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Professora: Keilla Lopes Introdução a Comportamento Organizacional

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Apresentação em tema: "Professora: Keilla Lopes Introdução a Comportamento Organizacional"— Transcrição da apresentação:

1 Professora: Keilla Lopes Introdução a Comportamento Organizacional
UNEB Professora: Keilla Lopes AULA 1 Introdução a Comportamento Organizacional

2 Comportamento Organizacional
“ Um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional” ( Robbins, 2002)

3 Atualmente, são 3 os Níveis de Estudos dos Comportamentos Organizacionais:
I - Nível Individual (comportamento microorganizacional): As pessoas entram para as organizações com certas características que vão influenciar seus comportamentos no trabalho, tais como: características biográficas (idade, sexo e estado civil); características de personalidade; estrutura emocional; valores e atitudes; e níveis básicos de capacitação. Estas variáveis influenciam os processos psicológicos de percepção, motivação e aprendizagem individuais que, por sua vez, afetam o processo de tomada de decisão individual. Essas características pouco podem ser alteradas pelo esforço de gerenciamento e tem grande impacto sobre o comportamento. Cabe as organizações (gestores) apenas conhecer, tabular e analisar as consequências destas variáveis para a organização. No estudo destas variáveis tem contribuições teóricas acentuadas da Psicologia e estes aspectos psicossociais do indivíduo são importantes na sua atuação no contexto organizacional.

4 Atualmente, são 3 os Níveis de Estudos dos Comportamentos Organizacionais:
II - Nível do Grupo ou equipes de trabalho (Comportamento Mesoorganizacional): Como o comportamento das pessoas é diferente quando elas estão sozinhas e em grupo, o comportamento de um grupo é mais do que a soma das ações dos indivíduos que fazem parte dele. Assuntos como tamanho dos grupos, papeis dentro do grupo, liderança, coesão, desempenho, conflitos, negociação são partes dos estudo deste Nível.

5 Atualmente, são 3 os Níveis de Estudos dos Comportamentos Organizacionais:
Nivel organizacional (Comportamento Macroorganizacional): Possui marcantes contribuições da Antropologia, Ciência Política e Sociologia, dá ênfase ao entendimento da organização como um todo. Relaciona temas como: clima organizacional, cultura, políticas e práticas de recursos humanos, estrutura e dimensionamento da organização, bem como tecnologia e dimensionamento do trabalho. Como variáveis de resultados (outputs) do modelo, o autor aponta produtividade, absenteísmo, rotatividade e satisfação. Estes seriam os produtos da interdependência existente entre todas as variáveis incluídas nos três níveis de análises.

6 Objetivo dos estudos sobre Comportamento Organizacional
Comportamento Organizacional está fundamentado no estudo sistemático do comportamento humano direcionando ações e atitudes dos indivíduos, e de grupos no ambiente organizacional. Tendo como finalidade atingir: Reduzir o absenteísmo Minimizar a rotatividade Produtividade

7 O entendimento do Comportamento Organizacional possibilita também mapear os profissionais que necessitam de aprimoramento e desenvolvimento em alguns quesitos, como também identificar aqueles que se destacam em suas funções. Essa abordagem e visão sistematizada garante tanto o amadurecimento, como o melhor aproveitamento das competências de ambos.

8 Objetivo dos estudos sobre Comportamento Organizacional
Entender o comportamento organizacional é fundamental na dinâmica de manutenção e melhoria da gestão de pessoas, pois baliza o trabalho dos líderes e confere a estes a possibilidade de prever, e especialmente evitar problemas individuais ou coletivos entre os colaboradores.

9 Comportamento Organizacional é uma área de teorização e pesquisa em que as atividades organizacionais seriam o objeto de estudo e não um contexto para onde conhecimentos seriam simplesmente transferidos e aplicados

10 Primeiros Estudos Pesquisas sobre Comportamento Organizacional:
Considera-se que as teorias e as práticas que constituem o Comportamento Organizacional de hoje tiveram suas origens a partir da revolução industrial do século XVIII e XIX quando as invenções que proliferaram nessa época, como o descaroçador de algodão e a máquina a vapor, e a criação de novas formas de trabalho aumentaram em muito o número de operários tornando obsoletos os métodos gerenciais empregados até aquela época. As grandes linhas de montagem que se criaram exigiram um número maior de trabalhadores o que começou a impactar drasticamente os poucos gerentes que havia nas empresas. Mais precisamente, o campo do comportamento organizacional foi concebido na década de 60 por pesquisadores britânicos como disciplina emergente e quase independente, que se apoiaria em outras disciplinas já estabelecidas como Psicologia, Sociologia e Economia

11 Histórico sobre CO: Durante quatro décadas de existência o CO foi adquirindo solidez, seja através das diversas publicações que procuravam divulgar nos meios científicos e acadêmicos as suas bases teóricas, seja porque passou a ser utilizado como referencial em pesquisas sobre as atividades organizacionais. Nota-se que o processo de solidificação do CO teve como fator contribuinte o deslocamento de temas antes integrantes de outras disciplinas. Da Psicologia Industrial/Organizacional vieram, por exemplo, satisfação no trabalho e comprometimento organizacional; da Sociologia os temas cultura e poder nas organizações; da Ciência Política foram incorporados os conhecimentos sobre conflitos e política nas organizações. Ao abarcar sob o seu lastro de interesses temas complexos e portadores de divergências conceituais e metodológicas em suas disciplinas de origem, o CO tornou-se uma área de teorização e pesquisa repleta de questões a serem analisadas e resolvidas.

12 Em resumo, as finalidades do comportamento organizacional correspondem a explicação, previsão e controle do comportamento humano. A explicação refere-se a identificação das causas ou razões que elevam determinados fatos/acontecimentos/fenômenos. A previsão está focada em eventos futuros evitando alguns ou mostrando os resultados alcançados por meio de uma ação específica. O controle apresenta-se como um objetivo controverso, pois é necessário, mas, também, a diversidade é integrante fundamental nas organizações para gerar o trabalho realizado com eficácia. Admite-se que esta é a maior dificuldade: monitorar o comportamento do ser humano. Mas, por que?

13 Qual a diferença entre Comportamento Organizacional e Pesquisa Operacional ???

14 Referência Bibliográfica
WAGNERA. John. Comportamento organizacional. São Paulo: Saraiva,1999. Robbins, S. P. (1999). Comportamento Organizacional (8ª ed.). Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos. ROBBINS, P. Stephen. Comportamento organizacional. São Paulo: Prentice Hall, 2002. TAHA, Hamdy A. Pesquisa Operacional: uma visão geral -8 ed.—São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008. Wagner III, J. A., & Hollenbeck, J. A. (1999). Comportamento organizacional: criando vantagem competitiva. São Paulo: Saraiva


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