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MINTZBERG Enfoque diferente para estratégia a partir da utilização de método histórico Estratégia como “o padrão de uma série de ações que ocorrem em.

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1 MINTZBERG Enfoque diferente para estratégia a partir da utilização de método histórico Estratégia como “o padrão de uma série de ações que ocorrem em um tempo” Os objetivos, planos e a base de recursos não são mais importantes do que o que a empresa fez ou está fazendo no momento.

2 MINTZBERG Enfoque Standard: ênfase na análise
Concepção estratégica a partir de intenções estratégicas - Estratégia deliberada Enfoque Mintzberg: ênfase na ação Uma série de atos convergentes que a empresa realizou – Estratégia realizada Um conjunto de ações consistentes não formalmente intencionadas antecipadamente - Estratégia emergente - aprendizado

3 MINTZBERG A empresa teria uma estratégia mesmo não dispondo de planos ou de alguém que se dedique a estabelecer objetivos formais Um padrão significa que os atos da empresa são congruentes (propriedade, coerência, conveniência) O conceito de Mintzberg apóia-se no contraste entre análise e ação e entre controle e aprendizado.

4 OS 5 P’S DA ESTRATÉGIA Plano: curso de ação com um propósito consciente  modelo tradicional  empresas burocráticas. Padrão: de uma série de atos congruentes  consistência em comportamento ao longo do tempo  inclui a conduta resultante (de um plano)  empresas inovadoras.

5 OS 5 P’S DA ESTRATÉGIA ComPlô (manobra): ser melhor que o competidor.
Posição: meio de situar uma empresa em determinado ambiente  localização de determinado produto em determinados mercados  enfoque analítico standard.

6 OS 5 P’S DA ESTRATÉGIA Perspectiva: interior à organização e à mente do estrategista  modo de perceber o mundo e uma posição eleita  maneira fundamental de uma organização fazer as coisas. Estratégias puras  produto raro  continuum entre deliberada e emergente.

7 10 ESCOLAS DE PENSAMENTO ESTRATÉGICO
3 Escolas de natureza prescritiva: como deve ser e não como são formuladas as estratégias. 6 Escolas de natureza descritiva: estratégias são formuladas a partir de aspectos específicos do processo 1 Escola de natureza sintética: combinação em busca de integração.

8 As 3 escolas de natureza prescritiva
A ESCOLA DO DESIGN: Formulação de estratégia como um processo de concepção A ESCOLA DO PLANEJAMENTO: Formulação de estratégia como um processo formal A ESCOLA DO POSICIONAMENTO: Formulação de estratégia como um processo analítico

9 As 6 escolas de natureza descritiva
A ESCOLA EMPREENDEDORA: Formulação de estratégia como um processo visionário A ESCOLA COGNITIVA: Formulação de estratégia como um processo mental A ESCOLA DE APRENDIZADO: Formulação de estratégia como um processo emergente emerge em passos curtos e a organização “aprende”

10 As 6 escolas de natureza descritiva
A ESCOLA DO PODER: Formulação de estratégia como um processo de negociação A ESCOLA CULTURAL: Formulação de estratégia como um processo coletivo A ESCOLA AMBIENTAL: Formulação de estratégia como um processo reativo

11 A escola de natureza sintética
A ESCOLA DE CONFIGURAÇÃO: Formulação de estratégia como um processo de transformação Mudanças estratégicas.

12 A evolução das escolas Solidez e influência do posicionamento
Lado macro da escola do poder: alianças, estratégia coletiva, etc. Configuração e aprendizado: obsessão por mudança estratégica.

13 ÁREAS GERAIS DE CONCORDÂNCIA A RESPEITO DA NATUREZA DA ESTRATÉGIA

14 ÁREAS DE CONCORDÂNCIA “Não é possível separar organização e ambiente ... a organização usa a estratégia para lidar com as mudanças nos ambientes”. A estratégia é complexa: “as mudanças trazem novas combinações de circunstâncias ... a essência da estratégia permanece não programada, não-rotineira, não-repetitiva ...” A estratégia (as decisões estratégicas) afeta o bem-estar da organização.

15 ÁREAS DE CONCORDÂNCIA “O estudo da estratégia inclui tanto as ações decididas, ou o conceito de estratégia, e também os processos pelos quais as ações são decididas e implementadas” “Os teóricos ... concordam que as estratégias pretendidas, emergentes e realizadas podem diferir entre si”.

16 ÁREAS DE CONCORDÂNCIA “...as empresas têm...estratégia corporativa (em que negócios devemos estar?) e estratégia de negócios (como iremos competir em cada negócio?)” A estratégia envolve vários processos de pensamento: exercícios conceituais, analíticos, feitos pelos líderes das organizações...

17 Cada vantagem estratégica tem uma desvantagem associada:
A estratégia fixa a direção (mapeia o caminho) A estratégia focaliza o esforço (coordenação das atividades) Sem visão lateral para desviar dos perigos Falta de visão periférica para novas possibilidades

18 Cada vantagem estratégica tem uma desvantagem associada:
A estratégia define a organização (dá significado) A estratégia provê consistência (reduz ambigüidade e provê ordem) Não perceber a rica complexidade do sistema A criatividade floresce na inconsistência


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