A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desenvolvimento Cognitivo, segundo Piaget

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desenvolvimento Cognitivo, segundo Piaget"— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolvimento Cognitivo, segundo Piaget
Primeiro artigo publicado aos 11 anos; Formação em Ciências Naturais – Biologia; Contato com Filosofia e Epistemologia; Doutor em Filosofia; O estudo da criança como meio de estudo do problema do conhecimento; Contato com a Psicometria; Método clínico freudiano (=> Detalhe, flexibilidade, poucos casos, longos períodos de tempo e observação); Lógica. A CONCEPÇÃO DE TRABALHO E ÊXODO RURAL DE EDUCADORES E EDUCANDOS DO ENSINO MÉDIO NO SEMI-ÁRIDO ALAGOANO Pesquisa desenvolvida no curso de especialização em Psicologia e Ação Psicossocial da Universidade Federal de Alagoas, sob orientação de Henrique Jorge Simões Bezerra.

2 Desenvolvimento Cognitivo, segundo Piaget
Estudos realizados: Evolução do pensamento humano; Relação entre pensamento e lógica; Três filhos; Conservação de invariâncias; Criança: tempo e velocidade; Relação entre Psicologia e Epistemologia; Percepção e pensamento lógico. A CONCEPÇÃO DE TRABALHO E ÊXODO RURAL DE EDUCADORES E EDUCANDOS DO ENSINO MÉDIO NO SEMI-ÁRIDO ALAGOANO Pesquisa desenvolvida no curso de especialização em Psicologia e Ação Psicossocial da Universidade Federal de Alagoas, sob orientação de Henrique Jorge Simões Bezerra.

3 Desenvolvimento Cognitivo e Moral, segundo Piaget
Quais as concepções prévias de Piaget? Equilíbrio para onde tendem todas as estruturas cognitivas; Equilíbrio: ajustamento entre cognitivo e ambiente; Estrutura variáveis: inteligência se dá por fatores biológicos transmitidos hereditariamente: organismo e reflexos – estruturas físicas; Na interação se desenvolvem as estruturas psicológicas; Estruturas são formadas por esquemas; Função constantes: todas as espécies herdam funções invariantes; Adaptação: tendência de se adaptar ao ambiente, com dois processos: A CONCEPÇÃO DE TRABALHO E ÊXODO RURAL DE EDUCADORES E EDUCANDOS DO ENSINO MÉDIO NO SEMI-ÁRIDO ALAGOANO Pesquisa desenvolvida no curso de especialização em Psicologia e Ação Psicossocial da Universidade Federal de Alagoas, sob orientação de Henrique Jorge Simões Bezerra.

4 Desenvolvimento Cognitivo e Moral, segundo Piaget
Organização e Adaptação, que envolve dois processos: Assimilação: O objeto é transformado e se torna parte do organismo. Acomodação: Alterações que o organismo faz em suas estruturas; E o desequilíbro?: A CONCEPÇÃO DE TRABALHO E ÊXODO RURAL DE EDUCADORES E EDUCANDOS DO ENSINO MÉDIO NO SEMI-ÁRIDO ALAGOANO Pesquisa desenvolvida no curso de especialização em Psicologia e Ação Psicossocial da Universidade Federal de Alagoas, sob orientação de Henrique Jorge Simões Bezerra. Quando várias possibilidades de assimilação já aconteceram

5 Desenvolvimento Cognitivo e Moral, segundo Piaget
OS ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO I – Recém-nascido e o lactente: estágio sensório-motor (0 a 2 anos); II – Primeira infância: dois a sete anos: estágio pré-operacional; III – Infância de sete a doze anos: estágio de operações concretas; A CONCEPÇÃO DE TRABALHO E ÊXODO RURAL DE EDUCADORES E EDUCANDOS DO ENSINO MÉDIO NO SEMI-ÁRIDO ALAGOANO Pesquisa desenvolvida no curso de especialização em Psicologia e Ação Psicossocial da Universidade Federal de Alagoas, sob orientação de Henrique Jorge Simões Bezerra. IV – Adolescência: estágio de operações formais.

6 Desenvolvimento Cognitivo e Moral, segundo Piaget
I – ESTÁGIO SENSÓRIO-MOTOR (0 A 2 ANOS): Não há capacidade de abstração; Atividade intelectual: sensorial e motora; Fundamenta desenvolvimento intelectual futuro; Importância da estimulação ambiental, mas há limites; 1) Reflexo (0 a 1 mês); A CONCEPÇÃO DE TRABALHO E ÊXODO RURAL DE EDUCADORES E EDUCANDOS DO ENSINO MÉDIO NO SEMI-ÁRIDO ALAGOANO Pesquisa desenvolvida no curso de especialização em Psicologia e Ação Psicossocial da Universidade Federal de Alagoas, sob orientação de Henrique Jorge Simões Bezerra. 2) Reação circular primária: Repetição de comportamento casual e interessante; Primeiras noções da realidade; Centrada no corpo.

