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Pesquisa de Marketing MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de Marketing: foco na decisão. São Paulo : Pearson Prentice Hall, 2011. Carlos Freire - 2014.

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1 Pesquisa de Marketing MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de Marketing: foco na decisão. São Paulo : Pearson Prentice Hall, 2011. Carlos Freire - 2014

2 Carlos Freire – 2014  Carlos Freire  São Paulo – Natal – Manaus  ESPM  Marketing/ FGV – Inteligência Competitiva/ UFRN – APG/Amana Key – Educação Ambiental/ SENAC  Marketing e a conservação de recursos naturais/ Mestrado UFAM  Saga Publicidade – 3 anos  Uniodonto Manaus 2011/2012 –  Hospital Santa Júlia – 2011 – 2013  Intrutor e Consultor SEBRAE AM APRESENTAÇÃO

3 Carlos Freire – 2014 APRESENTAÇÃO

4 Carlos Freire – 2014 Disciplina: PESQUISA DE MERCADO MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de Marketing: foco na decisão. São Paulo : Pearson Prentice Hall, 2011.

5 Carlos Freire – 2014  PESQUISA DE MERCADO  Conceito e finalidade de pesquisa Mercadológica. Estado da arte em Pesquisa de Marketing. Conceito, funções e elementos constituintes de um Sistema de Informações de Marketing. Variáveis que devem ser analisadas na pesquisa mercadológica. Formulação do problema. Planejamento do projeto. Coleta de dados, tabulação e análise dos dados. Aplicações da pesquisa. Divulgação dos resultados. Elaboração do projeto de pesquisa mercadológica. EMENTA

6 Carlos Freire – 2014 OBJETIVO GERAL Mostrar a importância da pesquisa na publicidade para uma melhor compreensão do mercado e dos comportamentos de consumo do público.

7 Carlos Freire – 2014 OBJETIVOS ESPECÍFICOS. Capacitar os alunos para entender e diagnosticar questões mercadológicas e comunicacionais e definir formas de analisá-las;. Capacitar ao aluno entender o processo da Comunicação Social e posicionar-se de forma ética e responsável;. Capacitar os alunos a elaborar pesquisas de mercado;. Capacitar os alunos para contratar pesquisas de mercado;. Capacitar os alunos para analisar pesquisa de mercado;. Capacitar os alunos para avaliar pesquisa de mercado;

8 Carlos Freire – 2014 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Natureza e objetivo da Pesquisa Mercadológica/ Método Científico e Projeto de Pesquisa/ Tipos de Pesquisa/ SIM Sistema de Informação de Marketing/ Métodos Básicos de Coleta de dados/ Planejamento de Projeto/ Formulação de Problema/Dados secundários/ Amostragem/ Métodos de Amostragem/ Formulário de Coleta de Dados/ Obtenção de dados/ Entrevistadores/ Tabulação e análise dos dados/ Relatório de Pesquisa.

9 Carlos Freire – 2014  1º e 2o Bimestre: -Presença100% = 1 Ponto (até 75% proporcional - > 75% 0 Ponto) -Trabalho em Sala de Aula1 Ponto -Seminário2 Pontos -Prova Escrita6 Pontos AVALIAÇÃO

10 Carlos Freire – 2014  3º Bimestre: -Provão -21 pontos 3 avaliações = Aprovado -> 21 pontos = NEF = Nota = 10 – média 3 NPCs AVALIAÇÃO

11 Carlos Freire – 2014  Faltas: -Curso 40h = Máximo 10 faltas -Presença = Aluno em sala de aula -Compensação de Ausência de acordo com a legislação. -Entrada na Secretaria Acadêmica até 48h após a falta. -Será definida uma tarefa para Compensação de Ausência. AVALIAÇÃO

12 Carlos Freire – 2014 Cenário de Negócios As mudanças pelas quais o Planeta passou nos últimos 15 anos fez com que toda a realidade fosse afetada. O cenário de negócios de hoje, portanto, difere totalmente daquele que havia antes do início deste processo.

