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PublicouKátia Ana Jardim Vilaverde Alterado mais de 8 anos atrás
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UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO PEDAGOGIA EDUCAÇÃO E JOGOS ELETRÔNICOS: DELINEANDO TRILHAS INVESTIGATIVAS Autora: Alessandra Silva de Souza Orientadora: Lynn Alves SALVADOR - BA 2010
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Problema da Pesquisa Como se configura as pesquisas apresentadas no Seminário Jogos Eletrônicos?
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Objetivos : Geral: Compreender as contribuições que as produções referentes a jogos eletrônicos e educação, no período de 2005 a 2009, têm fornecido para as discussões acerca da temática.
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Específicos: Mapear as produções relacionadas com Educação e Jogos Eletrônicos, a fim de subsidiar e fortalecer novas leituras para estas mídias; Construir o estado da arte nessa área de conhecimento; Identificar as principais tendências presentes nestas investigações.
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Dialogando com os Autores Jogo – cultura: HUIZINGA (2001); Jogo – aprendizagem: PIAGET (1964); VYGOTSKY (1998); Contextualizando – SEVCENKO (2006); CASTELLS (1999); MOURA (2008);
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Jogo Eletrônico GEE (2004); JOHNSON (2005); ALVES (2005); MOITA (2006); MENDES (2006).
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Metodologia: Abordagem qualitativa; Espaço Empírico:
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Etapas da Pesquisa.
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Last but not least Perfil dos Pesquisadores; Mapeamento: Por último, porém não menos importante.
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Aspectos teóricos apresentados no Seminário de 2005 – GT – Jogos eletrônicos e educação; Aspectos teóricos apresentados no Seminário de 2006 – GT – Jogos eletrônicos e educação; Aspectos teóricos apresentados no Seminário de 2007 – GT – Jogos eletrônicos e educação; Aspectos teóricos apresentados no Seminário de 2008 – GT – Jogos eletrônicos e educação; Aspectos teóricos apresentados no Seminário de 2009 – GT – Jogos eletrônicos e educação.
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Considerações finais: As pesquisas apontaram uma atração por certos jogos que se destacavam, conforme o período em que os artigos estavam sendo escritos. Com a aprovação do edital do FINEP para o desenvolvimento de jogos eletrônicos em 2006, os autores escreveram sobre essas produções demonstrando que a produção de mídias em instituições de ensino e pesquisa tem aumentado significativamente no Brasil Financiadora de Estudos e Projetos.
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A pesquisa demonstrou um avanço significativo em pesquisas com games no nosso país e um crescimento na área da educação. A pesquisa mostrou-se significativa por socializar as contribuições que o Seminário de Jogos tem trazido para a área da Educação no cenário acadêmico com as pesquisas feitas por universidades do país.
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“Navegar é preciso, viver não é preciso”. (FERNANDO PESSOA)
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