A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Inventário Criativo Teatro e Educação. UNIVERISIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Licenciatura em Pedagogia: Anos Iniciais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Inventário Criativo Teatro e Educação. UNIVERISIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Licenciatura em Pedagogia: Anos Iniciais."— Transcrição da apresentação:

1 Inventário Criativo Teatro e Educação

2 UNIVERISIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Licenciatura em Pedagogia: Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Modalidade a Distância Pólo Gravataí Disciplina:Teatro e Educação Disciplina:Teatro e Educação Professor (a):Ana Cecilia R. Professor (a):Ana Cecilia R. Atividade:Inventário Criativo Atividade:Inventário Criativo Nome:Jaqueline E.G.Nery Nome:Jaqueline E.G.Nery Data: 26/10/2007 Data: 26/10/2007

3 Neste inventário consta: Objetivo:Desenvolver a expressão corporal através da brincadeira em grupos. Objetivo:Desenvolver a expressão corporal através da brincadeira em grupos. Atividades:zip e zap;estátua(variando as formas de paradas);fotos de família e fatos marcantes,cenas de quadros. Atividades:zip e zap;estátua(variando as formas de paradas);fotos de família e fatos marcantes,cenas de quadros. Observações:Os alunos são de 3ª e 4ª série que participam da biblioteca da escola. Observações:Os alunos são de 3ª e 4ª série que participam da biblioteca da escola.

4 Desenvolvimento No período da manhã atendo os alunos de 3ª,4ª e 1º ano na biblioteca.Na semana da criança,fazemos atividades diferenciadas,então propus aos alunos o que eu tinha aprendido na aula de teatro.Comecei com a brincadeira da estátua(caminhando,pose individual e coletiva,partes do corpo e número de pessoas,todos participaram,somente alguns alunos não queriam tocar nos colegas e tinham malicia em suas atitudes.Depois fiz zip,zap,bop e comentaram satisfação e outros acharam parado,mas apresentaram dificuldades em usar o braço certo e fazer os comandos.Trabalhei com eles as fotos de família e fatos marcantes,a maioria gostou da atividade;o quadro gerou comentários elogios e criticas,quadros de modelos,mas sem muita criatividade,mais imitação.Houve variações nas fotos,casais,filhos,primos,irmãos;nos quadros violência:assaltos, mortes e agressões. No período da manhã atendo os alunos de 3ª,4ª e 1º ano na biblioteca.Na semana da criança,fazemos atividades diferenciadas,então propus aos alunos o que eu tinha aprendido na aula de teatro.Comecei com a brincadeira da estátua(caminhando,pose individual e coletiva,partes do corpo e número de pessoas,todos participaram,somente alguns alunos não queriam tocar nos colegas e tinham malicia em suas atitudes.Depois fiz zip,zap,bop e comentaram satisfação e outros acharam parado,mas apresentaram dificuldades em usar o braço certo e fazer os comandos.Trabalhei com eles as fotos de família e fatos marcantes,a maioria gostou da atividade;o quadro gerou comentários elogios e criticas,quadros de modelos,mas sem muita criatividade,mais imitação.Houve variações nas fotos,casais,filhos,primos,irmãos;nos quadros violência:assaltos, mortes e agressões.

5 Conclusão Mas uma vez percebi como é fácil atrair os alunos,ter a atenção deles,ter o prazer de ver participarem de atividades,onde eles tem prazer em brincar,expressar seus sentimentos,usar o seu corpo de forma lúdica. Mas uma vez percebi como é fácil atrair os alunos,ter a atenção deles,ter o prazer de ver participarem de atividades,onde eles tem prazer em brincar,expressar seus sentimentos,usar o seu corpo de forma lúdica.

