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Aula 12 Apêndice Balanced ScoreCard (BSC) como ferramenta de implementação e controle da estratégia SANTINI Júnior, Nelson. ALMEIDA, Sérgio Roberto Porto.

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1 Aula 12 Apêndice Balanced ScoreCard (BSC) como ferramenta de implementação e controle da estratégia SANTINI Júnior, Nelson. ALMEIDA, Sérgio Roberto Porto de. Princípios e Ferramentas da Estratégia Empresarial. São Paulo: Atlas, 2011

2 BSC O Balanced ScoreCard (BSC) é uma ferramenta que permite mapear a estratégia de uma organização e transformá-la em objetivos estratégicos. Esses objetivos, quando desdobrados em indicadores de desempenho, são distribuídos em quatro perspectivas: Perspectiva financeira; Perspectiva de clientes; Perspectiva de processos internos da empresa e Perspectivas de aprendizado e crescimento.

3 BSC Objetivos estratégicos Indicadores Metas Iniciativas
O que a estratégia define para ser alcançado em cada perspectiva? Como será medido o progresso em um determinado objetivo estratégico? Qual o valor que deverá ser alcançado em cada indicador? O que deverá ser feito para facilitar o alcance da meta estipulada para um determinado indicador? BSC

4 Processos Internos do Negócio Visão e Estratégia
Financeiro Para ter sucesso financeiramente, como nós devemos aparecer para os nossos investidores? Cliente Para alcançar nossa visão, como deveremos ser vistos pelos clientes? Processos Internos do Negócio Para satisfazer os clientes, em quais processos devemos sobressair? Visão e Estratégia Aprendizado e Crescimento Para alcançar nossa visão, como sustentar a habilidade de mudar e progredir?

5 A implementação da estratégia exige que as pessoas estejam alinhadas e compromissadas com o referencial estratégico organizacional. Para assegurar tal conexão, a organização deve dispor de processo de comunicação eficaz, que demonstre a forma pela qual as ações da organização se convertem em resultados que maximizam o cumprimento da missão.

6 Para tanto, constrói-se um mapa estratégico, ferramenta que apresenta, de forma lógica e estruturada, a estratégia da organização.

7 Perspectiva financeira
MAPA ESTRATÉGICO Perspectiva financeira Perspectiva do Cliente Perspectiva dos Processos Internos Perspectiva de Aprendizagem e Crescimento Retorno Total do Negócio Valor de Mercado da Empresa Valor para o Acionista Valor da Retenção Valor percebido pelo Cliente Valor do Cliente Valor da Marca Inovação Valor dos Processos Produção e Operações Gestão dos Clientes Valor do Empregado Aprendizagem e Gestão do Conhecimento Comportamento Empreendedor Inovação e Renovação

8 O mapa estratégico traduz a missão, a visão e a estratégia da organização em um conjunto abrangente de objetivos que direcionam o comportamento e o desempenho organizacionais. A tradução da estratégia por meio desse mapa cria referencial comum de fácil compreensão para unidades e colaboradores, proporcionando a clara percepção de como as atividades de cada um estão ligadas aos objetivos gerais da organização e possibilitando, desse modo, o trabalho coordenado e colaborativo em prol das metas traçadas.

9 Questões para reflexão:
Como se dá o acoplamento entre o Balanced ScoreCard (BSC) e a estratégia da organização? Qual é o foco do BSC? No que consiste um mapa estratégico?

10 Administração Estratégica
Fim do Programa de Administração Estratégica Boas Férias!!


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