7 Desenvolvimento Cognitivo e Moral, segundo Piaget
I – ESTÁGIO SENSÓRIO-MOTOR (0 A 2 ANOS): 3) Reação circular secundária: Centrada em objetos e corpo; Busca objetos escondidos; 4) Coordenação de esquemas secundários: Utilização do esquema não mais como fim, e sim como meio Combinação -> Assimilação geralizadora; Novas estratégias de busca de objetos escondidos; Há um objetivo inicial (para além do casual); A CONCEPÇÃO DE TRABALHO E ÊXODO RURAL DE EDUCADORES E EDUCANDOS DO ENSINO MÉDIO NO SEMI-ÁRIDO ALAGOANO Pesquisa desenvolvida no curso de especialização em Psicologia e Ação Psicossocial da Universidade Federal de Alagoas, sob orientação de Henrique Jorge Simões Bezerra.

8 Desenvolvimento Cognitivo, segundo Piaget
I – ESTÁGIO SENSÓRIO-MOTOR (0 A 2 ANOS): 5) Reações circulares terciárias: Vivencia novos comportamentos; Imita ações novas. 6) Início do simbolismo (18 a 24 meses): Transição para o pré-operacional; Início da linguagem; Uso de símbolo para novos comportamentos e objetos; Pensamentos rudimentares; A CONCEPÇÃO DE TRABALHO E ÊXODO RURAL DE EDUCADORES E EDUCANDOS DO ENSINO MÉDIO NO SEMI-ÁRIDO ALAGOANO Pesquisa desenvolvida no curso de especialização em Psicologia e Ação Psicossocial da Universidade Federal de Alagoas, sob orientação de Henrique Jorge Simões Bezerra.

9 Desenvolvimento Cognitivo e Moral, segundo Piaget
II – ESTÁGIO PRÉ-OPERACIONAL: 1) Egocentrismo: Incapacidade de se colocar do ponto de vista de outrem; 2) Centralização e descentralização; Focaliza apenas uma dimensão do estímulo ou atributo; Incapacidade de considerar dois ou mais fatores/dimensão ao mesmo tempo; A CONCEPÇÃO DE TRABALHO E ÊXODO RURAL DE EDUCADORES E EDUCANDOS DO ENSINO MÉDIO NO SEMI-ÁRIDO ALAGOANO Pesquisa desenvolvida no curso de especialização em Psicologia e Ação Psicossocial da Universidade Federal de Alagoas, sob orientação de Henrique Jorge Simões Bezerra. 3) Estados e transformações; Pensamento estático e rígido; Não compreende a totalidade dos processos;

10 Desenvolvimento Cognitivo e Moral, segundo Piaget
II – ESTÁGIO PRÉ-OPERACIONAL: 4) Desequilíbrio: As acomodações predominam sobre as assimilações; Mudanças radicais na forma de lidar com o mundo; Afirmações “ilógicas” e “porquês”; 5) Irreversibilidade: A CONCEPÇÃO DE TRABALHO E ÊXODO RURAL DE EDUCADORES E EDUCANDOS DO ENSINO MÉDIO NO SEMI-ÁRIDO ALAGOANO Pesquisa desenvolvida no curso de especialização em Psicologia e Ação Psicossocial da Universidade Federal de Alagoas, sob orientação de Henrique Jorge Simões Bezerra. Incapacidade da criança entender que alguns fenômenos são reversíveis; “Matemática”;

11 Desenvolvimento Cognitivo e Moral, segundo Piaget
II – ESTÁGIO PRÉ-OPERACIONAL: 6) Realismo: Concretude exagerada; 7) Animismo: Atribui vida a seres inanimados; 8) Antropomorfismo: A CONCEPÇÃO DE TRABALHO E ÊXODO RURAL DE EDUCADORES E EDUCANDOS DO ENSINO MÉDIO NO SEMI-ÁRIDO ALAGOANO Pesquisa desenvolvida no curso de especialização em Psicologia e Ação Psicossocial da Universidade Federal de Alagoas, sob orientação de Henrique Jorge Simões Bezerra. Características humanas a seres não humanos.

12 Desenvolvimento Cognitivo e Moral, segundo Piaget
III – ESTÁGIO DE OPERAÇÕES CONCRETAS: A partir do quê torna-se capaz de cooperar? Jogos na primeira infância: não sabe lidar com as regras; Jogos nas operações concretas: lida com regras; Conquista da reflexão: o que é? Início da construção lógica e sistema de valores; Pensamento: Novas formas de explicação: de si para o natural; Assimilação racional; Explicações atomísticas; Conservação e transmutação; Das ações para as operações: reversibilidade, tempo, causalidade, conservação e espaço; A CONCEPÇÃO DE TRABALHO E ÊXODO RURAL DE EDUCADORES E EDUCANDOS DO ENSINO MÉDIO NO SEMI-ÁRIDO ALAGOANO Pesquisa desenvolvida no curso de especialização em Psicologia e Ação Psicossocial da Universidade Federal de Alagoas, sob orientação de Henrique Jorge Simões Bezerra.

