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Administração Mercadológica IV

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Apresentação em tema: "Administração Mercadológica IV"— Transcrição da apresentação:

1 Administração Mercadológica IV
Prof. Adolfo Fonseca

2 Estratégia de Marketing Internacional
Aula 7 Estratégia de Marketing Internacional Data: 16/09/2011

3 É muito mais fácil e seguro permanecer no mercado interno
É muito mais fácil e seguro permanecer no mercado interno. Partir para outros mercados significa provavelmente ter a necessidade de aprender outra língua, além de ter que lidar com o desconhecimento de leis específicas existentes em cada país, moedas flutuantes, incertezas políticas, avaliar as possíveis adaptações das diferentes necessidades e expectativas de consumidores

4 Os 9 principais desafios do Marketing Internacional
Enorme dívidas externas! Governos instáveis! Problemas de câmbio Barreiras políticas para empresas estrangeiras! Barreiras comerciais incluindo impostos/taxas etc.

5 Corrupção! Pirataria tecnológica! Alto custo para adaptação do produto incluindo a comunicação! Fronteiras sujeitas a mudanças!

6 Se é tão difícil entrar no mercado internacional, então por que as empresas se internacionalizam?
Empresas globais que ofereçam melhores produtos ou preços mais baixos podem atacar o mercado nacional da empresa em estudo. A empresa pode desejar contra-atacar esses concorrentes em seus mercados internos. A empresa quer ser menos dependente de um único mercado.

7 A empresa descobre que alguns mercados internacionais apresentam oportunidades de lucro maiores do que as do mercado interno. A empresa precisa de uma base de clientes maior para atingir economias de escala. Os clientes da empresa estão viajando para fora do país e exigem atendimento internacional.

8 Etapas macro da decisão de ingressar no mercado internacional:
Decidir se deve ingressar no mercado internacional Decidir em quais mercados entrar. Decidir sobre a maneira de ingressar no mercado. Decidir o programa de marketing. Decidir a organização de marketing.

9 Decisões sobre a melhor maneira de ingressar no mercado internacional:

10 Exportação indireta

11 Exportação indireta: intermediários independentes, exportam seus produtos com freqüências ocasionais!

12 Exportação direta Exportação indireta

13 Exportação indireta: intermediários independentes, exportam seus produtos com freqüências ocasionais! Exportação direta: o controle das exportações passam a ser da própria empresa. Aumento de investimentos e riscos, porém o potencial de retorno é bem maior.

14 Licenciamento Exportação direta Exportação indireta

15 Exportação indireta: intermediários independentes, exportam seus produtos com freqüências ocasionais! Exportação direta: o controle das exportações passam a ser da própria empresa. Aumento de investimentos e riscos, porém o potencial de retorno é bem maior. Licenciamento: Contratos bem elaborados para uma empresa produzir ou comercializar produtos e marcas de outra empresa. Ex: Coca Cola, Mc Donalds, etc.

16 Joint-ventures Licenciamento Exportação direta Exportação indireta

17 Joint-ventures: quando há interesses na união de investidores estrangeiros e locais na divisão de controle e propriedades. Ex: Unilever tinha interesse no mercado chinês. Havia uma empresa estatal chinesa com interesses em aumentar sua capacidade produtiva. Ao unirem-se, as duas alcançaram seus objetivos em curto espaço de tempo! A primeira por ser uma empresa de grande porte com alta tecnologia e a segunda por estar inserida na cultura do público alvo.

18 Investimento direto Joint-ventures Licenciamento Exportação direta Exportação indireta

19 Joint-ventures: quando há interesses na união de investidores estrangeiros e locais na divisão de controle e propriedades. Ex: Unilever tinha interesse no mercado chinês. Havia uma empresa estatal chinesa com interesses em aumentar sua capacidade produtiva. Ao unir-se com uma empresa de grande porte com alta tecnologia em curto espaço de tempo as duas alcançaram seus objetivos! Joint-ventures: quando há interesses na união de investidores estrangeiros e locais na divisão de controle e propriedades. Ex: Unilever tinha interesse no mercado chinês e uma empresa estatal poderia aumentar sua capacidade produtiva ao unir-se com uma empresa de grande porte com alta tecnologia em curto espaço de tempo! Joint-ventures: quando há interesses na união de investidores estrangeiros e locais na divisão de controle e propriedades. Ex: Unilever tinha interesse no mercado chinês. Havia uma empresa estatal chinesa com interesses em aumentar sua capacidade produtiva. Ao unirem-se, as duas alcançaram seus objetivos em curto espaço de tempo! A primeira por ser uma empresa de grande porte com alta tecnologia e a segunda por estar inserida na cultura do público alvo. Investimento direto: quando há a decisão de comprar uma empresa local, ou tornar-se acionista ou ainda construir suas próprias instalações.

20 Grau potencial de comprometimento, risco, controle e lucro
Investimento direto Joint-ventures Grau potencial de comprometimento, risco, controle e lucro Licenciamento Exportação direta Exportação indireta

21 Vale a pena chamar a atenção para mais alguns detalhes importantes:
Ao decidir sobre o programa de marketing, uma empresa deve decidir até que ponto vai adaptar seu mix de marketing (produto, promoção, preço e praça) as condições locais. Reavaliar produto existente ou utilizar produto novo? Adaptar promoção ou elaborar uma nova? Verificar ainda as limitações legais, ambientais, tecnológicas, políticas, sociais e culturais de cada país.

22 Exercício de criatividade: Em uma folha de papel coloque o seu nome!
Dê cinco soluções possíveis para resolver o problema do trânsito de São Paulo. Tempo = 20 minutos


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