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História da Igreja 4 Aula 1
Introdução - A O Século XX
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Temas a Abordar Periodização da História da Igreja
O Século 20 face aos dois séculos anteriores O Impacto da Primeira Guerra Mundial As Respostas da Teologia do Século 20
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Periodização em Grandes Blocos
A Era Antiga: 1 a 476 (envolve os séculos 1 a 5) – 476 anos (quase 500 anos) A Idade Média: 476 a 1453 (envolve os séculos 5 a 15) – 977 anos (quase mil anos) A Idade Moderna: 1453 a 1914 (envolve os séculos 15 a 20) – 461 anos (quase 500 anos) A Era Contemporânea: 1914 a 2014 (envolve os séculos 20 e 21) – 100 anos
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O Grande Desafio ao Séc 20 A Grande Síntese: Razão e Fé, Razão e Revelação A Dissolução da Síntese no Séc 18 As Respostas do Séc 19 A Desilusão com as Respostas do Séc 19 As Respostas do Séc 20
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Os Sintetizadores: Aquino e Locke
As principais figuras Tomás de Aquino – Séc 13 ( ) John Locke – Séc 17 ( ) O problema básico: As “Fontes da Teologia” (onde se origina o objeto de reflexão da teologia) A proposta dos sintetizadores Razão Revelação Experiência Mística (só Aquino)
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Os Críticos As principais figuras: As críticas: Propostas
David Hume – Emanuel Kant – As críticas: À Teologia Natural (ambos) À Revelação (principalmente Hume) À Experiência (Natural [ambos] e Moral [Hume]) Propostas Ceticismo “Mitigado” com Naturalismo (Hume) Teologia Natural Moral (Kant)
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As Respostas do Séc 19 Ceticismo (com/ sem naturalismo, David F. Strauss e demais proponentes da “crítica bíblica”) Fideísmo (irracionalismo, a fé nada tem de racional, Kirkegaard) Liberalismo (naturalismo com base moral, inspirado na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, Dietrich Ritschl, Adolf von Harnack) Desilusão (é melhor fazer outra coisa, como, por exemplo, aliviar o sofrimento, Albert Schweitzer)
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O Século 20 As respostas da teologia do Séc 20 giram em torno dessa problemática Igreja Católica: continua basicamente Tomista, mas muda o entendimento do seu papel Karl Barth: Neo-Reforma, volta à Revelação, recusa da Teologia Natural Rudolf Bultmann: Teologia Bíblica com base em premissas existencialistas Outros: A história, o social, a cultura, a opressão, a emancipação, a esperança, a interpretação, etc.
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A Lição de Schweitzer A Teologia precisa sempre tentar navegar entre a Scylla do Literalismo e a Charybdis do Subjetivismo
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Eduardo Chaves echaves@fatipi.net http://historiadaigreja.info
Obrigado !!! Eduardo Chaves
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