A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE"— Transcrição da apresentação:

1 CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE
UNILASALLE CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE Decreto de 29 de dezembro de 1998 – D.O.U. – De 30 de dezembro de 1998 Curso de Ciência da Computação Canoas, 31de maio de 2005.

2 Débora Nice Ferrari Barbosa
Lassalinho: Um agente pedagógico animado em um ambiente multiagente para ensino a distância por Romualdo Gomes Débora Nice Ferrari Barbosa Claúdio Geyer

3 Motivação e Objetivo Motivação
Projeto Lassalinho – A Informática a Serviço da Educação Motivação e Objetivo Motivação e Objetivo Projeto Lassalinho Motivação Auxiliar no processo de ensino-aprendizagem Auxiliar na extração de características dos alunos Qualidades pedagógicas ao ambiente Aumentar a interatividade Arquitetura Protótipo Implementação Validação Trabalhos Futuros Conclusões Objetivo Modelar e implementar um agente pedagógico animado inserido em uma ferramenta síncrona como o jXChat [Martins 03], tendo este agente um comportamento de um chatterbot (BonoBot [Sganderla 03] ).

4 Projeto Lassalinho – A Informática a Serviço da Educação
Motivação e Objetivo Projeto Lassalinho Projeto Lassalinho Aumentar a interatividade da ferramenta jXchat com o usuário. Atuar como um tutor para ser mais um suporte técnico ao aluno. Tornar a comunicação mais eficaz com interações mais naturais. Implementar uma estratégia pedagógica que gere a interação, cooperação e produção do conhecimento. Feedback não verbal. Modelo cliente-servidor. Arquitetura Protótipo Implementação Validação Trabalhos Futuros Conclusões

5 Personagem representativo para o agente pedagógico
Projeto Lassalinho – A Informática a Serviço da Educação Motivação e Objetivo Projeto Lassalinho Projeto Lassalinho Personagem representativo para o agente pedagógico Arquitetura Protótipo Implementação Validação Trabalhos Futuros Conclusões Figura Original Figura Modificada

6 Arquitetura Projeto Lassalinho – A Informática a Serviço da Educação
Motivação e Objetivo Arquitetura Projeto Lassalinho Arquitetura Protótipo Implementação Validação Trabalhos Futuros Conclusões Fonte: Autoria Própria, 2004

7 Protótipo Protótipo do Lassalinho
Projeto Lassalinho – A Informática a Serviço da Educação Motivação e Objetivo Protótipo Projeto Lassalinho Protótipo do Lassalinho Para modelagem e implementação do agente Lassalinho foi utilizado uma linguagem orientada a objetos. Em toda a sua concepção foi utilizado software livre. Arquitetura Protótipo Implementação Validação Trabalhos Futuros Conclusões Aspectos para o uso de software livre na educação Baixo custo ou custo nulo. No aprendizado da tecnologia, pois permite compartilhamento de código, modificação e distribuição.

8 Marcações XML Implementação
Projeto Lassalinho – A Informática a Serviço da Educação Motivação e Objetivo Motivação e Objetivo Implementação Projeto Lassalinho Projeto Lassalinho Marcações XML Arquitetura Arquitetura Protótipo Protótipo <bonobot> ... <mensagem> como vai </mensagem> <retorno> Eu vou bem, e você? </retorno> <mensagem> fale-me sobre * </mensagem> <retorno>* é <conceito/>.</retorno> ... </bonobot> Implementação Implementação Arquitetura Validação Protótipo Trabalhos Futuros Conclusões Ferramentas Usuário: Olá, como vai? Lassalinho: Eu vou bem, e você? Usuário: Fale-me sobre Inteligência Artificial. Lassalinho: Inteligência Artificial é o estudo de como fazer os computadores realizarem coisas que, no momento, as pessoas fazem melhor.

9 Animações do Agente Lassalinho
Projeto Lassalinho – A Informática a Serviço da Educação Motivação e Objetivo Implementação Projeto Lassalinho Animações do Agente Lassalinho Arquitetura Animação Final Protótipo Implementação Validação Trabalhos Futuros Conclusões

10 Interface – Acesso Implementação
Projeto Lassalinho – A Informática a Serviço da Educação Motivação e Objetivo Motivação e Objetivo Implementação EAD Projeto Lassalinho Interface – Acesso Arquitetura Agente Projeto Lassalinho Protótipo Modelo Funcional Implementação Arquitetura Validação Trabalhos Futuros Protótipo Conclusões Ferramentas

11 Interface – Professor Implementação
Projeto Lassalinho – A Informática a Serviço da Educação Motivação e Objetivo Motivação e Objetivo Implementação EAD Projeto Lassalinho Interface – Professor Arquitetura Agente Projeto Lassalinho Protótipo Modelo Funcional Implementação Arquitetura Validação Trabalhos Futuros Protótipo Conclusões Ferramentas

12 Interface – Ambiente Chat
Projeto Lassalinho – A Informática a Serviço da Educação Motivação e Objetivo Implementação Motivação e Objetivo EAD Projeto Lassalinho Interface – Ambiente Chat Agente Arquitetura Projeto Lassalinho Protótipo Modelo Funcional Implementação Arquitetura Validação Protótipo Trabalhos Futuros Ferramentas Conclusões