13 Carlos Freire – 2014 Cenário de Negócios Quais foram essas mudanças?

14 Carlos Freire – 2014 Cenário de Negócios O primeiro ponto a considerar é a mudança da visão Newtoniana para a visão quântica. O que isso significa?

15 Carlos Freire – 2014 Cenário de Negócios Hoje já se sabe que tudo, absolutamente tudo no Planeta está interligado e interagindo, permanentemente. Na medicina, na produção de bens, na gestão empresarial. E a globalização é uma realidade inquestionável.

16 Carlos Freire – 2014 Cenário de Negócios Outro ponto significativo foi o surgimento da INTERNET. Como a INTERNET alterou o cenário de negócios?

17 Carlos Freire – 2014 Cenário de Negócios Outro ponto significativo foi o surgimento da INTERNET. Como a INTERNET alterou o cenário de negócios? Como a INTERNET alterou o setor de Publicidade e Propaganda?

18 Carlos Freire – 2014 A Publiciade e Propaganda estão inseridas no contexto da Comunicação Empresarial

19 Carlos Freire – 2014 Comunicação Empresarial O setor responsável pela comunicação empresarial dentro das empresas e instituições é o Marketing.

20 Carlos Freire – 2014 Marketing O que é Marketing?

21 Carlos Freire – 2014 Marketing O que é Marketing? Marketing é a arte de manter relacionamentos consistentes e verdadeiros, capazes de promover a satisfação e o crescimento de todas as partes envolvidas.

22 Carlos Freire – 2014 Marketing O que é Marketing? Marketing é a arte de manter relacionamentos consistentes e verdadeiros, capazes de promover a satisfação e o crescimento de todas as partes envolvidas. Ao longo do tempo, o Marketing deixou de ser um departamento nas empresas e passou a ser uma filosofia de gestão de toda e qualquer área de atividade.

23 Carlos Freire – 2014 Marketing =

24 Carlos Freire – 2014 Marketing Marketing = Informação +

25 Carlos Freire – 2014 Marketing Marketing = Informação + Inteligência

26 Carlos Freire – 2014 Comunicação Empresarial Dados Informação Lixo Interessa ? Sim Não Inteligência Conhecimento Diferencial Competitivo

27 Carlos Freire – 2014 Comunicação Empresarial Alta Direção RH Financeiro Comercial Contabilidade MARKETING Comunicação Planejamento Compras Publicidade e Propaganda Relações Públicas Assessoria de Imprensa Comunicação Digital

28 Carlos Freire – 2014 Comunicação Empresarial Produtor/Emissor Público 1 Público 2 Público 3 Canal Códigos e Símbolos Decodificação Mensagem Feedback Negócios Imagem serviço voto Ruído Cognição

29 Carlos Freire – 2014 Comunicação Empresarial Sociedade Empresa/ Instituição Sociedade Comunicação

30 Carlos Freire – 2014 O que é Pesquisa de Mercado? Pesquisa de mercado é: identificação; coleta; análise; disseminação; e uso sistemático e claro de informações para melhorar a tomada de decisão relacionada à identificação e à resolução de problemas ou oportunidades para a empresa/instituição.

31 Carlos Freire – 2014 Pesquisa de Mercado Pesquisa de Identificação de Problema Pesquisa de Resolução de Problema De potencial de mercado De participação no mercado De imagem De características de mercado De previsão De tendências comerciais De segmentação De produto De preço De promoção De distribuição

32 Carlos Freire – 2014 O que é Pesquisa de Mercado? Texto: A importância da pesquisa de mercado no contexto da publicidade. BLOG: www.assessoriacommkt.wordpress.comwww.assessoriacommkt.wordpress.com Conteúdo Acadêmico Aulas Textos de Aulas


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