A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Resistências a Mudanças

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Resistências a Mudanças"— Transcrição da apresentação:

1 Resistências a Mudanças
Engenharia Mecatrônica – Uniban (Integração Tecnológica CAD/CAE/CAM Criado por: R. Rui / E. Barberato

2 Aplicações: Competência Essências e Resistências a Mudanças.

3 Competências são as qualificações necessárias para o desempenho
Competências Essenciais: Competências são as qualificações necessárias para o desempenho eficaz do papel do profissional envolvido no projeto. Competências técnicas referem-se à área de conhecimento em quo profissional é especialista. É a qualidade de quem é capaz de apreciar e resolver certo assunto e executar determinada atividade com habilidade e aptidão. Maximiano classifica as competências profissionais em três categorias principais: - Conhecimento; - Habilidades; - Atitudes.

4 Desenvolvimento do Conhecimento:
As formas de entendimento sobre o que pode ser o conhecimento são diversas: -O conhecimento das informações que fazem parte do esquema de referência para os profissionais. -Pode ser adquirido por meio de todos os tipos de educação, tanto formal e informal, como por experiências. 4

5 Mudanças Tecnológicas:
As mudanças apresentadas na implementação de tecnologia avançada afetam o ambiente técnico e social da organização e o modo de trabalho de seus participantes. O impacto causado pela implantação dessas tecnologias causam mudanças nas organizações o que devem ser previstas, estudadas e trabalhadas por meio de esclarecimentos, envolvimento, eliminando as dúvidas e medos, com o auxílio de facilitadores de mudanças entre os profissionais que atuam nesse ambiente.

6 A Velocidade das Mudanças:
A velocidade das mudanças e os desafios estratégicos imprimem um novo ritmo também na evolução organizacional. Historicamente, os administradores das empresas tomam decisões baseadas em modelos que levam em conta diversas variáveis. As empresas ainda não estão totalmente estruturadas para lidar com as novas informações tecnológicas como insumo ou como produto final.

7 Componentes das Mudanças:
A maioria das propostas de mudanças possui: Componentes tecnológicos e organizacionais. Observa-se, porém, que determinadas técnicas enfatizam um ou outro aspecto desses componentes, caracterizando-os por diferentes enfoques. - A mudança aparece não só como inevitável mas necessária à sobrevivência. - Os fatos se alteram com rapidez, e o mesmo acontece com as idéias. Encurta-se o tempo para planejar, experimentar e agir.

8 Gestão de Mudanças: A gestão de mudança destaca duas relações:
- A primeira aborda a capacidade de a organização adaptar-se à mudança em seu ambiente; - A segunda busca verificar o comportamento do profissional frente às mudanças.

9 Gestores de Mudanças: - Os gestores de mudanças tecnologias devem possuir os argumentos necessários para sensibilizar a alta administração, convencendo-a de que os benefícios resultantes da implantação dessas tecnologias superam os esforços necessários para atingi-los. - O momento atual é de encontrar uma forma de ser competitivo o que provavelmente decorrerá na ruptura das formas antigas de obtenção de projetos e de sua posterior manufatura. - Cada vez mais as organizações enfrentam um ambiente dinâmico e em mudança. Isto, por sua vez, está exigindo que as organizações se adaptem rapidamente a essas mudanças, gerando com isso novas oportunidades.

10 Resistência a Mudanças:
O ambiente geral do sistema produtivo é altamente dinâmico envolvendo a explosão do conhecimento, a explosão da tecnologia, a explosão das comunicações e a explosão econômica. Essa conturbação impõe exigências completamente diferentes sobre a administração e os participantes, modificando inteiramente o relacionamento entre ambos.

11 Resistência a Mudanças:
A resistência a mudanças não surge necessariamente de maneiras padronizadas; A resistência pode ser aberta, implícita, imediata ou adiada. - Quando uma mudança é introduzida, algumas forças a impulsionam, ao passo que outras resistem a ela. - Para implementar a mudança, torna-se necessário analisar ambas as forças que atuam na mudança a fim de remover ou neutralizar as forças restritivas ou impeditivas e incentivar as forças impulsionadoras.

12 Implementação das Mudanças:
Para que a mudança seja dinamizada, é necessário que exista um ambiente psicológico propício, uma cultura organizacional adequada, um estímulo individual e grupal para a melhoria e para a excelência.

13 Implementação das Mudanças:
Chiavenato aconselha a opção entre seis estratégias para contornar a resistência à mudança: - Educação e comunicação; - Participação e envolvimento; - Facilitação e apoio; - Negociação.

14 A Motivação no Ambiente de Mudanças:
- Motivação é o estado psicológico de quem tem interesse em realizar as tarefas e os objetivos do projeto ou que deseja integrar a sua equipe; - Uma pessoa motivada mostra disposição para fazer o esforço necessário à realização das tarefas; - Quando todos os integrantes da equipe compartilham esse tipo de interesse, a motivação torna-se uma condição coletiva e um dos ingredientes que tornam coesa a equipe.

15 Considerações Finais:
Portanto, ao se implementar um processo de motivação dentro de um ambiente de trabalho, em que se pretende incrementar os produtos tecnológicos, faz-se necessário observar o elemento humano em todas as suas especificidades e necessidades.

16 Fim


Carregar ppt "Resistências a Mudanças"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google