A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ARMAZENAGEM.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ARMAZENAGEM."— Transcrição da apresentação:

1 ARMAZENAGEM

2 ARMAZENAGEM Armazenagem -> Área X Altura -> Local Disponível
Armazenar em local inadequado e de forma inadequada é um comportamento antieconômico. Guardar a mercadoria com cuidado também não é a única vertente, é preciso racionar a área utilizada.

3 ARMAZENAGEM Por quê Armazenar?
1) Necessidade de compensação de diferentes capacidades das fases de produção. 2) Equilíbrio sazonal. 3) Garantia da continuidade da produção. 4) Custos e especulação. 5) Redução dos custos de mão-de-obra. 6) Redução das perdas de materiais por avarias. 7) Melhoria na organização e controle da armazenagem. 8) Melhoria nas condições de segurança de operação do depósito. 9) Aumento da velocidade na movimentação. 10) Descongestionamento das áreas de movimentação.

4 ARMAZENAGEM A armazenagem dos materiais assumiu, hoje, uma grande importância na obtenção de maiores lucros. Independente de como foi embalado o material, ou de como foi movimentado, a etapa posterior é a armazenagem. A armazenagem aparece como uma das funções que se agrega ao sistema logístico: No Suprimento No Processo produtivo Na Distribuição

5 ARMAZENAGEM - Objetivo: - Cuidados a serem observados:
Maximizar o espaço disponível nas três dimensões, Comprimento X Largura X Altura e tornar a armazenagem eficiente e eficaz nas questões econômicas e - Cuidados a serem observados: - Determinação do local Definição adequada do layout Definição de uma política de preservação, com embalagens plenamente convenientes aos materiais Ordem, arrumação e limpeza, de forma constante Segurança patrimonial, contra furtos, incêndio, etc.

6 ARMAZENAGEM Suprimento-Produção-Distribuição
O planejamento desta integração deve ser efetuado segundo os seguintes fatores: Estratégico – através de estudos de localização. Técnico – através de estudos de gerenciamento. Operacional – através de estudos de equipamentos de movimentação, armazenagem e layout.

7 ARMAZENAGEM O Lay Out: é o desenho, plano esquema,gráfico que representa a disposição espacial, a área ocupada e a localização dos equipamentos, pessoas e materiais Arranjo Físico: é a disposição física dos equipamentos, pessoas e materiais, da maneira mais adequada ao processo produtivo. Dignifica a colocação racional dos diversos elementos combinados para proporcionar a comercialização dos produtos O arranjo físico é representado pelo layout O Layout influi: A seleção ou adequação do local. No projeto de construção, modificação ou ampliação. Na distribuição e localização dos componentes e estações de trabalho. Movimentação de Materiais máquinas e operários.

8 ARMAZENAGEM A operação eficiente efetiva de armazenagem depende da existência de um bom layout, que deve: Assegurar a utilização máxima do espaço Propiciar a mais eficiente movimentação de materiais Propiciar a estocagem mais econômica, em relação às despesas de equipamento, espaço, danos de material e mão de obra do armazém Fazer do armazém um modelo de boa organização

9 ARMAZENAGEM Definir a localização de todos os obstáculos
Localizar as áreas de recebimento e expedição Localizar as áreas de recebimento, secundárias, de separação de pedidos e de estocagem Definir o sistema de localização de estoque Avaliar as alternativas de layout do armazém

10 ARMAZENAGEM Itens de estoque: as mercadorias de maior saída e de maior volume, devem ser armazenadas nas imediações da expedição. “ABC” Corredores: Devem facilitar o acesso às mercadorias Portas de Acesso: Devem permitir a passagem dos equipamentos de manuseio e movimentação de materiais. Próximo ao local de expedição deve haver um espaço de armazenagem temporária Prateleiras e Estruturas: a altura máxima deve deverá considerar o peso dos materiais, distanciamento (altura) de 1 metro das luminárias. Mercadorias leves – parte superior das estruturas. Mercadorias Pesadas – inferiores. O piso deve ser resistente para suportar o peso das mercadorias e do transito de equipamentos de manutenção.