13 Interface – Interação c/ Agente
Projeto Lassalinho – A Informática a Serviço da Educação Motivação e Objetivo Implementação Motivação e Objetivo EAD Projeto Lassalinho Interface – Interação c/ Agente Agente Arquitetura Projeto Lassalinho Protótipo Modelo Funcional Implementação Arquitetura Validação Protótipo Trabalhos Futuros Ferramentas Conclusões

14 Interface – Base de Conhecimento
Projeto Lassalinho – A Informática a Serviço da Educação Motivação e Objetivo Implementação Motivação e Objetivo EAD Projeto Lassalinho Interface – Base de Conhecimento Agente Arquitetura Projeto Lassalinho Protótipo Modelo Funcional Implementação Arquitetura Validação Protótipo Trabalhos Futuros Ferramentas Conclusões

15 Interface – Base de Conhecimento
Projeto Lassalinho – A Informática a Serviço da Educação Motivação e Objetivo Motivação e Objetivo Implementação EAD Projeto Lassalinho Interface – Base de Conhecimento Arquitetura Agente Projeto Lassalinho Protótipo Modelo Funcional Implementação Arquitetura Validação Trabalhos Futuros Protótipo Conclusões Ferramentas

16 Interface – Aluno - Agente
Projeto Lassalinho – A Informática a Serviço da Educação Motivação e Objetivo Motivação e Objetivo Implementação EAD Projeto Lassalinho Interface – Aluno - Agente Arquitetura Agente Projeto Lassalinho Protótipo Modelo Funcional Implementação Arquitetura Validação Trabalhos Futuros Protótipo Conclusões Ferramentas

17 Interface – Aluno - Agente
Projeto Lassalinho – A Informática a Serviço da Educação Motivação e Objetivo Implementação Motivação e Objetivo EAD Projeto Lassalinho Interface – Aluno - Agente Agente Arquitetura Projeto Lassalinho Protótipo Modelo Funcional Implementação Arquitetura Validação Protótipo Trabalhos Futuros Ferramentas Conclusões

18 Mensagem Projeto Lassalinho Fonte: Autoria Própria, 2004.
Projeto Lassalinho – A Informática a Serviço da Educação Motivação e Objetivo Motivação e Objetivo Implementação EAD Projeto Lassalinho Feedback não Verbal Arquitetura Agente Projeto Lassalinho Protótipo Modelo Funcional Implementação Arquitetura Validação Mensagem jXchat Fonte: Martins, 2003. Trabalhos Futuros Protótipo Conclusões Ferramentas Mensagem Projeto Lassalinho Fonte: Autoria Própria, 2004.

19 Validação Laboratório 24 horas
Projeto Lassalinho – A Informática a Serviço da Educação Motivação e Objetivo Motivação e Objetivo Validação EAD Projeto Lassalinho Agente Arquitetura Local: Centro Universitário La Salle ( 26/10/2004) Laboratório 24 horas Avaliadores : Alunos do Curso C. da Computação Disciplina de Inteligência Artificial – Noite Coleta de Dados: Questionário Análise do resultados: Foi satisfatório a inserção de um agente pedagógico animado em um ambiente chat. Segundo os avaliadores: Ponto Alto: As animações do agente Ponto Fraco: Pouca desenvoltura na interação Projeto Lassalinho Protótipo Implementação Arquitetura Validação Trabalhos Futuros Protótipo Ferramentas Conclusões

20 Trabalhos Futuros Como perspectivas futuras a este projeto, temos:
Projeto Lassalinho – A Informática a Serviço da Educação Motivação e Objetivo Motivação e Objetivo Trabalhos Futuros EAD Projeto Lassalinho Como perspectivas futuras a este projeto, temos: Realizar estudos das técnicas de animação 3D para serem aplicadas ao agente pedagógico animado, como forma de explorar e aumentar a comunicação e o ensino. A implementação do Processamento de Linguagem Natural em todos os níveis de interpretação. Através de uma ligação em rede, possibilitar que o agente pedagógico possa acessar outras bases de conhecimento. A implementação de uma agente de busca na Internet. Arquitetura Agente Protótipo Projeto Lassalinho Implementação Arquitetura Validação Protótipo Trabalhos Futuros Conclusões Ferramentas

21 Projeto Lassalinho – A Informática a Serviço da Educação
Motivação e Objetivo Conclusões Motivação e Objetivo EAD Projeto Lassalinho Contribuição para a busca de alternativas que acrescentem qualidade aos processos de ensino-aprendizagem aproximando a teoria da prática, tornando o ambiente mais interativo, participativo e interessante. A perspectiva de realização de novos experimentos com esta proposta é a principal motivação para a continuidade do trabalho. Participação da III Edição do Fórum Mundial de Educação O objetivo desse experimento foi criar condições para que os alunos se sintam menos isolados ao participarem de atividades que usam comunicação síncrona. Agente Arquitetura Projeto Lassalinho Protótipo Implementação Arquitetura Validação Protótipo Trabalhos Futuros Ferramentas Conclusões

22 Projeto Lassalinho Para maiores informações acesse:
Home Page:


Carregar ppt "CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google