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PESQUISA DE MARKETING 11a Aula

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Apresentação em tema: "PESQUISA DE MARKETING 11a Aula"— Transcrição da apresentação:

1 PESQUISA DE MARKETING 11a Aula
COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS PESQUISA DE MARKETING 11a Aula

2 O que é? Apresentação dos achados da pesquisa para audiência específica meio pelo qual se comunicam os resultados do trabalho realizado Elaboração e entrega do Relatório de Pesquisa Apresentação oral dos resultados

3 relatório escrito = forma mais completa e a mais utilizada para a comunicação dos resultados de uma pesquisa. Deve seguir diretrizes e determinado formato pois elevam a probabilidade de se redigir um relatório de alta qualidade e comunicabilidade.

4 Dependendo do tamanho da pesquisa, complexidade do assunto e público…
Relatórios parciais (intermediários) Documentos Relatório Final Apresentação ou apresentações Apresentação oral grandes projetos pequenos projetos

5 Diretrizes para o relatório:
Completo Preciso Conciso Objetivo Claro

6 TODAS AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS
CUIDADO NO MANUSEIO DAS INFORMAÇÕES; ERROS SELEÇÃO - RELEVÂNCIA - IMPORTÂNCIA Completo Preciso Conciso DESPERTAR INTERESSE: PONTOS RELEVANTES FRASES CURTAS E NA ORDEM DIRETA FORMAL SEM “formalismos” SEQUENCIA CLARA E LÓGICA PRECISÃO DE EXPRESSÃO Claro Objetivo

7 Estrutura de Conteúdo Página de rosto Sumário Resumo gerencial
3.1 Colocação do problema e dos objetivos 3.2 Principais resultados 3.3 Conclusões e recomendações Corpo do relatório 4.1 Apresentação (ou Introdução) 4.2 Objetivos 4.3 Metodologia 4.4 Resultados

8 Estrutura de Conteúdo 5. Conclusões, recomendações e limitações
6. Anexos 6.1 Instrumento de coleta de dados 6.2 Plano de amostragem 6.3 Procedimentos e cálculos utilizados nas análises dos dados 6.4 Quadros, gráficos, figuras e tabelas não incluídos no corpo do relatório 6. 5 Referências bibliográficas ITEM ADICIONAL = Carta de encaminhamento Deve ser incluída em relatórios formais

9 resultados: itemização : em sequencia lógica (dos achados mais gerais, para os mais específicos) Seletividade: informação irrelevante para os objetivos não deve ser apresentada Tabelas + quadros + figuras: ordenamento lógico PRIMEIRO = o essencial DEPOIS = dados de apoio e acessórios (que devem ser colocados no item ANEXOS) = colocar título/descrição e “fonte”

10 conclusões X recomendações:
CONCLUSÃO : inferência baseada em um resultado Deve estabelecer ponte entre Resultados  problema  objetivos RECOMENDAÇÃO: sugestão de procedimentos futuros/ações, com base nas conclusões da pesquisa Pode ser sugestão de pesquisas mais específicas “Apresentamos, a seguir, as recomendações para decisões, baseadas única e exclusivamente nos resultados apresentados por essa pesquisa, sem que outros fatores tenham sido levados em consideração.”

11 limitações: Reconhecer limitações de ordem temporal, espacial, metodológica, operacional... Auto-crítica de todo o processo Permitir que a leitura (pelos demais) seja feita à luz das limitações

12 anexos: Cópia completa do instrumento de pesquisa
Cópia do plano de amostragem (listagem da população; mapas; fórmula de determinação dos números da amostra Procedimentos e cálculos usados nas análises Quadros + gráficos + figuras + tabelas (não incluídos antes) Ao longo do texto = fazer referências aos anexos

13 Bibliografia /referências:
Último item do relatório Obra utilizada de forma geral, sem citação: bibliografia Obra especificamente citada: referência bibliográfica

14 Apresentação gráfica:
Depende: do que se quer comunicar audiência Opções: TABELAS = apenas linhas horizontais e nenhuma vertical(?) (geralmente dados numéricos) QUADROS = laterais fechadas (apresentação de dados qualitativos) FIGURAS = denominação genérica para gráficos, desenhos, esquemas, fluxogramas, cronogramas, organogramas, mapas, gravuras, fotografias e outras ilustrações.

15 (exemplo 1) TABELA

16 Resultado tabulado das avaliações efetuadas
(exemplo 2) TABELA Resultado tabulado das avaliações efetuadas Avaliações Ordenação conjunta A B C 78 113 72 21 7 24 120 90 93 5 17 15 106 99 80 10 13 20 77 100 69 22 12 25 87 123 97 18 3 14 86 92 76 19 16 23 111 121 62 8 4 27 128 104 67 2 11 26 110 132 116 9 1 6 Totais 114 84 180

17 (exemplo 3) QUADRO

18 (exemplo 4) GRÁFICO Figura Participação da mulher no mercado de trabalho (PEA) Fonte: SIDRA/IBGE/InterScience 2003

19 GRÁFICO 1986 1987 (exemplo 5) 1989

20 Apresentação oral Planejamento (antes) Conteúdo tempo previsto
Roteiro lógico Local: (adequação, conforto, silêncio...) Falta de prática = treinar...treinar...treinar Material: Slides = na confecção da apresentação => coerência entre formas, cores, fundos, letras, textos, tabelas, diagramas, gráficos Videos Flip chart Reprodução (para o caso de outros ouvintes)

21 Apresentação oral No dia:
Chegar com antecedência ao local (teste dos equipamentos, (outros riscos...) Não iniciar sem que as pessoas-chave do contratante estejam no local Iniciar mostrando o plano da apresentação (agenda) Postura: de frente; posicionamento; voz; sem maneirismos (deve passar profissionalismo e credibilidade)

22 Apresentação oral evitar:
Leitura do que está sendo apresentado visualmente: gráficos, tabelas... Apresentação para profissionais de diferentes áreas da contratante, pode levar a discordância dos resultados: Recomenda-se: defesa da correção dos resultados, apontando-se para a correção da metodologia

23 Exemplo de Apresentações


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