Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouAlexandre Quintão Dreer Alterado mais de 8 anos atrás
1
Metodologias de Ensino e Tecnologias Educacionais Encontro 1
Fabiana Pereira Ferreira
2
AGRADECIMENTOS...
3
OBJETIVO GERAL Ampliar o conhecimento referente as diferentes metodologias de aulas inserindo as tecnologias educacionais na prática docente.
4
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Levantar o conhecimento sobre os métodos de ensino; Discutir a relação de métodos de ensino e recursos tecnológicos e midiáticos utilizados nas aulas; Praticar métodos diferentes de repasse de conteúdos; Socializar experiências de aulas diversificadas; Avaliar o processo de produção de aulas.
5
PLANO DE AULA DO ENCONTRO 1
Tema: Métodos e Metodologias de aulas; Conteúdos: Conceitos e fundamentações do tema, Metodologia de Projetos e Aula Expositiva. Metodologia: Aula expositiva dialógica; Procedimentos: Agradecimentos, apresentações, explanação do tema, socialização de experiências; Recursos: Computador, som, data show; Cronograma: 4h matutino.
6
Ensino: Transmissão de informação.
MÉTODO Palavra grega méthodo - “caminho para chegar a um fim”. Métodos de ensino Ensino: Transmissão de informação.
7
METODOLOGIA Palavra composta por três vocábulos gregos:
metà (“para além de”); odòs (“caminho”); logos (“estudo”). O conceito faz alusão aos métodos de investigação que permitem obter certos objetivos em uma ciência.
8
METODOLOGIA DE ENSINO MÉTODO METODOLOGIA
Caminho pelo qual se atinge um objetivo. É a estratégia, o modo de proceder de uma determinada investigação; maneira de agir; meio. É o estudo, ou como indica o próprio sufixo, o conhecimento, se pudesse dizer, dir-se-ia mesmo que é a ciência que estuda os métodos.
9
PARA MELHOR COMPREENDER...
Ci_ncia_e_M_todo.mp4 O_que_Metodologia.mp4
10
MÉTODOS DE ENSINO Aula expositiva; Metodologia de projetos;
Estudo dirigido; Trabalho em grupo; Estudos de caso; Estudos do meio; Solução de problemas...
11
TECNOLOGIAS...
13
MÍDIAS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Encurtaram-se as distâncias, expandiram-se as fronteiras e o mundo ficou globalizado. As novas mídias e tecnologias estão relacionadas com todas essas transformações.
15
MOTIVAÇÃO E O ATO DE APRENDER
16
AULA Um conjunto de atividades ordenadas, estruturadas e articuladas para a realização de certos objetivos educacionais que tem um princípio e um fim conhecidos tanto pelos professores como pelos alunos. (Zabalza, 1998, p. 18)
17
A AULA REQUER Conteúdo, tema, objetivos, competências, habilidades e capacidades exigidas nas tarefas, número de aulas semanais, duração da aula, recursos, processos avaliativos...
18
AULA EXPOSITIVA Segundo Abreu e Masseto (1990) esse procedimento chega a ser entendido, por muitos professores, como sendo a única forma possível de ensino. (p.78)
19
DEFINIÇÃO A exposição didática de qualquer assunto feita pelo professor aos alunos em um determinado espaço de tempo...
20
PEDAGOGIA DE HERBART – SÉC. XIX
A Pedagogia Herbartiana previa a necessidade de oferecer aos estudantes, de modo concentrado, toda a cultura elaborada pelas gerações passadas. (Ghiraldelli Jr., 1991, p.16)
21
A AULA EXPOSITIVA DEVE SEGUIR OS 5 PASSOS:
Preparação – o professor recorda o assunto da aula anterior; Apresentação – o assunto da aula anterior é que deve encaminhar a introdução do novo assunto; Associação – com base em uma analogia com as resoluções da lição antiga, o professor deve resolver os novos problemas diante dos alunos;
22
4. Generalização – o professor deve demonstrar como as formulações das regras aprendidas na nova lição podem servir para outros casos; 5. Aplicação – efetuam-se exercícios de aplicação e verificação da aprendizagem.
24
Fonte: http://www.slideshare.net/SandrielleSousa/aula-expositiva
25
Fonte: http://www.slideshare.net/SandrielleSousa/aula-expositiva
26
Fonte: http://www.slideshare.net/SandrielleSousa/aula-expositiva
27
RETENÇÃO DA APRENDIZAGEM
Aprendemos Retemos 1% pelo gosto 10% do que lemos 1,5% pelo tato 20% do que escutamos 3,5% pelo olfato 30% do que vemos 11% pelo ouvido 50% do que vemos e escutamos 83% pela vista 70% do que ouvimos e logo discutimos 90% do que ouvimos e logo realizamos Fonte: Baseada em GODOY 2008, p
28
MÉTODOS DE ENSINO Método de ensino Dados retidos depois de 3 horas
Dados retidos depois de 3 dias Somente oral 70% 10% Somente visual 72% 20% Visual e oral simultaneamente 85% 65% Fonte: Turra ET al. (1993, p ).
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.