A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Terapeutas Ocupacionais Gerontologistas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Terapeutas Ocupacionais Gerontologistas"— Transcrição da apresentação:

1 Terapeutas Ocupacionais Gerontologistas
Focalizam-se nos distúrbios dos processos normais de amadurecimento dos idosos nos âmbitos físicos, psicológico e social. A meta é restabelecer a ordem e ajudar os idosos a adaptarem-se sempre que a patologia interferir no desempenho ocupacional

2 O crescente nº de idosos irá mudar a pratica da Terapia Ocupacional no século XXI

3 Entre as questões relacionadas à população idosa que direta e indiretamente afetam a pratica da TO , estão as seguintes: *Maior expectativa de vida e numero crescente de idosos *Diferenças relacionadas ao sexo e ao status de vida *Crescente diversidade entre a população idosa * Prevalecem mais as condições crônicas *Maior incidência de alterações cognitivas *Questões psicossociais *Quadros clínicos complexos *Mais demanda por serviços de atendimento de saúde *Necessidade de mais serviço de apoio social *Maior demanda por recursos públicos *Maiores despesas com saúde pagas pelo próprio indivíduo.

4 Dados demográficos e implicações para terapia ocupacional
Dados demográficos e implicações para terapia ocupacional. O numero de idosos irá aumentar nas próximas três décadas. Há mais mulheres idosas que homens. Hoje a população de idosos está se tornando racial e etnicamente mais diversa nessecitando de terapeutas, profissionais de saúde e órgãos de assistência culturalmente competentes. A pobreza é frequentemente um obstáculo para conseguir um atendimento de saúde de qualidade , incluindo a T.O.

5 Fatores relevantes na diversidade da população idosa
Fatores relevantes na diversidade da população idosa *a experiência de vida de cada idoso é única *um idoso em particular pode se identificar em diferentes graus com um grupo étnico e as tradições culturais daquele grupo(a culturação) *eventos históricos em especial, ocorridos durante períodos etários específicos na vida de um idoso podem exercer muita influência. O idoso deve todo o tempo, ser visto como indivíduo único e valioso, uma pessoa que tem uma história de vida especial e uma configuração de ocupações para compartilhar.

6 Mudanças relacionadas à idade O processo de envelhecimento é complexo e inescapável, prevalecendo cada vez mais as doenças degenerativas e o declínio fisiológico em vários sistemas do corpo *o envelhecimento é resultado de genes pré-programados que contém um plano mestre que desencadeia vários mecanismos que causam a morte das células *o envelhecimento é resultado do acúmulo de lesões às células. *o mal funcionamento do sistema imunológico pode causar lesões e morte celular *a maioria dos especialistas concorda quanto ao fato de o envelhecimento envolver tanto mudanças genéticas programadas quanto acontecimentos acidentais(uma série de eventos acidentais ocorre envolvendo lesões de radicais livres ao material genético e danos aos componentes celulares)

7 Mudanças Físicas Os distúrbios visuais englobam menor a acuidade visual sob fraca iluminação, redução de velocidade de foco, A discriminação auditiva é reduzida especialmente para sons de alta freqüência e para distinguir palavras quando há barulho de fundo interferindo. A doença auditiva afeta a capacidade de interagir com o ambiente e comunicar-se eficazmente com outras pessoas, levando a um crescente isolamento social, depressão, sensação de impotência, pensamentos paranóicos e declínio cognitivo. *a redução da eficiência dos rins ao filtrar resíduos leva a limiares mais baixos de toxicidade de drogas *os pulmões tornam-se, menos elásticos e eficientes na troca gasosa, uma reduzida capacidade cardiovascular durante o esforço afeta a resistência para atividades intensas

8 Mudanças Físicas *muitos idosos tem força e massa ósseas reduzidas e menor flexibilidade nas articulações e que podem impedir o movimento e a mobilidade *a pele torna-se menos elásticas, mais enrugada e mais fina aumentando o risco de lesões, rupturas e infecções. *mudanças no sistema nervoso central, menos neurônios em áreas selecionadas do cérebro, um número reduzido de detritos, um número maior de amilóides, mais emaranhados neurofibrilares e níveis reduzidos de certos neuro-transmissores. Essas mudanças no SNC confundem pessoas saudáveis, uma vez que são observadas em grau mais alto na demência. Um retardo generalizado no tempo das respostas é comum

9 Mudanças cognitivas A perda de memória é uma preocupação de muitos idosos. A memória envolve retenção, armazenamento e recuperação de informações. A memória requer a atenção apropriada às pistas sensoriais-perceptivas nos estágios iniciais de recepção e codificação.


Carregar ppt "Terapeutas Ocupacionais Gerontologistas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google