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Tecnológico de Marketing

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Apresentação em tema: "Tecnológico de Marketing"— Transcrição da apresentação:

1 Tecnológico de Marketing
GESTÃO DE MARCAS CARLOS FREIRE –

2 Gestão de Marcas Elementos de Marca Carlos Freire –

3 Gestão de Marcas Elementos de Marca Elementos de marca são aqueles elementos que podem ser legalmente protegidos e que servem para identificar e diferenciar a marca Suas funções são: Aumentar a lembrança de marca. Formar associações de marca fortes, favoráveis e exclusivas. Gerar julgamentos e sentimentos positivos sobre a marca. Carlos Freire –

4 Gestão de Marcas Elementos de Marca O Marketing tem à sua disposição diversas opções de elementos para identificar as marcas. Mais uma vez, o surgimento da Internet tornou a escolha dos elementos de marca mais fáceis, pela possibilidade de obtenção de informações e, ao mesmo tempo, mais complexo pela possibilidade de inúmeras escolhas pelos consumidores. Carlos Freire –

5 Gestão de Marcas Elementos de Marca Antigamente as escolhas eram feitas por intermédio da criação de listas de nomes possíveis, discutindo seus méritos, eliminando os menos favoráveis, fazendo testes com consumidores alvo para, por fim, fazer a escolha final. Carlos Freire –

6 Gestão de Marcas Elementos de Marca Hoje, existem empresas especializadas em “branding” que utilizam outros recursos, tais como: “brainstorm” , bancos de dados digitais, sonoridades e outras qualidade. Esse processo inclui: Carlos Freire –

7 Elementos de Marca Esse processo inclui:
Gestão de Marcas Elementos de Marca Esse processo inclui: Testes de associação: que imagens vêm à mente quando exibida a marca? Testes de Compreensão: facilidade de pronúncia do nome; Testes de Memória: facilidade de retenção do nome; Testes de preferência: entre várias opções. Carlos Freire –

8 Gestão de Marcas Vários elementos de marca podem ser escolhidos para intensificar o conhecimento de marca ou facilitar a formação de associações de marca fortes, favoráveis e exclusivas: Domínios Nomes de Marca Jingles Logotipos Slogans Símbolos Embalagens Personagens Carlos Freire –

9 Gestão de Marcas Considerando que muitas vezes os consumidores não analisam muitas informações ao tomar decisões, os elementos da marca passam a ter grande importância na escolha. Para isso devem ser: facilmente reconhecidos e lembrados, descritivos e perssuasivos.

10 O nome da marca não é o único elemento importante.
Gestão de Marcas O nome da marca não é o único elemento importante. Via de regra, quanto menos concretos forem os benefícios da marca, maior a importância dos elemntos de marca captarem e transmitirem as caracterísitcas intangíveis.

11 Gestão de Marcas Hartford é uma empresa de seguros e investimentos financeiros. Precisa passar sensação de segurança e força.

12 Gestão de Marcas Hartford é uma empresa de seguros e investimentos financeiros. Precisa passar sensação de segurança e força.

13 Gestão de Marcas Outra elemento de marca bastante eficiente no processo de “branding” é o slogan.

14 Gestão de Marcas A eficiência dos elementos de marca interferem diretamente nos esforços e nos investimentos de marketing. Elementos de marca bem escolhidos diminuem os esforços e e investimentos para fixação de marca.

15 Gestão de Marcas A eficiência dos elementos de marca interferem diretamente nos esforços e nos investimentos de marketing. Elementos de marca bem escolhidos diminuem os esforços e e investimentos para fixação de marca.

16 Gestão de Marcas

17 A expansão da Internet possibilitou a personalização do marketing.
Gestão de Marcas A expansão da Internet possibilitou a personalização do marketing. Cada vez mais, as práticas de marketing de massa, de outros tempos, está sendo substiuída por novas abordagens que são, na verdade, um retorno a 100 anos atrás, quando os fornecedores conheciam seus clientes pelo nome. Novos conceitos foram adotados, tais como: marketing experimental, marketing one-to-one e marketing de permissão.

