A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Educação e clientela escolar

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Educação e clientela escolar"— Transcrição da apresentação:

1 Educação e clientela escolar
Prof. Gisele Cristina Resende Fernandes da Silva

2 Educação Pode ser considerada como um conjunto interdisciplinar de teorias e métodos que enfocam os processos de ensino-aprendizagem nos diversos cenários educativos. Como integrante do processo de desenvolvimento humano se beneficia dos estudos dessa área da psicologia para utilizá-los na compreensão e estruturação de ações no âmbito educacional que promova processos de aprendizagem.

3 Escola A educação trabalha com vários aspectos do ser humano: o cognitivo (o pensamento e a atuação inteligível no mundo real), o afetivo (os relacionamentos interpessoais e comunitários), o social (a obtenção de informações sobre o modo de vida social e cultural, isto é, os costumes, a linguagem) e o moral (a elaboração de atitudes e valores, formados pela consciência ética, gerando responsabilidade no sujeito).

4 Escola O contexto escolar é o espaço no qual a aprendizagem ocorre.
Recebe uma clientela diversificada, advinda de vários contextos (econômicos, sociais e culturais). Deve saber articular seus objetivos à essas realidades.

5 Nesse espaço educacional (escola, projetos pedagógicos e políticas de ensino) e nas relações estabelecidas que se desenvolve toda ação de ensinar e aprender. Local indicado para a atuação do psicólogo escolar e educacional visando a promoção do desenvolvimento humano e da aprendizagem.

6 Qualidade da Educação no Brasil
Será avaliada com base no cumprimento de objetivos educacionais, cujas metas são: a formação do cidadão mediante o desenvolvimento da capacidade e domínio da leitura, da escrita e do cálculo; a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores nos quais a sociedade se fundamenta; a aquisição de conhecimentos e habilidades humanas referentes ao convívio social, como atitudes e valores (solidariedade, respeito, cidadania). Quando esses objetivos são alcançados há uma educação de qualidade.

7 Em avaliações internacionais sobre a educação o Brasil está em posição inferior ao países desenvolvidos, iguala-se a Indonésia, México, Federação Russa e Tailândia, como aponta o relatório da Unesco (2008). Há disparidades entre a educação no Brasil, regiões mais desenvolvidas como sul e sudeste apresentam melhor desempenho em avaliações (Saeb) que norte e nordeste, ficando o centro-oeste em posição intermediária.

8 A educação nacional não apresenta equidade e que desta maneira a desigualdade social não é erradicada. Assim precisa saber lidar com as diferenças e sua clientela, com os contextos e fazer com que haja equidade e qualidade no processo de ensino- aprendizagem.


Carregar ppt "Educação e clientela escolar"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google