6 Resumo dos textos ¨Todas as pessoas são capazes de atuar no palco. Todas as pessoas ¨Todas as pessoas são capazes de atuar no palco. Todas as pessoas são capazes de improvisar. As pessoas que desejarem são capazes de jogar e aprender a ter valor no palco.¨Improvisação Para o Teatro (Violça Spolin) são capazes de improvisar. As pessoas que desejarem são capazes de jogar e aprender a ter valor no palco.¨Improvisação Para o Teatro (Violça Spolin) Ao ler os textos me deparei com tantos assuntos interessantes e que podem muito transformar nosso trabalho e abrir espaço para o teatro na educação. O teatro libera na criança habilidades que ela na aula normal não tem este espaço, também ensina a expressar-se livremente,perdendo o medo,a vergonha,acredito que aprenderá a resolver situações de conflitos na sua vida diária,contribuindo para aprendizagem na escola e em casa.Sei que tudo depende da vontade da pessoa,mas mesmo como observadora em uma aula de teatro,chegará o momento que ela vai querer participar,pois acredito que seria muito interessante e geraria curiosidade. Ao ler os textos me deparei com tantos assuntos interessantes e que podem muito transformar nosso trabalho e abrir espaço para o teatro na educação. O teatro libera na criança habilidades que ela na aula normal não tem este espaço, também ensina a expressar-se livremente,perdendo o medo,a vergonha,acredito que aprenderá a resolver situações de conflitos na sua vida diária,contribuindo para aprendizagem na escola e em casa.Sei que tudo depende da vontade da pessoa,mas mesmo como observadora em uma aula de teatro,chegará o momento que ela vai querer participar,pois acredito que seria muito interessante e geraria curiosidade. Nossos alunos convivem com muitos problemas, aprovação/desaprovação e lutam e acaba saindo feridos sem saber se defender. Os passos que são apresentados nos textos, trabalham com todas as áreas do conhecimento,creio que poderia ser mais um recurso para ser desenvolvido nos alunos para o processo da aprendizagem,com resultados satisfatórios.Sabemos que para isso teríamos que ter ótimos profissionais para não cair na rotina da sala de aula.Todas as três condições para se estabelecer um evento teatral:uso do texto,a assunção da máscara e a presença do público,todos os alunos participam dentro das suas possibilidades e são valorizados,seja em qual função estiver. Nossos alunos convivem com muitos problemas, aprovação/desaprovação e lutam e acaba saindo feridos sem saber se defender. Os passos que são apresentados nos textos, trabalham com todas as áreas do conhecimento,creio que poderia ser mais um recurso para ser desenvolvido nos alunos para o processo da aprendizagem,com resultados satisfatórios.Sabemos que para isso teríamos que ter ótimos profissionais para não cair na rotina da sala de aula.Todas as três condições para se estabelecer um evento teatral:uso do texto,a assunção da máscara e a presença do público,todos os alunos participam dentro das suas possibilidades e são valorizados,seja em qual função estiver. No contexto escolar o teatro vem sendo utilizado nas seguintes formas: Método Dramático,Teatro Criativo,Movimento Criativo,Teatro Escolar,Jogo Dramático e os Jogos Teatrais,onde o aluno atua brincando,representando,fazendo de conta,atuando em espetáculos,dançando e aprendendo diversas disciplinas. No contexto escolar o teatro vem sendo utilizado nas seguintes formas: Método Dramático,Teatro Criativo,Movimento Criativo,Teatro Escolar,Jogo Dramático e os Jogos Teatrais,onde o aluno atua brincando,representando,fazendo de conta,atuando em espetáculos,dançando e aprendendo diversas disciplinas.

7 Conclusão... O fazer teatral também torna possível,uma maior compreensão por parte do individuo de si e do mundo que o cerca,pois exige uma reestruturação física e mental para tornar materiais e artísticas as idéias que pretende comunicar. Formas de Abordagem Dramática na Educação(Ana Carolina Muller Fuchs)


Carregar ppt "Inventário Criativo Teatro e Educação. UNIVERISIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Licenciatura em Pedagogia: Anos Iniciais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google