13 Desenvolvimento Cognitivo e Moral, segundo Piaget
III – ESTÁGIO DE OPERAÇÕES CONCRETAS: Operações: atos mais estruturados, que fazem parte de conjunto de atos interrelacionados. Variedade de operações: Lógicas: adição, subtração, multiplicação, divisão; Classificação: - Gato + Cachorro = Elefante -> é possível? = letra “a” -> é possível? Quantidade, mensuração, tempo, seriação e espaço; Reversibilidade; Sistema de valores; Interpessoais. A CONCEPÇÃO DE TRABALHO E ÊXODO RURAL DE EDUCADORES E EDUCANDOS DO ENSINO MÉDIO NO SEMI-ÁRIDO ALAGOANO Pesquisa desenvolvida no curso de especialização em Psicologia e Ação Psicossocial da Universidade Federal de Alagoas, sob orientação de Henrique Jorge Simões Bezerra.

14 Desenvolvimento Cognitivo e Moral, segundo Piaget
III – ESTÁGIO DE OPERAÇÕES CONCRETAS: Afetividade: Sistema de valores; Novos sentimentos morais; Maior regulação; Respeito mútuo; Nova forma de lidar com as regras; Possibilidade de acordos; Sentimento de justiça X submissão; Vontade e dever. A CONCEPÇÃO DE TRABALHO E ÊXODO RURAL DE EDUCADORES E EDUCANDOS DO ENSINO MÉDIO NO SEMI-ÁRIDO ALAGOANO Pesquisa desenvolvida no curso de especialização em Psicologia e Ação Psicossocial da Universidade Federal de Alagoas, sob orientação de Henrique Jorge Simões Bezerra.

15 Desenvolvimento Cognitivo e Moral, segundo Piaget
IV – ESTÁGIO DE OPERAÇÕES FORMAIS: Adolescência Não trata adolescência como crise; Criação de teorias e sistemas abstratos; Formula e testa hipóteses; Resolve as operações estabelecendo TODAS as relações possíveis; Opera e reflete sobre as operações: das operações para as proposições; Onipotência intelectual; Quando se atinge o equilíbrio? A CONCEPÇÃO DE TRABALHO E ÊXODO RURAL DE EDUCADORES E EDUCANDOS DO ENSINO MÉDIO NO SEMI-ÁRIDO ALAGOANO Pesquisa desenvolvida no curso de especialização em Psicologia e Ação Psicossocial da Universidade Federal de Alagoas, sob orientação de Henrique Jorge Simões Bezerra.

16 Desenvolvimento Cognitivo e Moral, segundo Piaget
IV – ESTÁGIO DE OPERAÇÕES FORMAIS: Adolescência Afetividade: Eu X Personalidade; Cooperativo e autônomo; Personalidade como plano de vida: o que acham? Egocentrismo; Romance, Religião e Sistema de Valores; Sociedade da discussão e do coletivo; Adaptação; Como se constitui o equilíbrio? A CONCEPÇÃO DE TRABALHO E ÊXODO RURAL DE EDUCADORES E EDUCANDOS DO ENSINO MÉDIO NO SEMI-ÁRIDO ALAGOANO Pesquisa desenvolvida no curso de especialização em Psicologia e Ação Psicossocial da Universidade Federal de Alagoas, sob orientação de Henrique Jorge Simões Bezerra.

17 Desenvolvimento Cognitivo e Moral, segundo Piaget
IV – ESTÁGIO DE OPERAÇÕES FORMAIS: Problema Um lobo, uma ovelha e um pacote de couve estão na margem esquerda de um rio . O barqueiro deve transferi-los para a margem direita, mas, como seu barco é pequeno, só pode transportar um deles por vez. Além disso, sabe-se que o lobo gosta de comer ovelhas e que as ovelhas gostam de comer couves. Essas, no entanto, não comem nem lobos nem ovelhas. Nosso problema é, então, propor ao barqueiro um plano de viagem em que, dadas as restrições, ovelha, lobo e couve passem a margem direita intactos A CONCEPÇÃO DE TRABALHO E ÊXODO RURAL DE EDUCADORES E EDUCANDOS DO ENSINO MÉDIO NO SEMI-ÁRIDO ALAGOANO Pesquisa desenvolvida no curso de especialização em Psicologia e Ação Psicossocial da Universidade Federal de Alagoas, sob orientação de Henrique Jorge Simões Bezerra.

18 Desenvolvimento Cognitivo e Moral, segundo Piaget
IV – ESTÁGIO DE OPERAÇÕES FORMAIS: 1.o barqueiro transporta primeiro a ovelha para a margem direita; 2. retorna sozinho para a margem esquerda; 3. transporta o lobo para a margem direita1; 4. retorna para a margem esquerda trazendo a ovelha; 5. transporta a couve para a margem direita; 6. retorna sozinho para a margem esquerda; 7. transporta finalmente a ovelha para a margem direita. A CONCEPÇÃO DE TRABALHO E ÊXODO RURAL DE EDUCADORES E EDUCANDOS DO ENSINO MÉDIO NO SEMI-ÁRIDO ALAGOANO Pesquisa desenvolvida no curso de especialização em Psicologia e Ação Psicossocial da Universidade Federal de Alagoas, sob orientação de Henrique Jorge Simões Bezerra.


Carregar ppt "Desenvolvimento Cognitivo, segundo Piaget"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google