A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORALIDADE E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORALIDADE E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL"— Transcrição da apresentação:

1 ORALIDADE E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
São João Del Rei 13 de março de 2015 Fernanda Rohlfs

2 LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Principal questionamento:
É adequado trabalhar aspectos relacionados à leitura e a escrita com crianças menores de 7 anos? - Exigências (famílias, gestores, políticos) Comparações - Ausência de referencias teóricos HOJE

3 Alguns pressupostos para o trabalho com a linguagem escrita na Educação Infantil, devem ser considerados: A Educação Infantil possui uma identidade própria constituída a partir das características das crianças. Na forma de se relacionar com o mundo Na forma de construir sentido para o que experimentam O trabalho co a linguagem escrita na Educação Infantil deve respeitar a criança como produtora de cultura.

4 BRINCADEIRA 1 Elemento central da ação educacional. 2
Fonte de conhecimento da criança sobre o seu processo de apropriação. 3 Forma privilegiada de a criança manifestar e produzir cultura. BRINCADEIRA

5 CRIANÇA: SUJEITO DE DIREITOS
Cria cultura Brinca Dá sentido ao mundo Produz história Recria a ordem das coisas CRIANÇA: SUJEITO DE DIREITOS

6 A criança Enfrente o desafio de compreender os complexos sistemas de representação que circulam socialmente. A escrita Exerce forte influência sobre a cultura infantil. As crianças vão criando estratégias para descrever o mundo, compreendê-lo e com ele interagir. O interesse Surge quando a criança desde muito cedo se interessa pelo fenômeno da linguagem escrita.

7 Por que é importante realizar o trabalho com a linguagem escrita na Educação Infantil ?
A escrita é um elemento importante desse cultura com a qual a criança interage e demonstra interesse em compreendê-lo e dele se apropriar. O trabalho com a leitura e a escrita na Educação Infantil deve estar comprometido com o direito da criança em expandir o seu conhecimento.

8 Utiliza-se a expressão “linguagem escrita” para designar um trabalho educacional mais amplo do que desenvolver competências para a escrita. A criança, ao desenvolver aspectos relacionados à leitura e à escrita, desenvolvem também aspectos da oralidade e vice-versa. As duas modalidades de linguagem verbal, tanto a oral quanto a escrita, estão em constante interação. O trabalho pedagógico deve desenvolver situações em que a linguagem escrita seja fonte das interações e deve promover a reflexão sobre a própria linguagem.

9 Linguagem escrita na Educação Infantil
Deve ser pensado à luz das especificidades da infância, considerando sua forma peculiar de se relacionar com o mundo Imaginação Brincadeira

10 Brincadeira Durante a brincadeira a criança não aprende apenas a brincar, ela se desenvolve socialmente, adquirindo novas aptidões que são requisitos fundamentais para o convívio social. Para a brincadeira ser satisfatória, é fundamental que os participantes empreendam esforços no sentido de estabelecer e cumprir regras. A brincadeira promove a interação da criança com o mundo.

11 Vigotsky: estabelece relação entre a brincadeira e a imaginação
A criança acumula materiais para a sua criação a partir do que vê e do que ouve. Para uma base suficientemente sólida para a sua atividade criadora, devemos ampliar sua experiência. Quanto mais a criança: ver, ouvir, experimentar, aprender, assimilar, mais ampla será a sua atividade criadora.

12 Quanto maior a experiência, maior a imaginação
OBS: A imaginação depende das experiências vividas. Quanto maior a experiência, maior a imaginação Vigotsky: A imaginação necessita de uma base de realidade. Só é possível imaginar quando se tem experiências reais anteriores. Quanto mais memória, mais criatividade na imaginação.

13 As práticas educativas devem assegurar às crianças o direito a uma educação que reconheça a infância como uma construção da qual ela participa como ATOR SOCIAL. COMO? 1 Considerar a literatura infantil como ARTE

14 É preciso promover no cotidiano: Atividades de leitura;
Manipulação de textos literários; Conversa sobre os textos; Considerar a literatura como fonte de prazer e de experiências estéticas.

15 Está inserindo a criança no universo simbólico.
2 Ensinar aquilo que a criança deseja saber é incentivá-la a saber mais sobre a linguagem. A Professora ao: Mostrar desenhos Fotografias Ilustrações Objetos Imitar sons de animais Contar histórias Cantar músicas Recitar poesias Está inserindo a criança no universo simbólico. É preciso promover situações de aprendizagem que mostrem para a criança funções da escrita.

16 Muito antes de dominar a escrita ortográfica convencional, a criança pode e deve familiarizar-se com os usos e funções da escrita. É importante assegurar grande diversidade de gêneros e suportes para que as crianças possam manusear e perceber suas características gráficas. É também muito importante, valorizar os conhecimentos prévios durante a exploração desses materiais.

17 Quanto maior o contato da criança com situações em que a escrita é empregada como objeto de mediação das interações sociais, maior será a sua chance de pensar sobre esse objeto, de levantar hipóteses sobre o seu funcionamento e testá-las. - Manusear livros Usar cadernos Conhecer os resultados a partir do uso de: Lápis Caneta Giz de cera - Esses materiais aplicados em diferentes tipos de papel Cuidado com livros e revistas. Na Educação Infantil é preciso apropriar-se de conhecimentos da tecnologia da escrita: O aprendizado desses saberes deve ocorrer concomitantemente ao desenvolvimento de outros saberes e não como condição ou pré-requisito.

18 Espaços organizados para a leitura Livros, revistas e outros materiais
3 Assegurar as condições materiais adequadas O ambiente deve estimular a leitura e a escrita, a imaginação e a criatividade das crianças. Espaços organizados para a leitura Livros, revistas e outros materiais Estante de livros acessíveis para as crianças Variedade de materiais Ilustrações, figuras, sequências de imagens na sala de aula.

19 Resumindo: 1 O direito de ter acesso ao mundo da linguagem escrita não pode descuidar do direito de ser criança. 2 Não é na Educação Infantil que a criança inicia sua alfabetização.Esse processo se inicia fora das instituições escolares. 3 Não é nessa etapa educativa que a alfabetização se completará. 4 A Educação Infantil tem como principal contribuição para esse processo fazer com que a criança se interesse pela leitura e pela escrita. 5 Fazer com que a criança deseje a aprender a ler e a escrever e fazer com que ela acredite que é capaz de fazê-lo.


Carregar ppt "ORALIDADE E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google