDADES FÍSICA  Respeito a disciplina  “FAZER PENSAR”

15  CONCEITUAL  Origens  Transformações  Contexto Histórico-Cultural  Filosofia  Influência da Mídia

16  ATITUDINAL  Não Violência  Respeito  Resolução dos Problemas através do Diálogo  Justiça  Solidariedade

17  PROCEDIMENTAIS  Jogos contextualizados  Equilíbrio/Desequilíbrio  Quedas  Golpes  Simulações

18

19  A VIOLÊNCIA E AS RELAÇÕES SOCIAIS:BRIGAS  -Manifestações Espontâneas da vontade de  apropria-se de um objeto;  -de um território;  -Impor seu projeto;  FORMAS DA CRIANÇA REGULAR SEUS CONFLITOS

20  A felicidade não é a ausência  de conflito...  É a  habilidade  de lidar  com ele...  Sanioto,2005


Carregar ppt "  Democratizar o acesso a Educação Física.   Busca pela Autonomia.   Reflexão Crítica.   A Saúde.   O Lazer."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google