Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouRaphaella Castelhano Gil Alterado mais de 8 anos atrás
1
POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS E NÃO GOVERNAMENTAIS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
DO QUE ESTAMOS FALANDO?
2
OBJETIVOS FORNECER ELEMENTOS PARA A ANÁLISE DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS PÚBLICAS E PARA AS DESENVOLVIDAS POR INSTITUIÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS, DIRECIONADAS AO ATENDIMENTO DE ALUNOS COM NECESSIDADES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL.
3
CIDADANIA ORIGENS CLÁSSICAS (na pólis grega)
1ª FASE ORIGENS CLÁSSICAS (na pólis grega) fase exclusivamente política participação na vida pública da cidade
4
CIDADANIA 2ª FASE IDADE MODERNA (Revolução Inglesa no século XVII e revoluções burguesas séc.XVIII) Afirmação do indivíduo diante do absolutismo.
5
CIDADANIA 3ª FASE MOMENTO ATUAL
Direitos e deveres individuais, sociais, econômicos, ambientais, culturais e políticos (participação na vida pública)
6
O DIREITO A TER DIREITOS
CIDADANIA O DIREITO A TER DIREITOS (HANNAH ARENDT)
7
POLÍTICAS PÚBLICAS Um programa social (política pública; projeto; programa) é uma intervenção sistemática planejada com o objetivo de atingir uma mudança na realidade social
8
APAE A APAE de São Paulo é uma organização social que atua no atendimento à deficiência intelectual e a outras deficiências relacionadas, do nascimento ao envelhecimento. Desenvolve ações de triagem neonatal, atendimento ambulatorial, estimulação precoce, educação especial, apoio à inclusão escolar, capacitação para o mercado de trabalho, arte e cultura e atividades sócio-ocupacionais. Atende 1,7 mil pessoas e realiza exames laboratoriais em 300 mil recém-nascidos por ano.
9
AACD FUNDADA EM 1950. Predomina o atendimento médico;
Centro de pesquisa e produção de conhecimento.
10
LEGISLAÇÃO LDB. LEI 9394 DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996.
PORTARIA DE 2/12/1999.(DISPÕ SOBRE REQUISITOS DE ACESSIBILIDADE DE PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIAS, PARA INSTRUIR OS PROCESSOS DE AUTORIZAÇÃO E RECONHECIMENTO DE CURSOS, E DE CREDENCIAMENTO DE INSTITUIÇÃO)
11
RESOLUÇÃO – 95 DE 21/11/2000 DISPÕE SOBRE O ATENDIMENTO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO.
12
RESOLUÇÃO CNE/CEB Nº2 11/09/2001
INSTITUI DIRETRIZES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
13
CARTA PARA O TERCEIRO MILÊNIO
APROVADA EM 09 DE SETEMBRO DE 1999, EM LONDRES. “Nós entramos no Terceiro Milênio determinados a que os direitos humanos de cada pessoa em qualquer sociedade devam ser reconhecidos e protegidos. Esta Carta é proclamada para transformar esta visão em realidade.”
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.