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PROJETO INTEGRADOR III

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Apresentação em tema: "PROJETO INTEGRADOR III"— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO INTEGRADOR III
AULA 1 – APRESENTAÇÃO DO CONTEÚDO DA DISCIPLINA

2 EXPECTATIVAS O que esperar da disciplina?
Preparação para o semestre de Eventos Elaboração do Projeto de Evento a ser executado no semestre seguinte

3 CONTEÚDO CONCEITUAÇÃO DIMENSÃO E DINÂMICA O que é Evento?
Classificação e Tipologia de Eventos Diferenciação: Turismo de Eventos X Turismo de Negócios DIMENSÃO E DINÂMICA História dos Eventos no Brasil e no Mundo Principais Eventos realizados no Mundo, Brasil e em São Paulo Impactos Sociais e Econômicos da Área de Eventos

4 conteúdo MERCADO Oferta (Espaços de Eventos, Produtos e Serviços de um Evento; O Papel e o Perfil do Profissional de Eventos) Demanda (Visitantes, Fornecedores, Governos, Empresas, Grupos Comunitários, Mídia) Distribuição (Empresas de Eventos; Entidades Ligadas ao Setor - Poder Público, Empresas, Terceiro Setor, Comunidades)

5 CONTEÚDO PLANEJAMENTO ESTUDOS DE CASO
Etapas de Preparação de um Evento (Captação, Concepção, Programação, Orçamento, Divulgação, Secretariado, Check-List, Execução, Pós-Evento) ESTUDOS DE CASO Mega-Eventos (Copa do Mundo, Jogos Olímpicos) Eventos Turísticos no Município de São Paulo Eventos Segmentados

6 conteúdo ELABORAÇÃO DE PROJETO Análise de Eventos Similares
Definição dos Parâmetros Principais do Evento Tema Objetivo Público-Alvo Local Data

7 AVALIAÇÃO AVALIAÇÕES POR AULA (06 RONDAS – 0,5 PONTO CASA): (X3)
PROJETO DO EVENTO (X4) PARTICIPAÇÃO EM VISITAS TÉCNICAS (RELATÓRIOS) E DEBATES (X3)

8 EXPECTATIVAS Como torná-la mais prática, útil e dinâmica?
Visitas técnicas (diferentes tipos de eventos) Debates Vídeos e fotos É uma área de interesse dentro do Turismo? Sim, o setor de Eventos é um dos principais responsáveis pelo fluxo de passageiros a diversas destinações e, principalmente, à geração de divisas para os mesmos, uma vez que o gasto médio do turista de eventos é mais que o dobro do turista convencional. ELENQUEM DESTINAÇÕES QUE TRABALHAM DE FORMA PRIORITÁRIA COM O SETOR DE EVENTOS E APONTE ALGUMAS CONSEQUÊNCIAS DESTA POLÍTICA.

9 EXPECTATIVAS O que espero da IV Convenção? E da Semana de Turismo?
Como foram os últimos Eventos do Curso de Turismo do IFSP (aspectos positivos e negativos)? O Curso deve colaborar com o setor de Eventos do IFSP? Como? Que tipos de Eventos ainda não são realizados na instituição e que poderiam ser desenvolvidos com a ajuda do curso?

10 CONCEITUAÇÃO DE EVENTOS
DEFINIÇÕES: DICIONÁRIO AURÉLIO: “Qualquer acontecimento de especial interesse (espetáculo, exposição, competição, etc.), capaz de atrair público e de mobilizar meios de comunicação” TEOBALDO: “Evento é um fato que pode gerar sensação e ser motivo para notícia. – O mesmo que acontecimento”. TENAN: “Acontecimento não rotineiro. Algo que desperta a atenção.”

11 CONCEITUAÇÃO DE EVENTOS
Evento é qualquer tipo de acontecimento que fuja do convencional. Algo extraordinário, incomum. Nossa vida é cercada de Eventos. O próprio nascimento e morte são eventos importantes. Temos outros ritos de passagem em nossas vidas que são marcantes. CITE ALGUNS DELES.

12 CONCEITUAÇÃO DE EVENTOS
Existem, teoricamente, eventos espontâneos e programados. Porém, para fins acadêmicos e mercadológicos, focaremos somente o segundo grupo, ou seja, formado por acontecimentos programados.

13 CONCEITUAÇÃO DE EVENTOS
Eventos pode ser considerado como uma das principais ÁREAS DE ATUAÇÃO dentro do turismo. Assim como a Hotelaria, Agenciamento, Transportes, Lazer e Recreação, Planejamento e Pesquisa, etc. Além disso, dentro dos tipos de viagem existentes, o SEGMENTO de Eventos é um dos que mais tem crescido nos últimos anos. POR QUE ESTE FENÔMENO TEM OCORRIDO? ISSO DEVE CONTINUAR ACONTECENDO?