18 Gestão de Marcas Do ponto de vista do “branding” esses conceitos significam tornar os consumidores mais envolvidos com a marca, pela criação de um relacionamento intenso e efetivo. Personalizar o marketing significa garantir que a marca se torne o mais relevante possível para um determinado grupo de consumidores. É um desafio e tanto, considerando que cada indivíduo é único e nehum idêntico a outro.

19 Gestão de Marcas Isso fez com que outro conceito surgisse, o conceito de Marketing Integrado. Significa ir muito além da publicidade e mesclar e combinar diversas atividades de marketing que reforcem a promessa da marca.

20 Gestão de Marcas O Oliven Garden se tornou a segunda maior rede de restaurantes informais dos USA, com mais de 500 restaurantes e 2 bilhões de dólares em vendas, graças a um programa de marketing integrado.

21 Gestão de Marcas A promessa de marca da Oliven Garden é “uma típica refeição familiar italiana”, caracterizada por uma “deliciosa comida italiana fresca e simples”, “acompanhada por uma excelente taça de vinho”, “num local em que você é recepcionado por pessoas que o tratam como alguém da família”, “em um confortável ambiente familiar”.

22 Gestão de Marcas Para entregar essa promessa de marca a cadeia de restaurante envia gerentes e atendentes para viagens de imersão cultural na Itália; Inaugurou o Instituto de Culinária Toscana, na Itália, para inspirar a criação de novos pratos; oferece workshops sobre vinhos para os funcionários e eventos de degustação no restaurante para os clientes;

23 “Aqui você faz parte da família”.
Gestão de Marcas Por fim, reformou os restaurantes dando-lhes um toque de casa do campo toscana. A comunicação engloba mensagens internas para os funcionários e mídia de massa, que, em conjunto, reforçam a promessa de marca e slogan: “Aqui você faz parte da família”.

24 Gestão de Marcas Vários elementos de marca podem ser escolhidos para intensificar o conhecimento de marca ou facilitar a formação de associações de marca fortes, favoráveis e exclusivas: Domínios Nomes de Marca Jingles Logotipos Slogans Símbolos Embalagens Personagens

25 Gestão de Marcas Jingles BG Marcante Jingle

26 Critérios de Escolha Gestão de Marcas 4. Transferibilidade
- Dentro de categorias de produto e através delas - Através de fronteiras geográficas e culturais Memorabilidade - Facilmente Reconhecido - Facilmente Lembrado Significância - Descritivo - Persuasivo Adaptabilidade - Flexível - Atualizável Atratividade - Divertido e interessante - Rica imagem visual e verbal - Esteticamente agradável 6. Proteção - Legal - Competitiva

27 Benefícios e caracterísiticas
Gestão de Marcas Benefícios e caracterísiticas Nomes Elemento central de marca Está sempre presente Memorabilidade e significância Logotipos e Símbolos Lembrança e reconhecimento Adaptabilidade e transferibilidade Significância e atratividade Slogans e Jingles Memorabilidade e significância Embalagem Memorabilidade e significância Atratividade e adaptabilidade

28 Processo de criação de nome
Gestão de Marcas Processo de criação de nome Etapas do Processo Definição objetivos Geração alternativas Seleção alternativas Busca informações preliminares Pesquisa com consumuidor Registro legal

29 Diretrizes para embalagem
Gestão de Marcas Diretrizes para embalagem Funções Identificar a marca Informações descritivas e persuasivas Transporte e proteção Armazenagem doméstica Auxiliar consumo do produto Preocupação socioambiental

30 Diretrizes para embalagem
Gestão de Marcas Diretrizes para embalagem Recomendações para a Criação Conheça seu consumidor Adote a perspectiva mais ampla Entenda as funções estética e funcional da embalagem Conheça os canais de distribuição Eduque a alta administração

31 Gestão de Marcas Atividade de Classe Escolha uma marca. Identifique todos seus elementos de marca e avalie sua capacidade de contribuir para o ‘brand equity” . Quais são seus personagens de marca favoritos? Você acha que eles contribuem de algum mod para o “brand equity” ? Dê 3 exemplos de slogans que contribuem fortemente com o “brand equity”. Por que eles contribuem? Identifique um slogan ruim. Por que você o classifica assim?


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