Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLuiz Guilherme César Franco Alterado mais de 8 anos atrás
2
Democratizar o acesso a Educação Física. Busca pela Autonomia. Reflexão Crítica. A Saúde. O Lazer.
3
“Não basta (o aluno) correr ao redor da quadra; é preciso saber por que se está correndo, como correr, quais os benefícios advindos da corrida, qual intensidade, freqüência e duração são recomendáveis. Não basta saber as habilidades motoras específicas do basquetebol; é preciso aprender a organizar-se socialmente para jogar, compreender as regras como um elemento que torna o jogo possível... aprender a respeitar o adversário como um companheiro e não como um inimigo a ser aniquilado, pois sem ele simplesmente não há jogo” (Betti,1994)
4
Após concluírem o ciclo básico de estudos, os alunos devem ter condições de manterem uma prática de atividade física, se assim o desejarem, sem o auxílio de um especialista. FAZER APRECIAR Reflexão Crítica Valorização da história de Vida de Alunos e Professores Não ter uma posição apenas contemplativa da realidade. Possibilitar uma formação crítica e autônoma. Alunos cada vez mais independentes de seus professores. Saúde
5
Resistência histórica ao conteúdo Falta de Espaço Falta de Roupa adequada Falta de material
6
“Tema que pouco seduziu a comunidade acadêmica Brasileira” Carência de Estudos Fisiologia Treinamento/Competição Drigo, et al 2003
7
Problema ou Solução? Resultado se obtém na escola? Escola é lugar de Performance esportiva?
8
Espaço intencionalmente organizado Conhecimento específico Realidade Social
9
Não considerar que os alunos sejam tolos “Os alunos realmente não desejam que as coisas sejam fáceis. O desafio de algo difícil, mas realizável é almejado por eles. Afirmam que querem aprender melhor, que quanto mais aprendem, melhor a aula se tornará.....
10
No mínimo devemos oportunizar a prática.
11
Artes Marcias Tradição Hábito Repetição Pedagogia Educação Física Escolar Contextualização Abrangência dos movimentos
12
Ponto de Partida para debates sociais Por exemplo: Violência Apropriação dos conhecimentos/Gestos Desafio e enfrentamento de outras pessoas
13
TAE KWON DO LUTA GRECO-ROMANA KENDÔ SUMÔ Karatê JUDÔ JIU-JITSU AIKIDÔ ESGRIMA BOXE
14
HABILIDADES MOTORAS CAPACIDADES FÍSICA Respeito a disciplina “FAZER PENSAR”
15
CONCEITUAL Origens Transformações Contexto Histórico-Cultural Filosofia Influência da Mídia
16
ATITUDINAL Não Violência Respeito Resolução dos Problemas através do Diálogo Justiça Solidariedade
17
PROCEDIMENTAIS Jogos contextualizados Equilíbrio/Desequilíbrio Quedas Golpes Simulações
19
A VIOLÊNCIA E AS RELAÇÕES SOCIAIS:BRIGAS -Manifestações Espontâneas da vontade de apropria-se de um objeto; -de um território; -Impor seu projeto; FORMAS DA CRIANÇA REGULAR SEUS CONFLITOS
20
A felicidade não é a ausência de conflito... É a habilidade de lidar com ele... Sanioto,2005
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.