14 POR QUE OS EVENTOS CRESCEM?
Era do Hipercapitalismo Turismo e Lazer são vistos como importantes nichos de mercado. Isso gera um aumento da competitividade entre os destinos, empreendimentos, produtos e serviços. Um dos diferenciais capazes de atrair demanda acaba sendo os Acontecimentos Programados. Em outras palavras, os Eventos agregam valor ao empreendimentos, produtos/serviços/destinos ao qual estão relacionados. Em uma sociedade em que o espetáculo e a experiência memorável são cada vez mais valorizados, os Eventos surgem como alternativa atraente de consumo.

15 POR QUE OS EVENTOS CRESCEM?
Era da Informação Atualmente, o fluxo de dados, informações e pessoas no mundo atinge níveis sem precedentes. A tecnologia permitiu, nas últimas décadas, a massificação das viagens de longa distância e a aproximação cultural entre os povos, especialmente com o advento da Internet. Neste sentido, os negócios em escala mundial ganharam dimensões cada vez mais importantes. Portanto, Eventos relacionados aos mesmos ganharam espaço, permitindo que as redes de contato entre as pessoas se fortalecessem e as disputas mercadológicas se ampliassem.

16 CONCEITUAÇÃO Para os profissionais da área, o termo significa “acontecimento especial” (origem no termo em inglês: special event), antecipadamente planejado e organizado, que reúne pessoas ligadas por interesses comuns. Os primeiros parâmetros de planejamento de um Evento são público-alvo, tema, nome, local e duração.

17 CLASSIFICAÇÃO Os Eventos são apresentados sob diversos tipos ou modalidades, de acordo com sua: Natureza Fato Gerador Objetivos Qualificação ou Nível dos Participantes Amplitude Área Local

18 CLASSIFICAÇÃO De forma ampla, são classificados como: Comerciais
Políticos Sociais Esportivos Gastronômicos Culturais Técnicos Turísticos Religiosos Entre Outros

19 CLASSIFICAÇÃO Nesta acepção, cada um dos segmentos citados apresenta, em geral, tipos de eventos específicos, tais como: COMERCIAIS: convenção, workshop, mostra, leilão, feira, exposição, desfile, encontro, reunião CULTURAIS/PROFISSIONAIS: congresso, seminário, simpósio, conferência, curso, palestra, mesa-redonda, painel, fórum CULTURAIS/ARTÍSTICOS: desfile, festival, concerto, show, amostra, exposição SOCIAIS: recepção, baile, casamento, formatura, aniversário, passeio

20 CLASSIFICAÇÃO Tipos de Eventos (Continuação)
GASTRONÔMICOS: banquete, coquetel, festival ESPORTIVOS: competição, campeonato, torneio POLÍTICOS: debate, reunião, palestra, homenagem HISTÓRICOS: aniversário, inauguração, comemoração, desfile RELIGIOSOS: culto, conclave, cerimônia, concílio, encontro TÉCNICO/CIENTÍFICOS: congresso, seminário, palestra

21 TURISMO DE EVENTOS X TURISMO DE NEGÓCIOS
Na sociedade atual, o Turismo pode ser considerada uma atividade altamente sofisticada, que envolve uma série de serviços e produtos diferenciados, atingindo diferentes públicos em larga escala. O volume de negócios em torno da atividade turística é de tal ordem que envolve os mais diferentes interesses/segmentos econômicos: Construção Civil, Companhias Aéreas, Meios de Hospedagem, Seguradoras, Administradoras de Cartões de Crédito, Empresas de Entretenimento, Empresas de Alimentos e Bebidas, etc.

22 TURISMO DE EVENTOS X TURISMO DE NEGÓCIOS
Este volume de negócios se manifesta e se expande por meio de inúmeras manifestações que interferem e são influenciados por diversos aspectos – econômicos, culturais, sociais, naturais e políticos. A partir da compreensão de sua dimensão e dinâmica, pode-se perceber os fatores peculiares que dão às viagens características específicas, determinando diferentes tipos/segmentos de mercado de Turismo. Entre eles, destacam-se o TURISMO DE NEGÓCIOS E O TURISMO DE EVENTOS.

23 TURISMO DE EVENTOS X TURISMO DE NEGÓCIOS
Não raro, esses dois segmentos do Turismo são confundidos e até usados como sinônimos, mascarando, por exemplo, dados estatísticos sobre cada segmento e a atividade turística como um todo. Assim, apesar de apresentarem algumas características semelhantes, é preciso diferenciá- los conceitualmente.