11 ARMAZENAGEM A armazenagem pode ser simples ou complexa, depende das características dos materiais. A armazenagem torna-se complexa em virtude de: fragilidade, combustibilidade; volatização; oxidação; explosividade, intoxicação; radiação; corrosão; inflamabilidade; volume; peso e forma. Necessidade de Materiais de armazenagem complexa: preservação especial; equipamentos especiais de prevenção de incêndios equipamentos de movimentação especiais meio ambiente especial estrutura de armazenagem especial; manuseio especial, por intermédio de EPI’s (equipamentos de Proteção Individual) adequados.

12 ARMAZENAGEM Armazenagem por Agrupamento Armazenagem por Tamanho
Armazenagem por Freqüência de Movimento Armazenagem Especial Ambiente climatizado Inflamáveis Perecíveis (controle FIFO) Armazenagem em Área Externa Coberturas Alternativas

13 ARMAZENAGEM SISTEMAS DE ARMAZENAGEM
É a perfeita disposição das partes de um todo, coordenadas entre si, e que devem funcionar como estrutura organizada. Para caracterizarmos um "Sistema de Armazenagem" é necessário uma perfeita integração entre estrutura metálica, equipamento de movimentação, prédio/armazém, produtos a serem estocados, etc. Tudo isso para que se satisfaça as necessidades de cada organização. A importância da "Armazenagem" na Logística é que ela leva soluções para os problemas de estocagem de materiais que possibilitam uma melhor integração entre:

14 ESTRUTURA/SISTEMA DE ARMAZENAGEM
MODELOS DE ESTRUTURA/SISTEMA DE ARMAZENAGEM

15 ARMAZENAGEM Armazenagem pesada :
a) Porta-paletes convencional : Utilizado basicamente para cargas paletizadas, possui alta seletividade e velocidade de armazenagem. Com variada gama de acessórios, pode ser utilizado também para armazenagem de itens variados ( não paletizados ), tais como : tambores, sacarias, caixas, caçambas, conteiners, chapas planas, bobinas e etc. b) Drive-in ou Drive-thru : É um porta-paletes utilizado basicamente quando a carga não é variada e pode ser paletizada , além de não haver a necessidade de alta seletividade ou velocidade.

16 ARMAZENAGEM c) Porta-paletes Push-back : Utilizado com cargas paletizadas, nesse sistema a empilhadeira “empurra” cada palete sobre um trilho com vários níveis permitindo a armazenagem de até 04 paletes na profundidade. d) Porta-paletes Dinâmico : Utilizado cargas paletizadas, nesse sistema o palete é colocado pela empilhadeira num trilho inclinado com roletes e desliza até a outra extremidade do trilho onde existe um “stop” para contenção do mesmo. O primeiro palete a entrar será o primeiro a sair. e) Cantilever : É utilizado quando queremos armazenar materiais de grande comprimento, como tubos, chapas de aço, e etc. Permite boa seletividade e velocidade de armazenagem.

17 ARMAZENAGEM Armazenagem leve :
f) Estantes : É um tipo de estrutura leve, para a armazenagem de material com tamanho reduzido e com grande variedade. g) Estantes de grande comprimento : Utilizado basicamente para cargas leves que possuem um tamanho relativamente grande para ser colocado nas estantes convencionais. É um produto intermediário entre as estantes e os porta-paletes. h) Estantes Flow-Rack: Utilizadas para cargas leves (caixas). Neste sistema o produto é colocado num plano inclinado com trilhos que possuem pequenos e desliza até a outra extremidade do trilho onde existe um “stop” para sua contenção do mesmo.

18 ARMAZENAGEM Organização e multiplicação do espaço
i) Mezanino : É utilizado para a duplicação de uma determinada área, dividindo-se o espaço verticalmente com a colocação de pisos intermediários sustentados por vigas e colunas. Como sistema de armazenagem é utilizado para cargas a granel (sacarias, caixas soltas e etc. ) i) Divisórias : É utilizado para a divisão de ambientes industriais organizando o espaço em áreas sendo possível a colocação de portas ou guichets para a comunicação desses ambientes.

19 ARMAZENAGEM Tabela de Escolhas

20 ARMAZENAGEM Vantagens x Desvantagens

21 ARMAZENAGEM WMS – Warehouse Management System
O WMS é um Sistema de Gerenciamento de Armazenagem. É um sistema especialista em operar Armazéns. Suas funções podem ser vistas na figura abaixo:

22

23 ARMAZENAGEM Visão do Sistema

24 ARMAZENAGEM Visão do Sistema


Carregar ppt "ARMAZENAGEM."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google