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0 COMPREENDENDO AS EQUIPES DE TRABALHO
PARTE III O GRUPO CAPÍTULO 9 COMPREENDENDO AS EQUIPES DE TRABALHO

1 Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
OBJETIVOS DO APRENDIZADO Depois de ler este capítulo, você será capaz de: Explicar a crescente popularidade das equipes nas organizações. Comparar grupos e equipes. Identificar quatro tipos de equipes. Especificar as características das equipes eficazes. Explicar como as organizações podem criar membros de equipes. Descrever as condições em que é preferível contar com equipes do que com indivíduos. © 2006 by Pearson Education

2 POR QUE AS EQUIPES SE TORNARAM TÃO POPULARES
O desempenho das equipes é melhor que o dos indivíduos. As equipes exploram melhor o talento dos funcionários. As equipes são mais flexíveis e reagem melhor às mudanças do ambiente. As equipes facilitam o envolvimento dos funcionários. As equipes são uma boa maneira de democratizar a organização e aumentar a motivação. © 2006 by Pearson Education

3 DIFERENÇAS ENTRE GRUPOS E EQUIPES
Grupo de trabalho Grupo que interage basicamente para compartilhar informações e tomar decisões a fim de ajudar cada membro em seu desempenho na sua área de responsabilidade. Equipe de trabalho Grupo em que os esforços individuais resultam em um nível de desempenho maior do que a soma das contribuições individuais. © 2006 by Pearson Education

4 QUADRO 9-1 Comparação entre grupos de trabalho e equipes de trabalho
© 2006 by Pearson Education

5 Equipes de trabalho autogerenciadas
TIPOS DE EQUIPES Equipes de soluções de problemas Grupos de 5 a 12 funcionários do mesmo departamento que se reúnem durante algumas horas por semana para discutir formas de melhorar a qualidade, a eficiência e o ambiente de trabalho. Equipes de trabalho autogerenciadas Grupos de 10 a 15 pessoas que assumem muitas das responsabilidades de seus antigos chefes. © 2006 by Pearson Education

6 Equipes multifuncionais
TIPOS DE EQUIPES Equipes multifuncionais Funcionários do mesmo nível hierárquico, mas de diferentes setores da empresa, que se juntam para cumprir uma tarefa. Força-tarefa Comitês © 2006 by Pearson Education

7 TIPOS DE EQUIPES Equipes virtuais
Equipes que usam a tecnologia da informática para reunir seus membros, fisicamente dispersos, e permitir que eles atinjam um objetivo comum. Caracteríticas da equipe virtual:  Ausência de gestos não verbais ou paraverbais. Contexto social limitado. Capacidade de superar limitações de tempo e espaço. © 2006 by Pearson Education

8 CRIANDO EQUIPES EFICAZES
Contexto  Recursos adequados Liderança e estrutura Clima de confiança Sistemas de avaliação de desempenho e recompensas © 2006 by Pearson Education

9 CRIANDO EQUIPES EFICAZES
Composição  Capacidades dos membros Personalidade Alocação de papéis Diversidade Tamanho das equipes Flexibilidade dos membros Preferências dos membros © 2006 by Pearson Education

10 CRIANDO EQUIPES EFICAZES
Projeto do trabalho  Liberdade e autonomia Variedade de habilidades Identidade da tarefa Significância da tarefa © 2006 by Pearson Education

11 CRIANDO EQUIPES EFICAZES
Processo Propósito comum Metas específicas Eficácia da equipe Níveis de conflito “Folga” social © 2006 by Pearson Education

12 QUADRO 9-5 Efeitos dos processos de grupo
© 2006 by Pearson Education

13 TRANSFORMANDO INDIVÍDUOS EM MEMBROS DE EQUIPE
O desafio Superar as resistências individuais. Levar em conta as influências da cultura de cada um. Introduzir o trabalho em equipe em organizações que sempre valorizaram as conquistas individuais. Modelando os membros da equipe Selecionar funcionários que possam desempenhar seus papéis no grupo. Treinar os funcionários para que se tornem membros de equipes. Reformular o sistema de recompenses para estimular os esforços cooperativos, ao mesmo tempo em que se reconhece as contribuições individuais. © 2006 by Pearson Education

14 AS EQUIPES E A GESTÃO DA QUALIDADE
A eficácia das equipes e a gestão da qualidade requerem que as equipes: Sejam suficientemente pequenas para serem eficientes e eficazes. Sejam adequadamente treinadas nas habilidades de que seus membros necessitarão. Tenham tempo suficiente para tratar dos problemas focados. Tenham autoridade para solucionar os problemas e implementar as ações corretivas adequadas. Tenham um “campeão” designado para ajudá-la a superar as dificuldades que surgirem. © 2006 by Pearson Education

15 CUIDADO! NEM SEMPRE AS EQUIPES SÃO A SOLUÇÃO
Três testes para determinar a adequação das equipes ao trabalho: O trabalho pode ser mais bem realizado por mais de uma pessoa? A tarefa cria um propósito comum ou um conjunto de metas para os membros da equipe maior do que a soma de seus objetivos individuais? Os membros do grupo são interdependentes? © 2006 by Pearson Education


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