24 TURISMO DE EVENTOS X TURISMO DE NEGÓCIOS
Engloba atividades pertinentes aos negócios de qualquer área, que são realizados por ocasião de visitas e viagens a localidades fora do entorno habitual de, ao menos, um dos envolvidos. Desta forma, não necessariamente é preciso planejar e executar um ACONTECIMENTO PROGRAMADO, para que a atividade de TURISMO DE NEGÓCIOS se concretize.

25 TURISMO DE EVENTOS X TURISMO DE NEGÓCIOS
É o segmento que abrange os vários tipos de Eventos realizados em diversos setores de atividade, que demandam deslocamentos e utilização de serviços turísticos (hospedagem, alimentação, transporte). Surge com a finalidade de planejar e organizar o receptivo dos tipos específicos de demanda, tendo como base a realização de ACONTECIMENTOS PROGRAMADOS. Os profissionais que se dedicam a tais atividades, o fazem em qualquer área, inclusive aquelas relacionadas aos negócios e/ou ao lazer, às questões familiares/sociais, à religião, entre outras.

26 EVENTOS DE NEGÓCIOS Os EVENTOS DE NEGÓCIOS fazem parte de ambos os segmentos (NEGÓCIOS E EVENTOS), quando ocorre o consumo de produtos/serviços com motivações profissionais/comerciais, realizado a partir do planejado de um acontecimento programado . Contudo, só vai ter uma conotação turística se envolver deslocamento e consumo turístico (transporte, hospedagem, alimentação). Neste sentido, pode-se pensar que existem muitos Eventos de Negócios com abrangência local, isto é, não-turísticos (ex. treinamento para funcionários de uma empresa que possui somente uma sede). Neste caso, trata-se, ao mesmo tempo, de uma experiência de TURISMO DE EVENTOS E DE TURISMO DE NEGÓCIOS.

27 EVENTOS DE NEGÓCIOS Já os Eventos de caráter não profissional/comercial realizados a partir da concretização de uma viagem fazem parte somente do segmento de TURISMO DE EVENTOS. Enquanto que as viagens que permitem contatos profissionais/comerciais, mas que não demandam utilização de espaços específicos, captação de público e atenção da mídia, são apenas experiências de TURISMO DE NEGÓCIOS (ex. Pesquisador do IBGE viaja para aplicar questionário com moradores locais).

28 AVALIAÇÃO 01 1) Entre os parâmetros iniciais para a concepção de um Evento, qual desses NÃO necessariamente precisa ser considerado, em um primeiro momento, como fator primordial: A) Tema B) Local C) Duração D) Público-alvo E) Ineditismo

29 AVALIAÇÃO 01 2) Aponte a alternativa CORRETA:
I – Banquete, coquetel e festival podem ser considerados Eventos de caráter gastronômico II – Desfiles, festivais, amostras, exposições são exemplos de Eventos de caráter cultural. III – Recepção, conclave, casamento e formatura são tipos de Eventos de caráter social. A) Todas estão corretas B) Todas estão incorretas C) Apenas a I está correta D) Apenas a I e a II estão corretas E) Apenas a I e a III estão corretas

30 AVALIAÇÃO 01 3) Sobre a relação entre Turismo de Negócios e Turismo de Eventos: A) São sinônimos B) Possuem algumas características que as diferenciam, mas podem acontecer, em ocasiões específicas, conjuntamente. C) Possuem algumas características que as diferenciam, mas nunca uma Viagem de Negócios pode ser também um Viagem de Eventos. D) O pesquisador do IBGE que viaja a trabalho está fazendo somente Turismo de Eventos. E) Eventos de caráter não profissional/comercial não podem fazer parte do chamado Turismo de Eventos.

31 AVALIAÇÃO 01 4) Aponte a alternativa FALSA:
A) “Eventos” pode ser considerado como área de atuação dentro do Mercado de Turismo, da mesma forma que Hotelaria, Agenciamento, Transportes, entre outros. B) Para fins acadêmicos e profissionais, são considerados apenas os Eventos de caráter espontâneo e não os programados. C) O conceito de Evento indica que se trata de algo antecipadamente planejado e organizado, que reúne pessoas ligadas por interesses comuns. D) Para os profissionais da área, o termo significa “acontecimento especial” (origem no termo em inglês: special event). E) Os Eventos podem ser apresentados sob diversos tipos ou modalidades.

32 AVALIAÇÃO 01 5) Entre os motivos que explicam o crescimento da área de Eventos, tem-se a vivência contemporânea das seguintes Eras: A) Hiperinformação e Capitalista B) Hipercapitalismo e Informação C) Hiperinformação e Turismo D) Hipercapitalismo e Turismo E) Hipercapitalismo e Hiperinformação


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